MINICURSOS PARA A CONSERVAÇÃO DE SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
MINICURSOS PARA A CONSERVAÇÃO DE SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
Autores
  • Amanda Da Silva Hosel
  • Márcia Cristina da Cunha
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/718652-minicursos-para-a-conservacao-de-solos-na-educacao-basica-a-partir-da-construcao-de-materiais-didaticos
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Metodologia de Conservação, Ensino de Solo, Educação Básica
Resumo
O presente estudo tem como objetivo promover a reflexão sobre mediação didática por meio de minicursos para docentes sobre a importância do ensino de solos pela Geografia na educação básica, evidenciando diferentes formas de conhecer o mesmo numa perspectiva de integração da Universidade com o Ensino Fundamental. O objetivo dos minicursos será identificar os desafios, apresentar e discutir possibilidades relacionadas ao uso de materiais didático-pedagógicos em sala de aula para a compreensão sobre a importância da conservação dos solos. E será destinado docentes que procuram incrementar suas práticas educacionais com o uso de metodologias inovadoras. Os procedimentos metodológicos que serão utilizados são: construção de materiais didático-pedagógicos, visitas nas escolas, demonstração dos materiais e suas utilidades pedagógicas, minicursos para docentes, e questionários. Como resultado, se espera saber se o uso de diferentes metodologias podem contribuir para a melhoria da qualidade de ensino de solos na educação básica por meio de minicursos para docentes que trabalham com a disciplina de Geografia e áreas afins, nas escolas Colégio IPSG: Instituto Presbiteriano Samuel Graham e CEPI Emília Ferreira de Carvalho, em Jataí-GO. Espera-se também obter melhor compreensão do ensino de solos nas escolas citadas, contribuição na forma de melhoria das metodologias do ensino de solos por meio dos minicursos ofertados, promovendo a troca de experiências entre docentes. Por fim, será apresentado posteriormente para as escolas trabalhadas, os resultados dos questionários sobre a utilidade do minicurso para o ensino de solos na educação básica, com o intuito de verificar se os minicursos ofertados para docentes da educação básica auxiliam de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se portanto, que os minicursos podem apresentar possibilidades de integração curricular a partir de diferentes experiências por meio do uso de materiais didáticos sobre conservação de solos, além de servir como incentivo para a construção de novas práticas metodológicas.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

HOSEL, Amanda Da Silva; CUNHA, Márcia Cristina da. MINICURSOS PARA A CONSERVAÇÃO DE SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/718652-MINICURSOS-PARA-A-CONSERVACAO-DE-SOLOS-NA-EDUCACAO-BASICA-A-PARTIR-DA-CONSTRUCAO-DE-MATERIAIS-DIDATICOS. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes