REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO NO PÓS-PANDEMIA: IMPACTOS DA TECNOLOGIZAÇÃO NA SOCIABILIDADE, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO NO PÓS-PANDEMIA: IMPACTOS DA TECNOLOGIZAÇÃO NA SOCIABILIDADE, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
Autores
  • Junelio Borges Ferreira Junior
  • Laís Martins Cézar
  • Luciete Valota Fernandes
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/718687-reflexoes-acerca-da-educacao-no-pos-pandemia--impactos-da-tecnologizacao-na-sociabilidade-desenvolvimento-e-apre
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ensino Remoto, Periodização, Pós-Pandemia, Psicologia Escolar, Sociabilidade, Tecnologização
Resumo
Com o rápido desenvolvimento tecnológico, observa-se cada vez mais a forma como a tecnologia está presente e afeta a vida das novas gerações. No passado, essa questão já era levantada com frequência, mas durante e após o período da pandemia de Covid-19, os impactos da tecnologia na educação e nas relações interpessoais se tornaram mais evidentes, sendo intensificados de forma significativa. A internet foi vista como uma aliada ao ensino e à conexão entre pessoas, porém as consequências em âmbito educacional, como o atraso no desenvolvimento infantil e os obstáculos no processo de sociabilização de jovens, são inegáveis. Este projeto, desenvolvido como parte do Estágio Básico em Psicologia Escolar, tem como objetivo promover uma análise crítica e profunda sobre a integração da tecnologia nas instituições educacionais no contexto pós-pandêmico. O projeto também busca examinar as implicações do ensino mediado por telas na infância e na adolescência, utilizando como norteadores teóricos os estudos de Vigotski, Leontiev, Elkonin e Davidov acerca da periodização do desenvolvimento humano e da importância da mediação e da sociabilidade no processo de desenvolvimento e de aprendizado. Além disso, o trabalho visa o desenvolvimento de ferramentas para que pais e professores possam auxiliar seus filhos e alunos no processo de adaptação a esse novo ambiente escolar, estabelecido após a pandemia. Para alcançar esse objetivo, a proposta prevê a realização de dez encontros quinzenais, com a duração de 1h30 a 2 horas, envolvendo pais e professores. Esses encontros terão como foco a discussão de temas cuidadosamente selecionados para gerar reflexões sobre o assunto, tais como: as diferentes fases do desenvolvimento, redes sociais, formação de motivos para o estudo, saúde mental, entre outros. Serão propostas dinâmicas e recursos audiovisuais para complementar as discussões. Uma vez conscientes dos meios e ferramentas possíveis, pais e professores serão capazes de promover ambientes propícios para o desenvolvimento e aprendizado de crianças e adolescentes.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JUNIOR, Junelio Borges Ferreira; CÉZAR, Laís Martins; FERNANDES, Luciete Valota. REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO NO PÓS-PANDEMIA: IMPACTOS DA TECNOLOGIZAÇÃO NA SOCIABILIDADE, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/718687-REFLEXOES-ACERCA-DA-EDUCACAO-NO-POS-PANDEMIA--IMPACTOS-DA-TECNOLOGIZACAO-NA-SOCIABILIDADE-DESENVOLVIMENTO-E-APRE. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes