ANÁLISE DA CONTAGEM DIFERENCIAL DE LEUCÓCITOS EM ANIMAIS SOROPOSITIVOS PARA LEUCOSE ENZOÓTICA BOVINA (LEB)

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
ANÁLISE DA CONTAGEM DIFERENCIAL DE LEUCÓCITOS EM ANIMAIS SOROPOSITIVOS PARA LEUCOSE ENZOÓTICA BOVINA (LEB)
Autores
  • Mateus nunes soares
  • Ingrid Oliveira
  • KARLA CRISTINA RESPLANDES DA COSTA PAZ
  • Cecília Nunes Moreira
  • Rosa Maria Dos Anjos Portal
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Pesquisa Aplicada à Saúde
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/718705-analise-da-contagem-diferencial-de-leucocitos-em-animais--soropositivos-para-leucose-enzootica-bovina-(leb)
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Bovinos de Leite, Linfocitose, Leucograma
Resumo
A leucose enzoótica bovina (LEB) é uma doença infectocontagiosa, de caráter neoplásico, que afeta principalmente as células B. No entanto, pode infectar as células T, macrófagos e neutrófilos. A LEB pode se manifestar de duas formas distintas: linfocitose persistente (LP) em 30% dos animais infectados e leucemia/linfoma de células B (linfossarcoma) em menos de 5% dos animais. O objetivo com o presente estudo foi avaliar a contagem diferencial de leucócitos de vacas leiteiras clinicamente saudáveis ou assintomáticas, porém soropositivas para o vírus da leucemia bovina (BLV) e, em seguida, constatar se as mesmas apresentavam alterações no leucograma. Foram incluídas neste estudo um total de 23 animais da raça girolando, soropositivos para leucose, com produção acima de 20 litros de leite/dia. Procedeu se coleta de sangue na veia mediana caudal. Para confecção dos esfregaços foram utilizadas amostras de sangue com EDTA, coletadas em propriedade localizada no município de Jataí, e encaminhadas para Laboratório de Práticas Veterinarias da UFJ. Utilizou-se uma gota de sangue e, com auxilio da lâmina extensora, espalhou-se a amostra por toda superfice, de forma uniforme, e garantindo a criação de franjas no final. Após a secagem foi realizada a coloração com panóptico. A leitura das lâminas foi feita com auxílio de microscópio óptico em aumento de 40 vezes, com intuito de efetuar a contagem diferencial de leucocitos. Os resultados revelaram que 90,09 % dos animais apresentaram o quadro de linfocitose com as demais contagens dentro da normalidade. Concluiu-se que a realização periódica de leucograma pode ser uma ferramenta eficiente na detecção da LEB, visto que a presença de LP, em animais clinicamente sadios, é um sinal de alerta da doença em bovinos, a realização de leucograma de forma rotineira tem papel importante, pois os animais com esse quadro tem maior eficiência de transmissão do vírus, devido apresentar uma contagem de linfócitos dezenas de vezes superior no sangue. Além disso, os animais soropositivos ficam propícios a desenvolver enfermidades secundárias. Ressaltando assim, a relevância dos descartes ou segregação desses animais do rebanho.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOARES, Mateus nunes et al.. ANÁLISE DA CONTAGEM DIFERENCIAL DE LEUCÓCITOS EM ANIMAIS SOROPOSITIVOS PARA LEUCOSE ENZOÓTICA BOVINA (LEB).. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/718705-ANALISE-DA-CONTAGEM-DIFERENCIAL-DE-LEUCOCITOS-EM-ANIMAIS--SOROPOSITIVOS-PARA-LEUCOSE-ENZOOTICA-BOVINA-(LEB). Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes