APOSTILA INTEGRADA COMO ESTRATÉGIA DE CONSOLIDAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO MÉDICA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
APOSTILA INTEGRADA COMO ESTRATÉGIA DE CONSOLIDAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO MÉDICA
Autores
  • Raphael Angeli De Barros Cardoso
  • Santiago Belarmino Dias De Almeida Neves
  • Anna Clara Lopes de Moura
  • Júlia de Miranda Moraes
  • Marillia Lima Costa
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação em Saúde
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/718797-apostila-integrada-como-estrategia-de-consolidacao-e-desenvolvimento-do-conhecimento-na-formacao-medica
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Material Didático, Conhecimento, Educação, Estratégia, Integralidade, Saúde
Resumo
A integralidade do saber envolve a agregação das áreas do conhecimento consolidadas e aplicadas na prática, no que diz respeito à atuação médica. Nesse sentido, o uso de uma apostila integrada, por discentes da graduação de Medicina na Universidade Federal de Jataí (UFJ), mostrou-se como uma importante estratégia nesse intuito. Por objetivos, tem-se a associação entre as disciplinas constituintes do módulo Estudo Morfofuncional do Corpo Humano Saudável I e II, a exemplo de Bioquímica, Anatomia Humana e Fisiologia Humana. Tendo em vista que, o funcionamento do organismo humano ocorre de maneira interdependente e correlata, acredita-se que o entendimento anatômico, fisiológico, histológico e bioquímico de maneira incorporada, nos sistemas que compõem o corpo humano, sejam de fundamental importância para o entendimento do funcionamento do corpo humano por parte dos alunos e profissionais da saúde. Sendo assim, alunos veteranos elaboraram apostilas com a aplicação de conceitos de anatomia, fisiologia, histologia e bioquímica nos sistemas cardiovascular, respiratório, genital feminino e masculino, renal e digestório, de modo a transparecer o conhecimento obtido de forma integrada. Além disso, o uso de questões autorais ao final de cada apostila foi utilizado como estratégia para retenção de conteúdo, bem como a descrição dos aspectos anatomopatológicos das principais doenças desenvolvidas em cada sistema, com intuito de garantir a aplicabilidade do material, divulgado aos acadêmicos do 2° período do curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí. A devolutiva realizada pelos acadêmicos permitiu constatar que a relação entre os conteúdos de cada disciplina foi facilitada com a leitura das apostilas, alcançando seu objetivo primário de auxiliar e incentivar o entendimento integralizado dos conteúdos abordados. Portanto, torna-se evidente a importância da apostila integrada como um artifício para a contextualização e agregação do conhecimento apresentado aos discentes, dado que apresenta uma visão amplificada acerca de disciplinas trazidas de maneira mais isolada em sala de aula e nos livros didáticos, posto suas especificações e aprofundamentos acerca das temáticas nas quais são especializadas, sendo de grande utilidade a divulgação desse material didático para acadêmicos de outras instituições de ensino.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARDOSO, Raphael Angeli De Barros et al.. APOSTILA INTEGRADA COMO ESTRATÉGIA DE CONSOLIDAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO MÉDICA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/718797-APOSTILA-INTEGRADA-COMO-ESTRATEGIA-DE-CONSOLIDACAO-E-DESENVOLVIMENTO-DO-CONHECIMENTO-NA-FORMACAO-MEDICA. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes