O BRINCAR E O PROCESSO DE AMADURECIMENTO PSÍQUICO PARA WINNICOTT: UM ESTUDO DE CASO CLÍNICO

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

DOI
10.29327/1339050.8-3  
Título do Trabalho
O BRINCAR E O PROCESSO DE AMADURECIMENTO PSÍQUICO PARA WINNICOTT: UM ESTUDO DE CASO CLÍNICO
Autores
  • Kássia Magalhães de Souza
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Saúde Mental
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/718824-o-brincar-e-o-processo-de-amadurecimento-psiquico-para-winnicott--um-estudo-de-caso-clinico
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Brincar, Teoria do Amadurecimento Emocional, Winnicott
Resumo
O trabalho aborda a importância do brincar na teoria do amadurecimento emocional de Donald Woods Winnicott e sua contribuição para a clínica psicanalítica com crianças e adolescentes. Para o autor, toda criança tem uma tendência natural à integração e ao amadurecimento, desde que encontre um ambiente favorável, ou seja, suficientemente bom para ser, continuar sendo e se desenvolvendo de forma criativa. No processo de amadurecer e fazer a passagem do eu simbiótico para a alteridade, surge um espaço potencial onde a criatividade é exercida através do brincar. É dessa forma, brincando, que o ser humano atinge sua capacidade integral e descobre a si mesmo. Como metodologia deste trabalho foi realizado um estudo de caso clínico de adolescente atendida em um serviço-escola de uma universidade pública de ensino, por ocasião do estágio em psicologia e processos clínicos. Inicialmente foram realizadas 7 sessões, sendo uma entrevista de acolhimento com os responsáveis da adolescente, cinco sessões com a adolescente e uma sessão de devolutiva com a mãe. O caso em questão trata-se de uma adolescente, que tem como queixas principais: um forte retraimento, isolamento social, ansiedade, fobias e ataques de pânico, além de agressividade. Para tanto, a partir do setting terapêutico como ambiente facilitador da continuidade do ser, por meio do holding, foi estabelecida uma relação intersubjetiva de confiança entre paciente e terapeuta, com base no brincar. Percebeu-se avanços no processo de amadurecimento psíquico da mesma, ao longo das sessões, demonstrado através do brincar lúdico, em que, por meio da aquisição dos gestos espontâneos, passa a buscar sua singularidade, saindo de um estágio de forte dependência da mãe, rumo à independência. O termo brincar pode ser visto erroneamente como uma brincadeira, porém é muito mais complexo que isso. O brincar diz sobre o lúdico e o lúdico passa por vários formatos e formas, e na relação terapêutica a adolescente conseguiu lidar melhor com o próprio desejo. Dessa forma, o trabalho terapêutico serviu para auxiliar a adolescente no caminho da ressignificação do seu lugar e um novo sentido, mais pessoal e integrado.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SOUZA, Kássia Magalhães de. O BRINCAR E O PROCESSO DE AMADURECIMENTO PSÍQUICO PARA WINNICOTT: UM ESTUDO DE CASO CLÍNICO.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/718824-O-BRINCAR-E-O-PROCESSO-DE-AMADURECIMENTO-PSIQUICO-PARA-WINNICOTT--UM-ESTUDO-DE-CASO-CLINICO. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes