AVATAR PARA PENSAR A “DESCOBERTA” DA AMÉRICA E COLONIZAÇÃO: UMA PROPOSTA DO USO DE FILMES

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
AVATAR PARA PENSAR A “DESCOBERTA” DA AMÉRICA E COLONIZAÇÃO: UMA PROPOSTA DO USO DE FILMES
Autores
  • MARIANE SOARES DE CARVALHO
  • Laura Aparecida de Lima Costa
  • Laínny Chaves Oliveira
  • Sandra Nara da Silva Novais
  • Marizanea Umbelina Martins Azevedo
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Formação de Professores
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/719010-avatar-para-pensar-a-descoberta-da-america-e-colonizacao--uma-proposta-do-uso-de-filmes
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Avatar, Intervenção, Invasão, Filme, Problematização
Resumo
O Programa Residência Pedagógica visa a aproximação dos graduandos em licenciatura e o chão da escola, para que possam vivenciar a complexidade que envolve o espaço escolar. As atividades de observação das aulas de história e realização de intervenções, com apoio da professora preceptora, têm sido a metodologia adotada no Colégio Polivalente Dante Mosconi de Jataí Goiás. A intervenção escolhida teve como tema: “Descobrimento da América” e foi realizada com as turmas de 7º ano do ensino fundamental. Após constatarmos que o material que o governo do Estado disponibiliza é pouco atrativo e não traz aprofundamentos, optamos por problematizar o conceito de “descobrimento”, sendo esse o objetivo da nossa intervenção,ou seja, levar os alunos a problematizar o conceito de ‘descobrimento’ e ‘chegada’ dos europeus à América, mostrando as nuances e problemáticas das relações estabelecidas entre colonizadores e colonizados. Para o desenvolvimento da atividade a fonte utilizada foi o trailer do filme Avatar, de 2009. Lemos juntamente com os alunos a sinopse do filme e elencamos as problematizações, cabendo destacar que segundo Ribeiro e Trindade (2016), o uso do cinema enquanto didática na sala da aula pode despertar e desenvolver nos estudantes o gosto pela interpretação, podendo gerar um encontro com o conteúdo de histórica vantajoso. Ao final da apresentação do trailer do filme os alunos conseguiram fazer a relação da história do filme com o conteúdo dado. Durante a intervenção frisamos repetidas vezes a importância de olhar o filme como fonte, além de um hobbie, deixamos claro que era interessante ter esse olhar crítico e problematizador. Foi possível constatar que alguns alunos, antes da intervenção, não haviam entendido que o filme tratava de uma invasão. Como o objetivo da intervenção consistiu em problematizar o conceito de descobrimento, lançamos como atividade que os alunos pudessem problematizar o “descobrimento” do Brasil. A importância de trabalhar com diferentes fontes e linguagens, como o filme, possibilita a aproximação do aluno com as fontes e os aproxima do ofício do historiador, tornando-os mais críticos e possibilitando a autonomia. Verificamos que ao lançarmos as perguntas geradoras, parte das respostas dos alunos, estavam carregadas de estereótipos em relação às populações indígenas, mostrando que se faz necessário continuarmos a desmistificar e desconstruir essas pré-concepções.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, MARIANE SOARES DE et al.. AVATAR PARA PENSAR A “DESCOBERTA” DA AMÉRICA E COLONIZAÇÃO: UMA PROPOSTA DO USO DE FILMES.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/719010-AVATAR-PARA-PENSAR-A-DESCOBERTA-DA-AMERICA-E-COLONIZACAO--UMA-PROPOSTA-DO-USO-DE-FILMES. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes