A MATEMÁTICA APLICADA À CONSTRUÇÃO CIVIL POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
A MATEMÁTICA APLICADA À CONSTRUÇÃO CIVIL POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Angellycarllen Marques Dorneles
  • LETÍCIA SOARES QUIRINO
  • Maria Elídia Teixeira
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/719256-a-matematica-aplicada-a-construcao-civil-por-meio-da-resolucao-de-problemas-no-ensino-medio
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Construção de Obras, Resolução de Problemas, Ensino de Matemática, Unidade de Medidas e Área, Congruência e Semelhança de Triângulos
Resumo
Este texto trata-se de um estudo relativo à execução do projeto de ensino e aprendizado de Matemática, desenvolvido durante o Estágio Curricular Obrigatório do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Jataí, realizado em uma turma da segunda série do Ensino Médio, em uma escola pública, no primeiro semestre de 2023. Este integrou-se à trilha de aprofundamento “A Matemática Escolar Aplicada ao Mercado de Trabalho” com o módulo “Matemática Aplicada à Construção Civil”. O principal objetivo foi investigar como a matemática aplicada à construção civil, através da Resolução de Problemas, pode auxiliar na aprendizagem matemática de alunos do Ensino Médio. Para isto, aplicou-se atividades utilizando a Resolução de Problemas como metodologia de ensino, na perspectiva defendida por Lourdes de la Rosa Onuchic, abarcando a construção de um telhado e uma planta baixa na turma supracitada. Os conteúdos trabalhados na atividade sobre o telhado foram: componentes do telhado, classificação de triângulos (isósceles, escaleno, equilátero e retângulo) e relação de congruência e semelhança entre dois triângulos. Em relação à atividade sobre a planta baixa abordou os conteúdos de escala, regra de três e área do retângulo. Além dos conteúdos programados, por exigência da escola, foi realizada uma maquete sobre o tema e para atender a esta solicitação pedimos aos alunos que eles elaborassem, em grupos, maquetes que representassem a parte estrutural do telhado (tesoura, ripas, caibros e terça) com base no que havia sido trabalhado em sala de aula. Os resultados apontaram que com as atividades propostas e realizadas, os alunos mostraram um desenvolvimento na escrita matemática, interpretação e principalmente maior conhecimento acerca dos conteúdos ministrados. Com isso, concluímos que trabalhar a Matemática aplicada à construção civil, por meio da Resolução de Problemas, é possível e possibilita a aprendizagem acerca dos conteúdos matemáticos abordados. Entretanto, essa proposta presente no currículo do “Novo Ensino Médio” demandou um planejamento e execução extensa, devido o nível de conhecimento dos discentes e aos imprevistos, o que nos leva a refletir sobre como isto se daria considerando a carga horária excessiva dos professores regentes e em uma escola que não seja de período integral.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DORNELES, Angellycarllen Marques; QUIRINO, LETÍCIA SOARES; TEIXEIRA, Maria Elídia. A MATEMÁTICA APLICADA À CONSTRUÇÃO CIVIL POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/719256-A-MATEMATICA-APLICADA-A-CONSTRUCAO-CIVIL-POR-MEIO-DA-RESOLUCAO-DE-PROBLEMAS-NO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes