O TRABALHO DOCENTE NA NOVA GESTÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
O TRABALHO DOCENTE NA NOVA GESTÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA
Autores
  • Dávila Marçal Martins
  • Ari Raimann Raimann
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Trabalho
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/719347-o-trabalho-docente-na-nova-gestao-publica-no-contexto-do-modo-de-producao-capitalista
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Capitalismo, Docência, Trabalho
Resumo
O modo de produção capitalista vem operando mudanças no mundo do trabalho nas últimas décadas. A crise do capital deu urgência a uma reestruturação no seu processo produtivo em que o modelo de produção taylorista/ fordista vem cedendo lugar às formas produtivas da acumulação flexível, desregulamentada e do toyotismo. Nessa direção, o modelo de regulação social democrático que sustentava o chamado Estado de Bem Estar Social, em países no centro do capitalismo, vêm também sendo modificados pelos preceitos neoliberais, privatizantes e antissociais (Antunes, 2001), o que resulta, entre outros grandes problemas, na atual e crescente precarização do trabalho. Diante dessas mudanças, o objetivo deste estudo é investigar os impactos dessa reconfiguração no mundo do trabalho na atuação docente. A pesquisa é de cunho bibliográfico e de natureza qualitativa. Nesse sentido são utilizados os seguintes autores: Antunes (2001), que aborda as mudanças no mundo do trabalho após a reestruturação no modo de produção capitalista; Parente (2018) que discorre acerca do trabalho docente em meio ao incremento do preceitos gerencialistas na gestão pública, e Hipólito (2010), que trata da crescente precarização do trabalho docente em decorrência de tais mudanças. Assim, foi possível compreender que o novo modelo de produção da toyotização não se restringiu à esfera do setor privado, sendo os seus fundamentos e princípios incorporados pela gestão pública, o que deu início à Nova Gestão Pública (NGP) ou gerencialismo, que se estabelece por organização sustentada em orçamentos limitados, enxugamento de quadro de profissionais e programas de modernização que preveem racionalização, eficiência, e máxima produtividade. Essa mudança afeta diretamente o trabalho docente, uma vez que a NGP propõe a substituição do caráter moral e ético do profissionalismo por uma cultura performática (Parente, 2018), operando para que os professores sejam movidos e controlados pela comparação, competição e demonstração. Portanto, na busca incessante pelo cumprimento de metas, de se realçar perante a concorrência, os professores estão cada vez mais sobrecarregados, saturados, e desgastados física e emocionalmente (Hypolito, 2010). Ademais, o professor, ao se tornar competitivo, tende a enxergar o seu colega de trabalho, não mais como um igual, um parceiro na luta por interesses em comum e sim, como aquele que seria o seu oponente.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINS, Dávila Marçal; RAIMANN, Ari. O TRABALHO DOCENTE NA NOVA GESTÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/719347-O-TRABALHO-DOCENTE-NA-NOVA-GESTAO-PUBLICA-NO-CONTEXTO-DO-MODO-DE-PRODUCAO-CAPITALISTA. Acesso em: 28/01/2025

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