CONHECENDO AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE UM CENTRO DE ENSINO DE PERÍODO INTEGRAL

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
CONHECENDO AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE UM CENTRO DE ENSINO DE PERÍODO INTEGRAL
Autores
  • Vitalino Garcia Oliveira
  • Amanda Post da Silveira
  • MARIA EDUARDA DE AZEVEDO GUSMÃO
  • JULIANA FERREIRA REZENDE
  • Paolla Oliveira Assis
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/719527-conhecendo-as-estrategias-de-aprendizagem-de-discentes-de-um-centro-de-ensino-de-periodo-integral
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Alunos de Ensino Médio, Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, Estratégias de Aprendizagem, Inglês como Língua Estrangeira
Resumo
Estudadas pela Linguística Aplicada e a Psicolinguística, as estratégias de aprendizagem (OXFORD, 1990) constituem um processo de aprendizagem de língua estrangeira selecionado pelos aprendizes de forma consciente, de modo que possam resultar em ações que ampliam seu aprendizado. Assim, como parte do subprojeto de Letras Inglês do programa Residência Pedagógica da UFJ/CAPES (2022-2024), intitulado “Diagnóstico, estratégias e ação através das línguas: colaboração entre Universidade e Escola no ensino pós ensino remoto emergencial”, apresentamos, nesta comunicação, o resultado de uma pesquisa ação desenvolvida num Centro de Ensino de Período Integral (CEPI) em uma cidade de porte médio em Goiás. O objetivo geral foi investigar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos participantes ao estudar inglês, enquanto os específicos foram: (1) identificar as estratégias de aprendizagem mais e menos recorrentes entre os(as) participantes; 2) estabelecer a comparação entre as estratégias empregadas pelos(as) discentes de 1ª e de 3ª series. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e o instrumento empregado foi o inventário de estratégias individuais para aprendizagem de Língua Estrangeira (MENEZES, 1998). Os resultados apontam como estratégias mais recorrentes, dentre outras: (1) 42,6% dos discentes tentam estabelecer relações entre o que já sabem e as coisas novas que aprendem em inglês em cerca de metade das ocasiões; (2) 44,4% nunca ou quase nunca vão ao cinema para assistir filmes falados em inglês; e (3) 39,8% não apresentam objetivos claros para melhorar suas habilidades em inglês. Já as menos recorrentes são, dentre outras: (1) 4,6% escrevem frases com novas palavras em inglês como forma de memorizá-las; (2) 10,2% fazem conexão do som de uma nova palavra com uma imagem da palavra para ajudar a memorizá-la; (3) 2,8% usam cartões relâmpagos para lembrar novas palavras em inglês. No tocante à comparação entre estratégias de discentes de 1ª e 3ª série, os resultados não foram conclusivos no sentido de que os alunos de 3ª série teriam um repertório de estratégias mais abrangente que seus pares de 1ª série. Concluindo, os referidos resultados apontam para a necessidade de metodologias ativas capazes de fazer com que eles(as) façam uso consciente das estratégias que já possuem e sejam expostos a possibilidades de que novas estratégias sejam incorporadas ao seu repertório.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Vitalino Garcia et al.. CONHECENDO AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE UM CENTRO DE ENSINO DE PERÍODO INTEGRAL.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/719527-CONHECENDO-AS-ESTRATEGIAS-DE-APRENDIZAGEM-DE-DISCENTES-DE-UM-CENTRO-DE-ENSINO-DE-PERIODO-INTEGRAL. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes