A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA TRABALHAR COM ALUNOS INCLUSIVOS

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA TRABALHAR COM ALUNOS INCLUSIVOS
Autores
  • Matheus Henrique Martins Cardoso
  • Renata Machado de Assis
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Formação de Professores
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/722214-a-formacao-dos-professores-de-educacao-fisica-para-trabalhar-com-alunos-inclusivos
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Educação, Educação Física, Formação Continuada de Professores, Inclusão
Resumo
Esta pesquisa abordou a capacitação dos professores de Educação Física da rede municipal de ensino para trabalhar com alunos que apresentam necessidades educativas especiais, explanando sobre temas como inclusão, capacitação profissional e ofertas de cursos de qualificação acerca das práticas inclusivas. Incluir o aluno no ambiente escolar não diz respeito a apenas inseri-lo na escola. Para que o processo inclusivo realmente aconteça de forma adequada é necessário que o espaço escolar, incluindo professores, funcionários e todo o ambiente, estejam preparados para acolher as diferenças, para tornar possível que os alunos com necessidades educativas especiais vivenciem as diversas experiências que a escola proporciona. O objetivo deste estudo foi investigar qual é a formação dos professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Jataí, Goiás, Brasil, para trabalhar com alunos especiais, e de que forma eles buscam se capacitar para atender às demandas deste público. Para desenvolvimento desta investigação, utilizou-se de pesquisa qualitativa, do tipo descritivo. Constituíram-se participantes todos os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Jataí (dezesseis no total) que concordaram em participar (quatorze responderam, pois dois não quiseram participar), que forneceram informações sobre o seu processo de formação. Também foi convidado o coordenador de área de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (SME). Todos responderam a um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados deste estudo apresentam algumas contradições entre o discurso dos respondentes e da gestão municipal de educação. Embora o coordenador de área afirme que a SME promove cursos de capacitação aos professores da rede municipal de ensino da cidade de Jataí, eles afirmam não terem acesso à formação continuada, seja por falta de oferta por parte da SME, seja por sobrecarga de trabalho ou ainda por questão financeira. Os participantes entendem que a educação inclusiva é muito importante para a socialização de todos os alunos, tanto com necessidades educativas especiais quanto sem, mas que as dificuldades de espaço físico, recursos materiais e de falta de preparo pedagógico para lidar com a diversidade ainda são presentes na educação pública e nas escolas em que eles trabalham.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARDOSO, Matheus Henrique Martins; ASSIS, Renata Machado de. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA TRABALHAR COM ALUNOS INCLUSIVOS.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/722214-A-FORMACAO-DOS-PROFESSORES-DE-EDUCACAO-FISICA-PARA-TRABALHAR-COM-ALUNOS-INCLUSIVOS. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes