A CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS POR ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM MEDICINA: UM PROJETO DE ENSINO

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
A CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS POR ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM MEDICINA: UM PROJETO DE ENSINO
Autores
  • Elisa Isabella Rodrigues Alves
  • Pedro Paulo Borba Queiroz
  • Luiz Mário Ladeira Resende Araújo
  • Júlia de Miranda Moraes
  • Marillia Lima Costa
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ensino Superior
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/722839-a-criacao-de-materiais-didatico-pedagogicos-por-alunos-da-graduacao-em-medicina--um-projeto-de-ensino
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Educação Superior, Inovação, Metodologia Ativa, Saúde
Resumo
Na atualidade, novos desafios se impõem aos instrumentos formadores de profissionais da saúde, dos quais demanda-se o incremento paulatino de metodologias que ampliem o protagonismo do discente no processo de ensino e aprendizagem, especialmente no que se refere ao amplo conceito de saúde. Dessa forma, as práticas pedagógicas que ultrapassam os limites da educação puramente baseada em métodos passivos e tradicionais têm ganhado progressivamente mais espaço. Por essa perspectiva, os alunos tendem a assumir a gestão do aprendizado, desenvolvendo métodos e materiais para otimizar o processo construtivo profissional. Nesse contexto, o presente Projeto de Ensino institucionaliza uma prática já comum no meio acadêmico - a construção colaborativa de materiais didáticos -, cujo objetivo é reunir e propagar conhecimentos aplicados e integrados através de uma linguagem didática no formato de apostilas, as quais serão editadas e pretensamente publicadas no futuro. As apostilas conferem-se em uma possibilidade de aplicação dos princípios teóricos estudados através de formulações práticas, como questões e casos clínicos. Para tal elaboração foram adotadas as bibliografias das disciplinas já cursadas pelos redatores e algumas bases de dados de acesso gratuito, além da supervisão constante dos orientadores docentes. Seguindo o cronograma, até dezembro de 2023 a seleção de conteúdos incorporados, estudo desses e elaboração do material deve ser concluída, seguida da disponibilização do material elaborado. Logo, a expectativa do projeto é estimular a aprendizagem de forma a desenvolver o raciocínio ativo, dinâmico e integrado dos acadêmicos desde o início da graduação em Medicina. Além disso, esse processo oportuniza a recordação ativa por parte dos elaboradores, uma vez que a repetição espaçada contribui para a aprendizagem através da fixação de informações pregressas. Por fim, no florescer das metodologias ativas, as Instituições de Ensino Superior devem promover a integração horizontal dos conteúdos, por meio de tecnologias da informação e comunicação, de forma que o binômio docente-discente trabalhe cada vez mais em conjunto na construção do conhecimento bem como na formação da consciência crítica dos futuros profissionais.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, Elisa Isabella Rodrigues et al.. A CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS POR ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM MEDICINA: UM PROJETO DE ENSINO.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/722839-A-CRIACAO-DE-MATERIAIS-DIDATICO-PEDAGOGICOS-POR-ALUNOS-DA-GRADUACAO-EM-MEDICINA--UM-PROJETO-DE-ENSINO. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes