CONTRIBUIÇÕES DO PIBID: JOGO DIDÁTICO DE GEOPOLÍTICA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID: JOGO DIDÁTICO DE GEOPOLÍTICA
Autores
  • Sócrates Guimarães Lemes
  • Késia Cardozo DE SOUZA LEITE
  • Rosana Alves Ribas Moragas
  • Elisa Regina da Cruz
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/726107-contribuicoes-do-pibid--jogo-didatico-de-geopolitica
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Aprendizado, Ensino, Geopolítica, Prática
Resumo
O ensino de Geografia possibilita a compreensão do espaço geográfico, propondo aos estudantes pensar, ler e observar a ação humana nos espaços. A iniciação a docência a partir do Programa Institucional e Iniciação a Docência (PIBID), permiti os estudantes dos cursos de licenciaturas uma vivência nas escolas por meio das observações das aulas, monitoria e propostas de atividades. Durante o segundo bimestre, o PIBID atuou na turma de 8º ano no componente de Geografia, com a seguinte habilidade: Conhecer o processo histórico, até o final do século XX, do fortalecimento politico econômico estadunidense no cenário mundial. A Guerra Fria, com sua complexa teia de rivalidades geopolíticas e embates ideológicos, serviu como o pano de fundo para essa aventura educacional. Com à orientação da professora regente, foi possível oferecer uma proposta entre teoria e prática. O PIBID proporcionou desenvolver habilidades didáticas, que permitiram promover uma prática em sala de aula. Foi neste ambiente de aprendizado contínuo e troca de experiências que surgiu a ideia do jogo didático “Geopolítica ou Torta na Cara”. Percebendo-se que um jogo poderia ser uma maneira eficaz de envolver os alunos e facilitar a compreensão de conceitos complexos. Assim, após uma pesquisa cuidadosa, foi desenvolvido o jogo “Geopolítica ou Torta na Cara”. Este jogo não só incentivava a competitividade saudável entre os alunos, mas também permitia que eles aprendessem sobre a geopolítica da Guerra Fria de uma maneira lúdica e interativa. A didática permitiu que os alunos do 8º ano do Centro de Ensino em Período Integral Emília Ferreira de Carvalho (CEPI Emília), A turma foi dividida em dois grupos. O jogo, que envolvia responder perguntas corretamente para evitar uma torta na cara, incentivava a competitividade saudável e tornava o aprendizado mais lúdico. A prática do jogo permitiu aos alunos uma compreensão mais profunda da geopolítica da Guerra Fria. Eles puderam vivenciar os conceitos de uma maneira mais prática e divertida, o que facilitou o processo de aprendizagem e revisão do conteúdo ministrado. A Experiência com o PIBID e o jogo didático de Geopolítica foi uma iniciativa bem-sucedida. Ela demonstrou que é possível ensinar conteúdos complexos de uma maneira lúdica e divertida, promovendo o engajamento dos alunos e facilitando o processo de aprendizagem. Acredita-se que essa abordagem possa ser aplicada a outros conteúdos e contextos, contribuindo para a melhoria da educação.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LEMES, Sócrates Guimarães et al.. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID: JOGO DIDÁTICO DE GEOPOLÍTICA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/726107-CONTRIBUICOES-DO-PIBID--JOGO-DIDATICO-DE-GEOPOLITICA. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes