O JOGO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM A PARTIR DO COLÉGIO ALCANTÂRA DE CARVALHO

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
O JOGO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM A PARTIR DO COLÉGIO ALCANTÂRA DE CARVALHO
Autores
  • Isabela de Oliveira
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Formação de Professores
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/727167-o-jogo-como-ferramenta-de-aprendizagem-a-partir-do-colegio-alcantara-de-carvalho
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
PIBID, Aprendizagem, Jogo, Processo, Conhecimento, Lógica
Resumo
O trabalho aqui apresentado, tem como finalidade abordar o desenvolvimento gerado para com as turmas do 9o ano do ensino fundamental do Colégio Alcântara de Carvalho em relação à metodologia oferecida pelo Pibid, sendo no caso, os jogos como ferramenta de aprendizagem. Acerca das questões que envolvem o projeto, é incontestável que esteja em análise a sua eficiência e, por vez, dada esta, como o seu processo é fator de influência na relação professor-aluno e aluno-aluno durante a construção de conhecimentos envolvendo os agentes da sala de aula, tratando-os como figuras com capacidade crítica. Por meio do jogo, torna-se possível elencar visões e relações sociais dos alunos, além de pontos relevantes e que possam através da aplicação do conteúdo de História, criar um panorama de ligação interdisciplinar que estimule todos do ambiente da sala de aula, aguçando as capacidades críticas e reflexivas. Ademais, demonstramos como o jogo propriamente aplicado aos alunos do 9o ano do ensino fundamental, nomeado “A Primeira Guerra Mundial em um trajeto”, obteve a participação das turmas em que trabalhamos de maneira que uma parcela considerável surpreendentemente interagisse, afinal, trata-se de um assunto rotulado como extenso, complexo e ausente de reflexões críticas quanto ao contexto e o imaginário popular dos civis de diferentes localidades na época. A proposta foi bem aceita por parte dos discentes, garantindo comentários positivos e uma avaliação interna satisfatória, possibilitando a quebra de paradigmas ao que tange a compreensão da Primeira Guerra Mundial, sem contar com o rápido reflexo de interligação disciplinar com tópicos referentes a filosofia e sociologia, abordando desde a crítica à visão puramente eurocêntrica encontrada no material tradicional, à transformação de eventos em estatísticas de conflito que se procederam. Ainda, utilizando dessa metodologia, houve uma instigação do pensamento crítico acerca de tomadas de decisões, planos governamentais e estratégias de planejamento, que nem sempre beneficiam a população. Em conclusão, a utilização de jogos demonstra-se como uma opção viável e cativante aos alunos, tornando-os mais ativos no processo educacional e sendo um estilo interativo que foge do tradicionalismo do ensino enrijecido que dificilmente é absorvido pela maioria dos discentes.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Isabela de. O JOGO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM A PARTIR DO COLÉGIO ALCANTÂRA DE CARVALHO.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/727167-O-JOGO-COMO-FERRAMENTA-DE-APRENDIZAGEM-A-PARTIR-DO-COLEGIO-ALCANTARA-DE-CARVALHO. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes