CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM PROJETO DE EXTENSÃO QUE ARTICULA UNIVERSIDADE-ESCOLA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM PROJETO DE EXTENSÃO QUE ARTICULA UNIVERSIDADE-ESCOLA
Autores
  • Luciana Ferreira dos Santos
  • IZABELA CARVALHO DOS SANTOS
  • Maria Elídia Teixeira
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Formação de Professores
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/730002-contribuicoes-para-formacao-inicial-e-continuada-de-professores-em-um-projeto-de-extensao-que-articula-universida
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ensino e Aprendizagem em Matemática, Formação de Professores, Parceria Universidade e Escola
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo, apresentar o desenvolvimento do projeto de extensão nomeado “O Processo de Ensino e Aprendizagem Matemática e a Formação de Professores em um Contexto de parceria Universidade-Escola”, o qual envolve ações coletivas realizadas pelo grupo intitulado “Grupo de Estudos, Pesquisa e Práticas em Educação Matemática” (GEPPEMat), criado em 2020, cujos os integrantes são profissionais que ensinam Matemática na Universidade Federal de Jataí e Mato Grosso do Sul, no Instituto Federal de Goiás, Campus Jataí, e nas escolas, bem como graduandos e pós-graduandos da área de Matemática. A principal finalidade com ele, é promover trocas de experiências e conhecimentos entre estes profissionais possibilitados a partir dos encontros mensais do grupo e planejamento de atividades realizadas, como por exemplo, por meio de: oficinas ocorridas de forma colaborativa com as escolas para os alunos da Educação Básica; estudos feitos pelos subgrupos sobre diferentes tendências em Educação Matemática e sobre conteúdos da Matemática; palestras, mesas-redondas e minicursos; e de apresentações de trabalhos em eventos científicos. Em relação aos bolsistas e demais graduandos que, também, sempre estão envolvidos nessas mesmas ações, estas têm permitido, além de se apropriarem dos conhecimentos teóricos-metodológicos estudados ao longo dos trabalhos coletivos e das discussões promovidas entre os envolvidos, iniciarem no campo da pesquisa a partir da análise das informações coletadas com a aplicação de atividades desenvolvidas nas escolas parceiras, bem como das reflexões sobre as problemáticas vivenciadas a partir de uma relação dialética entre teoria-prática. Portanto, este projeto de extensão tem contribuído tanto para a formação daqueles que ensinam matemática nas Instituições de Ensino Superior (IES) e nas escolas, quanto para os discentes destas instituições imbricados nesse trabalho, assim como tem possibilitado o fortalecimento de um trabalho articulado entre a escola e as IES.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Luciana Ferreira dos; SANTOS, IZABELA CARVALHO DOS; TEIXEIRA, Maria Elídia. CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM PROJETO DE EXTENSÃO QUE ARTICULA UNIVERSIDADE-ESCOLA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/730002-CONTRIBUICOES-PARA-FORMACAO-INICIAL-E-CONTINUADA-DE-PROFESSORES-EM-UM-PROJETO-DE-EXTENSAO-QUE-ARTICULA-UNIVERSIDA. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes