ENSINO DE SISTEMAS DIGITAIS PARA DISCENTE SURDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
ENSINO DE SISTEMAS DIGITAIS PARA DISCENTE SURDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Marcelo Silva Freitas
  • Kellyton Mourão Alves da Silva
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ensino Superior
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/730218-ensino-de-sistemas-digitais-para-discente-surdo--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Sistemas Digitais, Ensino, Surdez, Construção, Compartilhada, Conhecimento
Resumo
A disciplina de Sistemas Digitais compõe a matriz curricular da maioria dos cursos de Ciência da Computação e outros da área. No curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Jataí, este componente curricular é obrigatório e com sugestão de ser cursada no segundo período, com 32h teóricas e 32h práticas, estas últimas desenvolvidas em laboratório. Normalmente, conta com um monitor que atende em dois horários adicionais. No segundo semestre 2022, a disciplina de Sistemas Digitais teve, dentre os matriculados, um aluno com surdez. Gabriel é surdo-mudo e se comunica por linguagem de sinais de forma não padronizada, uma vez que em sua família se desenvolveu uma forma de comunicação por sinais apenas parecida com Libras, segundo relatos dos intérpretes e psicopedagoga. Ele ingressou em 2021, portanto, ainda no período da pandemia e, até o início do semestre 2022-2, já havia cursado cinco disciplinas, sendo reprovado por média em todas elas, mas nunca por faltas, o que demonstra sua assiduidade às aulas e seu interesse pelo curso. Os professores dessas disciplinas elaboraram atividades diferenciadas, permitindo que fossem realizadas em casa, dilatando prazos, mas sem sucesso. Diante desse contexto, a coordenação de curso percebeu a necessidade premente de se tomar alguma providência para ajudar Gabriel, de forma que ele não perdesse o interesse pelo curso. Assim, a partir de um planejamento em conjunto com os intérpretes da universidade, que acompanham a trajetória de Gabriel, se pensou em matriculá-lo em uma disciplina que com cunho mais específico do curso, que o motivasse e que não fosse puramente constituída de cálculos matemáticos ou pura teoria. Assim, a coordenação o matriculou na disciplina de Sistemas Digitais. A metodologia utilizada foi se construindo no decorrer das aulas de monitoria. Para isso, considerando a importância da linguagem visual para a pessoa surda, utilizamos em abundância as ferramentas gráficas próprias do conteúdo da disciplina como tabelas-verdade, representações gráficas de portas lógicas e circuitos. Ao final, Gabriel foi aprovado com excelente média e considerável absorção dos pontos principais do conteúdo. Entendendo que, nas palavras de Paulo Freire, a educação se faz com o outro e não para o outro, com este relato de experiência pretendemos compartilhar o que vivenciamos e construímos, pensando no sentido do que define a política nacional de educação popular, isto é, a construção compartilhada do conhecimento.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FREITAS, Marcelo Silva; SILVA, Kellyton Mourão Alves da. ENSINO DE SISTEMAS DIGITAIS PARA DISCENTE SURDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/730218-ENSINO-DE-SISTEMAS-DIGITAIS-PARA-DISCENTE-SURDO--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 29/01/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes