FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Autores
  • Victor Hugo Vieira Alencar Ferreira
  • Michele Silva Sacardo
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/730352-fundamentos-da-didatica-historico-critica-no-contexto-da-educacao-fisica
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Pedagogia Histórico-Crítica, Educação Física, Escola, Educação
Resumo
No decorrer do período histórico com o desenvolvimento da sociedade e consequentemente dos desdobramentos das relações sociais, a educação se estabelece de maneira a se modificar com a estrutura gerenciadora contemporânea. Diante da Escola Nova, a pedagogia histórico – crítica traça um diferencial dentro das concepções críticas quando busca uma articulação crítica sem ser reprodutivista. No cenário atual onde a educação se encontra, onde a escola se torna comércio, e o aluno, mercadoria para o sistema capitalista, críticas a BNCC e a DCN quando ao olhar problemático dos desenvolvimentos dessas para estabelecer um indivíduo apto para o mercado de trabalho e os seus interesses em conhecimentos técnicos e de cunho reprodutivo, a fim de formar um ser alienado em todas as esferas do ser. Nesse sentido, é importante discutir o trabalho do professor dentro desse desenvolvimento, ora, o conhecimento científico está no professor e não no aluno, uma vez que esse aluno também será um professor e terá que contribuir cientificamente. Posto isso, a fim de contribuir com a construção e aprimoramento dos estudos vinculados a PHC em específico com a educação física, a questão a se desenvolver é: quais os fundamentos centrais da didática histórico-crítica na educação física contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos de maneira que avance na construção coletiva de uma possível didática? Para responder a questão norteadora, a pesquisa tem como objetivo geral: Investigar e compreender a relação entre os fundamentos da didática da pedagogia histórico-crítica na educação física e suas possibilidades de desenvolvimento integral dos alunos. Como objetivos específicos, propõe-se: recuperar os elementos históricos e sociais acerca da didática; analisar os princípios e conceitos fundamentais da pedagogia histórico-crítica; compreender a categoria trabalho como fundante do ser social; revisar as estratégias de ensino e aprendizagem da Educação Física sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Diante disso, este estudo será uma pesquisa bibliográfica com análises a partir da aproximação ao método materialismo histórico dialético, visto que é uma forma de interpretação da realidade, uma saída do campo das ideias do espírito, para encontrar e materializar, racionalizar as ideias a fim de conhecer a fundo seu objeto.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Victor Hugo Vieira Alencar; SACARDO, Michele Silva. FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/730352-FUNDAMENTOS-DA-DIDATICA-HISTORICO-CRITICA-NO-CONTEXTO-DA-EDUCACAO-FISICA. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes