CONEXÃO VENEZUELA E BRASIL: A REALIDADE DOS ESTUDANTES VENEZUELANOS NO CEPI EMÍLIA JATAÍ-GO

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
CONEXÃO VENEZUELA E BRASIL: A REALIDADE DOS ESTUDANTES VENEZUELANOS NO CEPI EMÍLIA JATAÍ-GO
Autores
  • Elisa Regina Cruz
  • Rosana Alves Ribas Moragas
  • Virgilio Assis
  • Mauricio Fresan
  • Wallas Freitas Ribeiro
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/730581-conexao-venezuela-e-brasil--a-realidade-dos-estudantes-venezuelanos-no-cepi-emilia-jatai-go
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Estudantes, Imigrante, Pesquisa
Resumo
No século XX a Venezuela tinha uma alta dependência do mercado estadunidense, esse contexto histórico está associado com as grandes reservas petrolíferas, que são responsáveis pelas grandes exportações. Com a crise do petróleo na década de 1970, o país se beneficiou e após o fim da crise ocorreu uma maior oferta do produto no mercado internacional, uma grande crise assolou o país, acompanhada de vários protestos. O Grande fluxo de migrações intenacionais da Venezuela para os países da América Latina, principalmente para o Brasil, é resultado das crises econômicas e políticas que agrava o país desde 2013. Mais de 7 milhões de pessoas em 2015 foram forçadas a migar, 6 milhões estabeleceram nos países latinos. A República Bolivariana da Venezuela, localizada na América do Sul, faz fronteira com o Brasil, a entrada dos migrantes acontece por Roraima, o estado mais afetado pelo intenso fluxo migratório. Um estudo feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aponta, que o número de estudantes imigrantes acresceu 112% em oito anos nas escolas do Brasil. No Centro de Ensino em Período Integral Emília Ferreira de Carvalho (CEPI Emília), conta com quatro estudantes imigrantes da Venezuela. O objetivo desse trabalho é analisar o processo de imigração dos estudantes venezuelanos do CEPI Emília, a partir de uma pesquisa realizada na disciplina de Iniciação Científica. A proposta foi desenvolvida em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O subprojeto de Geografia atua na escola e tem como objetivo proporcionar aos bolsistas uma experiência com a docência. A metodologia utilizada é a pesquisa descritiva, que expõe a característica de determinada população ou fenômeno (VERGARA, 2000). A utilização desse metodologia permitiu verificar o percurso dos estudantes da Venezuela até o município de Jataí-GO, o conhecimento que tinha sobre a cidade, as dificuldades de adaptação na escola, o tempo que mora no Brasil e no município de Jataí-GO. O tratamento dos dados foi realizado mediante a intervenção do PIBID, que desenvolveu atividade de mapeamento do percurso dos estudante da Venezuela até Jataí-GO, elaboração de mapas no Google Earth e a produção de gráficos no Excel. O recurso utilizado para a pesquisa foi o laboratório móvel. Essa atividade promoveu desenvolver nos estudantes da Iniciação Científica o interesse pela pesquisa e conhecer a realidade dos estudantes imigrantes da Venezuela.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CRUZ, Elisa Regina et al.. CONEXÃO VENEZUELA E BRASIL: A REALIDADE DOS ESTUDANTES VENEZUELANOS NO CEPI EMÍLIA JATAÍ-GO.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/730581-CONEXAO-VENEZUELA-E-BRASIL--A-REALIDADE-DOS-ESTUDANTES-VENEZUELANOS-NO-CEPI-EMILIA-JATAI-GO. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes