OS CONCEITOS GEOGRÁFICOS: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM CENSO EXPERIMETAL GEOGRÁFICO

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
OS CONCEITOS GEOGRÁFICOS: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM CENSO EXPERIMETAL GEOGRÁFICO
Autores
  • Mauricio Fresan
  • Wallas Freitas Ribeiro
  • Elisa Regina Cruz
  • Rosana Alves Ribas Moragas
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Formação de Professores
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/730713-os-conceitos-geograficos--uma-analise-por-meio-de-um-censo-experimetal-geografico
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Conceitos Geográficos, Ensino-Aprendizagem, Censo Experimental
Resumo
O processo de ensino e a aprendizagem são realizados juntos por professores e alunos. Portanto, este processo deve construir seus caminhos metodológicos com o uso de metodologias ativas que fazem com que os alunos construam o conhecimento acerca das ciências. Sendo assim, o processo de ensino-aprendizagem em Geografia não pode se furtar deste caminho. O objetivo deste resumo é discorrer o conhecimento adquirido pelos alunos do 9º ano B do Centro de Ensino em Período Integral Emília Ferreira de Carvalho em Jatai/GO, por meio da elaboração de um censo experimental geográfico sobre os conceitos basilares da Geografia: Região e Lugar. A metodologia foi elaborada pelos os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Geografia da Universidade Federal de Jataí – (UFJ). Antes do censo, os alunos tiveram aulas dinâmicas cuja a participação dos mesmo foram muito atuantes. Em seguida, os alunos e os bolsistas criaram perguntas acerca dos conceitos de Região e Lugar. O colégio se localiza em Jatai no estado de Goiás e é pertencente a Região Centro-Oeste do Brasil, de acordo com a classificação geográfica do IBGE, sendo que o Lugar está relacionado aos espaços de vivências, as respostas da maioria dos alunos geralmente eram Goiás, Jataí e Centro-Oeste. Outros alunos responderam com o nome de outras regiões, estados e cidades de onde nasceram. O conceito de lugar para a Geografia está relacionado sobre as relações humanas, ou seja, a vivência que resulta em afetividade e por isso, todos os alunos souberam responder os bairros de onde moravam na cidade. O resultado foi de uma turma composta por 25 alunos, sendo que apenas 4 não souberam responder as perguntas sobre o conceito de Região de maneira correta, sendo que estes possuem dificuldades de leitura e escrita, contudo, eles recebem apoio de profissionais pedagógicos especializados. Por fim, nossa pesquisa, não buscou respostas já certas e prontas acerca do conceito de Região e Lugar. Os alunos responderam conforme a sua interpretação e as respostas estavam corretas, pois o processo de ensino-aprendizagem é contínuo e em conjunto. Portanto, se a resposta e o entendimento dos alunos estão seguindo as orientações corretas acerca da temática do conteúdo, não existem motivos para diminuir o resultado que o aluno constrói em sala de aula.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FRESAN, Mauricio et al.. OS CONCEITOS GEOGRÁFICOS: UMA ANÁLISE POR MEIO DE UM CENSO EXPERIMETAL GEOGRÁFICO.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/730713-OS-CONCEITOS-GEOGRAFICOS--UMA-ANALISE-POR-MEIO-DE-UM-CENSO-EXPERIMETAL-GEOGRAFICO. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes