A INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REVISÃO SISTEMÁTICA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
A INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REVISÃO SISTEMÁTICA
Autores
  • Renata Machado de Assis
  • Jheniffer Sabino Dias
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/730767-a-inclusao-do-aluno-autista-na-educacao-fisica-escolar--revisao-sistematica
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Autismo, Inclusão, Educação Física escolar, Formação Docente, Educação Básica
Resumo
Compreende-se que alunos autistas merecem, como os demais, uma educação de qualidade que permita seu desenvolvimento integral, para isso, incluí-los no ensino regular e, particularmente, nas aulas de Educação Física, é primordial para que haja avanço social, cognitivo e motor. Desse modo, é imprescindível haver produções a respeito da temática que colaborem para a ampliação de conhecimentos e para o debate sobre o assunto. À vista disso, a pesquisa objetivou compilar e analisar a produção teórica acerca da Educação Física e a inclusão escolar de alunos diagnosticados autistas, bem como colaborar para a ampliação de conteúdos que possuem esta temática como objeto de estudo. Como objetivos específicos, pretendeu-se: entender o que é o autismo e suas características; compreender o fenômeno da educação inclusiva; e refletir sobre as possibilidades e os limites apresentados pela produção teórica na busca por incluir o aluno autista nas aulas de Educação Física escolar. O processo metodológico sucedeu-se a partir da pesquisa bibliográfica do tipo revisão sistemática, de caráter quanti-qualitativo. Foram consultados os artigos publicados no site de divulgação científica SciELO. Buscou-se retirar dos artigos selecionados informações para a caracterização dos autores e das revistas. Para a análise e discussão das temáticas das pesquisas, os dezenove artigos encontrados foram classificados em duas grandes categorias: educação inclusiva, que abordou assuntos relacionados à inclusão de alunos autistas e/ou os que dispõem de necessidades educacionais especiais no ambiente escolar; e formação docente, apresentando questões a respeito da prática docente e das formações inicial e continuada. A primeira contou com 78,9% das publicações analisadas e a segunda com 21,1% do montante total (100%). Ao discutir as temáticas, foi evidenciado que a Educação Física escolar relacionada à inclusão de autistas não contou com nenhum registro na literatura, indicando a necessidade de produções e debates a respeito desse limite encontrado, bem como foi possível inferir que a caracterização do espectro nos artigos analisados obteve como enfoque a perspectiva biologicista e o horizonte behaviorista, no que diz respeito às sintomatologias comportamentais, indicando assim conformidade entre as produções ao abordarem o Transtorno do Espectro Autista.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ASSIS, Renata Machado de; DIAS, Jheniffer Sabino. A INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REVISÃO SISTEMÁTICA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/730767-A-INCLUSAO-DO-ALUNO-AUTISTA-NA-EDUCACAO-FISICA-ESCOLAR--REVISAO-SISTEMATICA. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes