DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SOCIOPARTICIPATIVO

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SOCIOPARTICIPATIVO
Autores
  • Amanda Souto Nascimento
  • Deivid Lopes Machado
  • CARLOS ROGERIO ANDRADE
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Meio Ambiente e Sustentabilidade: Natureza e Sociedade
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/730772-diagnostico-da-percepcao-ambiental-na-educacao-infantil--diretrizes-para-a-elaboracao-de-um-questionario-sociopar
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Educação Ambiental, Ensino Infantil, Comunidade Escolar, Questionário
Resumo
As diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil no Brasil, preconizam dentre outras atividades, para um currículo pleno, a educação ambiental direcionada ao desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade. Nesse contexto, é fundamental o conhecimento do cenário atual de educação nas escolas públicas, como forma de planejamento das ações ambientais voltadas a esse público. Apesar da importância, os trabalhos de educação ambiental no ensino infantil são escassos, e medidas que venham ajudar a compreender melhor esse cenário são necessárias. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi elaborar um questionário com o intuito de conhecer a percepção des crianças, pais e professores acerca da importância das florestas em seu dia a dia. Para confeccionar o questionário, levamos em consideração as seguintes perguntas norteadoras: i) Como é trabalhada a educação ambiental nas disciplinas? ii) Quais as principais dificuldades encontradas pelos professores em sala de aula? iii) Quais as sugestões os educadores possuem para elaborar esse tema de forma mais efetiva? No questionário a ser aplicado, inicialmente, para os pais e/ou responsáveis levamos em consideração as seguintes questões: i) Qual o seu contato com as áreas naturais?ii) Você tem acompanhado as atividades desenvolvidas pelo filho(a) na escola? iii) Você considera importante o ensino de educação ambiental nas escolas? Para avaliar a percepção das crianças acerca da importância de questões ambientais, com foco em florestas, será aplicado, no lugar do questionário, atividades lúdicas de desenho, pintura, diálogos e brincadeiras, sendo, posteriormente, avaliados, de forma conjunta, com o auxílio de profissionais psicopedagogos, a interpretação dos resultados. Esse questionário faz parte das atividades no projeto “Enraizar: educação ambiental de base comunitária como estratégia para a formação socioeducacional de crianças de escolas públicas”. Esperamos que os questionários possam captar a percepção ambiental das crianças no ensino infantil no município de Jataí-GO, e que esses possam ser utilizados como promotores do desenvolvimento socioeducacional e consciência ambiental das pessoas envolvidas.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Amanda Souto; MACHADO, Deivid Lopes; ANDRADE, CARLOS ROGERIO. DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SOCIOPARTICIPATIVO.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/730772-DIAGNOSTICO-DA-PERCEPCAO-AMBIENTAL-NA-EDUCACAO-INFANTIL--DIRETRIZES-PARA-A-ELABORACAO-DE-UM-QUESTIONARIO-SOCIOPAR. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes