MODELO DIDÁTICO DE IMUNOGLOBULINAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE IMUNOLOGIA BÁSICA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
MODELO DIDÁTICO DE IMUNOGLOBULINAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE IMUNOLOGIA BÁSICA
Autores
  • Amanda Veiga Paiva Simões
  • Ivanildes Solange da Costa Barcelos
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ensino Superior
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/730878-modelo-didatico-de-imunoglobulinas-no-ensino-aprendizagem-de-imunologia-basica
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Sistema Imunitário, Métodos, Aprendizagem, Anticorpos
Resumo
A imunologia estuda as respostas imunes no sentido mais amplo, eventos celulares e moleculares que ocorrem no hospedeiro após a interação de células e moléculas de defesa com microrganismos e suas toxinas, ou outras macromoléculas estranhas, os mecanismos de defesa contra esses microrganismos faz se presente em todos os organismos multicelulares, o SI conta com respostas rápidas como a resposta imune inata que conta com células fagocíticas (neutrófilos, macrófagos, células dendríticas, mastócitos, células NK e outras células linfoides) que são de suma importante para que haja um reconhecimento inicial de um patógeno, e também a respostas imune adaptativa, que é mediada por células chamada linfócitos, que são capazes de reconhecer variedade de antígenos, as principais populações de linfócitos são chamadas de linfócitos B e linfócitos T. As imunoglobulinas ou anticorpos são os mediadores da resposta imune humoral. Nesse aspecto, podemos observar a complexidade do sistema imune (SI) e a importância da atuação da imunidade. O emprego de modelos didáticos tridimensionais (MD) constitui ferramenta didática útil no ensino da estrutura, organização e funcionamento das respostas imunes. Os objetivos destes trabalhos foram planejar, confeccionar modelos didáticos de imunoglobulinas (Ig) e apresentar o tema em aulas práticas. Inicialmente, houve orientação da docente, que realizou um planejamento com a relação de materiais que seriam utilizados para a confecção dos MD, com representação de todas as moléculas das Igs após consultas bibliográficas relevantes. Foram confeccionados modelos de IgA, IgD, IgE, IgG e IgM, utilizando tintas guache (de várias cores), placas de isopor, E.V.A, canetinhas coloridas, peças de montar e colas – além do uso de tesoura e régua. Durante as aulas práticas da disciplina de Imunologia Básica, baseado em um estudo prévio e com os modelos didáticos finalizados, apresentou-se o tema: “Estrutura molecular e funções das Igs” em sala de aula, para a docente e os discentes da turma, o tempo destinado à apresentação foi de 20 minutos. A apresentação foi dinâmica e, posteriormente, todos puderam comentar e esclarecer dúvidas. Houve aprovação de todos os discentes matriculados na disciplina que consideraram que os modelos contribuíram para o melhor entendimento do conteúdo abordado. Portanto, a metodologia empregada permitiu a representação macroscópica das formas das imunoglobulinas, isso propiciou melhoria na aprendizagem dos conteúdos teóricos.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SIMÕES, Amanda Veiga Paiva; BARCELOS, Ivanildes Solange da Costa. MODELO DIDÁTICO DE IMUNOGLOBULINAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE IMUNOLOGIA BÁSICA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/730878-MODELO-DIDATICO-DE-IMUNOGLOBULINAS-NO-ENSINO-APRENDIZAGEM-DE-IMUNOLOGIA-BASICA. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes