O ENSINO DE GEOGRAFIA: DESAFIOS DA DOCÊNCIA COM A IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
O ENSINO DE GEOGRAFIA: DESAFIOS DA DOCÊNCIA COM A IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Neide Maria Candido De Souza
  • Suzana Ribeiro Lima Oliveira
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/730891-o-ensino-de-geografia--desafios-da-docencia-com-a--implantacao-do-novo-ensino-medio
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ensino da Geografia, Geografia Escolar, Novo Ensino Médio
Resumo
A pesquisa em questão aborda os desafios enfrentados pelos docentes da educação básica, em particular na disciplina de Geografia, com a implantação do Novo Ensino Médio, cuja base é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017. A BNCC estabelece diretrizes normativas para o currículo do Ensino Médio em todo o país define os conhecimentos, habilidades e competências que devem ser ensinados. A pesquisa destaca que a implantação da BNCC tem registro normativo e regulatório, impactando a autonomia dos professores. A Geografia, sendo parte das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, reduz significativamente a carga horária com o Novo Ensino Médio, o que pode prejudicar a compreensão e o aprofundamento dos temas geográficos na educação básica. Autores citados na pesquisa ressaltam a importância da Geografia Escolar e da interdisciplinaridade na formação dos estudantes, enquanto a reforma do Ensino Médio busca uma formação mais voltada ao mercado de trabalho. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa, envolvendo análise documental e revisão da literatura, para entender os desafios enfrentados pelos docentes e buscar identificar possíveis alternativas para superá-los. Em resumo, a pesquisa discute os resultados da BNCC e do Novo Ensino Médio, com foco na disciplina de Geografia, e busca compreender os desafios enfrentados pelos docentes nesse contexto, buscando soluções para melhorar a qualidade da educação no Ensino Médio. A reforma do Ensino Médio impõe inúmeros desafios, especialmente para as escolas públicas, sendo assim, tem-se buscado com esta pesquisa compreender quais são os desafios que os docentes da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na disciplina de Geografia, estão vivenciando com a implantação do novo Ensino Médio e buscar possíveis caminhos que contribuam positivamente com este processo. Sabemos que não tem receita pronta, mas, podemos entender quais desafios necessitam de intervenções e a partir delas elencar possíveis alternativas com vista a superá-los.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Neide Maria Candido De; OLIVEIRA, Suzana Ribeiro Lima. O ENSINO DE GEOGRAFIA: DESAFIOS DA DOCÊNCIA COM A IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/730891-O-ENSINO-DE-GEOGRAFIA--DESAFIOS-DA-DOCENCIA-COM-A--IMPLANTACAO-DO-NOVO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes