EFEITOS DE TÉCNICAS DE COROAMENTO SOBRE A SOBREVIVÊNCIA E CRESCIMENTO DE MUDAS ANGICO (ANADENANTHERA PERIGRINA)

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
EFEITOS DE TÉCNICAS DE COROAMENTO SOBRE A SOBREVIVÊNCIA E CRESCIMENTO DE MUDAS ANGICO (ANADENANTHERA PERIGRINA)
Autores
  • Any Seres Ferreira de Resende
  • Edinara Maria de Brito
  • Yasmin Moraes de Oliveira
  • Felipe Scopel
  • Deivid Lopes Machado
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Meio Ambiente e Sustentabilidade: Natureza e Sociedade
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/730940-efeitos-de-tecnicas-de-coroamento-sobre-a-sobrevivencia-e-crescimento-de-mudas-angico-(anadenanthera-perigrina)
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Restauração Ecológica, Desempenho, Espécies Arbóreas
Resumo
A matocompetição tem sido apontada como o principal filtro ecológico para a colonização e o estabelecimento de espécies arbóreas em plantios florestais. Diante dessa problemática, diversas técnicas de coroamento têm sido utilizadas visando diminuir a competição entre as espécies. Contudo, o gasto em algumas dessas técnicas, como o coroamento mecânico e o uso de herbicidas é oneroso. Nesse sentido, é necessário testar outras técnicas que possam além de serem eficazes no controle de plantas competidoras diminuam os gastos. Visando essa lógica, a utilização de coberturas ao redor das mudas, como os mulchings, pode ser uma estratégia interessante, pois, além de evitarem a matocompetição, promovem melhorias nas propriedades do solo. Diante disso, o objetivo deste estudo foi testar o efeito de técnicas de coroamento na sobrevivência e crescimento de angico (Anadenanthera perigrina), uma espécie nativa do Cerrado. O experimento foi instalado em março de 2019, no Câmpus Jatobá, da Universidade Federal de Jataí-GO, seguindo o delineamento inteiramente casualizado. Foram utilizadas as seguintes técnicas de coroamento: capina, papelão tratado com CuSO4, cavacos de Eucalyptus spp. e controle. Foram plantadas 100 mudas, sendo 25 para cada tratamento. Quatro anos, após a instalação do experimento, avaliamos a sobrevivência e o crescimento (altura e diâmetro) das mudas. Após quatro anos da instalação do experimento, a sobrevivência das mudas foi de 100% nos tratamentos controle e cavaco, 96% no papelão e na capina de 84%. O incremento em altura e diâmetro diferiu entre os tratamentos, com maiores valores nos tratamentos papelão tratado com CuSO4 e cavaco de Eucalyptus spp , com valores de incremento duas vezes maiores nesses dois tratamentos que nos demais. Nossos resultados sugerem que os tratamentos com mulching podem ser uma estratégia eficiente em projetos de restauração, já que podem contribuir tanto com a taxa de sobrevivência e, sobretudo, com o crescimento em diâmetro das mudas.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RESENDE, Any Seres Ferreira de et al.. EFEITOS DE TÉCNICAS DE COROAMENTO SOBRE A SOBREVIVÊNCIA E CRESCIMENTO DE MUDAS ANGICO (ANADENANTHERA PERIGRINA).. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/730940-EFEITOS-DE-TECNICAS-DE-COROAMENTO-SOBRE-A-SOBREVIVENCIA-E-CRESCIMENTO-DE-MUDAS-ANGICO-(ANADENANTHERA-PERIGRINA). Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes