A FORMAÇÃO DO PEQUENO LEITOR

Publicado em 18/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1002-3

Título do Trabalho
A FORMAÇÃO DO PEQUENO LEITOR
Autores
  • Mellina Silva
  • Aísha Lays de Amorim Pontes
  • Danielle Alessandra Evangelista Pereira
Modalidade
Unicamp
Área temática
Infância e Adolescência - UNICAMP
Data de Publicação
18/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressodeape2024/944418-a-formacao-do-pequeno-leitor
ISBN
978-65-272-1002-3
Palavras-Chave
Educação Infantil, Infância, Literatura, Leitura
Resumo
Qual a importância da leitura na infância? Por que ler literatura infantil na escola? Como formar o pequeno leitor? Estas e outras questões motivaram a escrita deste projeto e nos moveram a olhar para a educação infantil e a perceber que a partir de práticas pedagógicas planejadas voltadas ao uso do livro de literatura infantil podíamos ajudar na constituição de futuros pequenos leitores. Desta forma, este trabalho tem por objetivo apresentar ações que contribuíram com a formação de crianças leitoras, mesmo que elas ainda não façam o uso da leitura alfabética. O trabalho foi desenvolvido em uma das unidades da DEdIC, no CECI - Parcial, com 11 crianças de 3 anos de idade, e teve grande relevância para a comunidade universitária, uma vez que as crianças puderam levar os livros de literatura infantil para casa, fazendo o acervo da biblioteca do CECI circular entre as famílias. Além desta ação, outras três foram desenvolvidas durante o ano. A primeira foi a realização de leitura de livros em voz alta pela professora ou estudante participante do projeto. Esta ação estreitou laços afetivos entre as crianças e os adultos. A segunda, foi a utilização do espaço da biblioteca da escola, podendo mostrar para as crianças a importância do uso das bibliotecas, como retirar um livro e os cuidados com o livro coletivo. A terceira ação mostrou às crianças as possibilidades de contar histórias de diferentes maneiras: de forma oral, musicada, através de teatro, com objetos. As ações desenvolvidas durante o ano de 2024 com as crianças tiveram impactos significativos: aumento de vocabulário, despertar da criatividade, participação das famílias, apreciação de histórias lidas em voz alta e criação de laços afetivos com o mediador da história, acesso ao espaço da biblioteca, aprendizado sobre como usar a biblioteca, sobre como escolher um livro. Vale destacar que a parceria do estudante da Unicamp na realização do projeto e com as crianças pequenas foi de suma relevância para a concretização das ações e para a formação do pequeno leitor.
Título do Evento
VII PAPE-G - Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Mellina; PONTES, Aísha Lays de Amorim; PEREIRA, Danielle Alessandra Evangelista. A FORMAÇÃO DO PEQUENO LEITOR.. In: Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressodeape2024/944418-A-FORMACAO-DO-PEQUENO-LEITOR. Acesso em: 25/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes