A PROMOÇÃO DA INOVAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROINDÚSTRIA E AGROPECUÁRIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FEDERAL

Publicado em 16/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1119-8

Título do Trabalho
A PROMOÇÃO DA INOVAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROINDÚSTRIA E AGROPECUÁRIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FEDERAL
Autores
  • Maria Clara De Souza Reis
  • Yasmim Lima Medeiros
  • Ana Lídia Silva de Sousa
  • Rebeca Dos Santos Sousa
  • SUZENNY TEIXEIRA RECHENE
Modalidade
Resumo
Área temática
HUMANIDADES E LINGUAGENS
Data de Publicação
16/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viimaipe2024/983234-a-promocao-da-inovacao-nos-cursos-tecnicos-em-agroindustria-e-agropecuaria-de-uma-instituicao-de-ensino-federal
ISBN
978-65-272-1119-8
Palavras-Chave
Inovação; Pesquisa; Agroindústria; Agropecuária
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os primeiros resultados oriundos do projeto de pesquisa intitulado “A inovação nos Projetos Integradores: o caso do Campus Rural de Marabá”. Para isto, concebeu-se a incontestável relação da inovação com o desenvolvimento da agroindústria e agropecuária, e, consequentemente, com o desenvolvimento social e econômico de uma nação. Considerou-se ainda que a agroindústria é o terceiro setor que mais contribui para geração de riquezas do país, e a agropecuária, no Brasil, é uma das principais atividades econômicas desenvolvidas, respondendo por aproximadamente um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Este estudo tem como objetivo analisar a presença de termos relacionados à inovação nas ementas das disciplinas dos cursos técnicos em agroindústria e agropecuária de uma instituição de ensino federal, a partir dos conteúdos previstos nos Projetos Pedagógicos dos Cursos(PPC’s). Desse modo, para esse estudo, utilizou-se para coleta de dados a pesquisa documental, fazendo uso dos PPC’s, por meio dos quais foram analisados os conteúdos das disciplinas do eixo politécnico. Os termos utilizados para a análise foram selecionados a partir do estudo de Campos (2020) e Lei 10.973 de 02 de dezembro de 20204, sendo: “Inovação”, “Propriedade Intelectual”, “Tecnologias de/para novos produtos”, “novidade” ou termos ligados à “serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo”. A análise das 23 disciplinas do curso técnico em agroindústria mostrou que em apenas 10 possuem um dos termos. No primeiro ciclo, duas de sete disciplinas mencionam "tecnologia", como "Química de Alimentos" e "Informática Aplicada". No segundo ciclo, cinco de nove incluem termos como "tecnologia de", "processo" e "produto", destacando "Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos". No terceiro ciclo, três de sete disciplinas abordam inovação, como "Tecnologia de Óleos e Gorduras" e “Tecnologia de Cereais, Massas e Panificação” e “Projeto Integrador III”, com os termos “processo”, “tecnologia” e “produto”. Da mesma forma, a análise de 23 disciplinas do curso técnico em agropecuária mostrou que em apenas sete disciplinas foram encontrados termos associados à inovação. Assim revelou que, no primeiro ciclo, apenas duas de seis disciplinas apresentaram termos ligados a inovação, como “produto” e “processo”. No segundo ciclo, três de onze disciplinas mencionaram termos como “produto” e “processo”, enquanto no terceiro e último ciclo, duas de seis disciplinas apresentam um dos termos. Destaca-se a necessidade da ocorrência de registro dos projetos integradores do curso técnico em agropecuária para fornecer dados para políticas de inovação. Percebeu-se que há disciplinas que aparecem na matriz curricular, mas suas ementas não constam no PPC. Portanto, os PPC's dos dois cursos não mencionam o termo "Propriedade Intelectual", e "inovação" somente na disciplina Desenvolvimento Territorial e Inovação, do Técnico em Agropecuária. Deste modo, os dados podem indicar uma lacuna na formação dos alunos destes cursos, embora a inovação possa ocorrer de forma implícita através de outras ações. A pesquisa busca contribuir para a reformulação dos PPC’s em 2024, sugerindo a inclusão de conteúdos que contribuam para o desenvolvimento de competências como criatividade, pensamento crítico e habilidades digitais.
Título do Evento
VII MAIPE - Mostra Acadêmica de Inovação, Pesquisa e Extensão do Campus Marabá Industrial
Cidade do Evento
Marabá
Título dos Anais do Evento
Anais do VII MAIPE: Mostra Acadêmica de Inovação, Pesquisa e Extensão do Campus Marabá Industrial
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

REIS, Maria Clara De Souza et al.. A PROMOÇÃO DA INOVAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROINDÚSTRIA E AGROPECUÁRIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FEDERAL.. In: Anais do VII MAIPE: Mostra Acadêmica de Inovação, Pesquisa e Extensão do Campus Marabá Industrial. Anais...Marabá(PA) IFPA Campus Marabá Industrial, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimaipe2024/983234-A-PROMOCAO-DA-INOVACAO-NOS-CURSOS-TECNICOS-EM-AGROINDUSTRIA-E-AGROPECUARIA-DE-UMA-INSTITUICAO-DE-ENSINO-FEDERAL. Acesso em: 25/04/2025

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