PARA SE INSCREVER, FAÇA LOGIN NO CANTO SUPERIOR DIREITO DA TELA LOCAL: IFB – SGAN Quadra 610, módulos D, E, F e G - Miniauditório do Campus Brasília, bloco A, 1°andar. Asa Norte. - Brasília - Distrito Federal - Brasil
O "II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA DO IFB - importância e possibilidades pedagógicas no campo da educação estética” pretende enfatizar as metodologias, práticas pedagógicas e seus resultados concretos. Desta forma, busca a partilha de reflexões e experiências pedagógicas de professores e investigadores em ensino da Arte.
Tema: Ensino das artes, perspectivas metodológicas e práticas pedagógicas.
Escopo: O II Encontro visa aprofundar a reflexão sobre os fundamentos estéticos da educação e as necessidades pedagógicas atuais para o desenvolvimento de sensibilidade e formação de criticidade dos estudantes, intentando melhoria na qualificação dos docentes envolvidos em tais processos.
Pretende-se, também, criar um espaço de partilha de experiências, com resultados obtidos em unidades de trabalho e respectivas reflexões sobre a efetividade, processos avaliativos e adequação ao público atendido e aos objetivos do ensino da arte.
Assim, o Encontro propõe a reflexão sobre o papel da educação estética nos contextos da Educação Básica, Técnica e Tecnológica, discutindo práticas pedagógicas mais pertinentes às necessidades sociais e individuais na atualidade, bem como sensibilizar professores e estudantes em formação para a docência no que diz respeito aos fundamentos estéticos na educação. Tal reflexão insere-se nas discussões sobre a oferta de uma educação de qualidade que supere as distorções efetuadas no ensino da arte e na prática educacional como um todo, visto que a escola ainda pouco proporciona aos estudantes experiências de percepção e de leitura crítica das estruturas que compõem o sistema atual (por ser ela mesma parte estruturante desse sistema).
Linhas temáticas:
A escola, o estudante e a educação estética: modos de aprender.
Perspectivas pedagógicas e estratégias de ensino.
Concepções de educação estética na educação formal.
Avaliação e resultados das práticas educacionais no âmbito do ensino da arte.
Idiomas: português, espanhol.
Apreciação: por "double blind review" ou "arbitragem cega." Cada resumo/artigo recebido pela comissão organizadora é reenviado, sem referência ao autor, a dois, ou mais membros da Comissão Científica, garantindo-se no processo o anonimato de ambas as partes (double-blind), buscando a imparcialidade na avaliação dos trabalhos submetidos.
{{item.nome}}
{{item.nome}}
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}