Edital para os Comunicadores Submeter seus Resumos
CHAMADA PARA RESUMO NO ANAIS COM PUBLICAÇÃO PREVISTA PARA JULHO/2025
Edital para os comunicadores submeterem seus Resumos
1) I SEMINÁRIO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DE INVESTIGAÇÃO E PESQUISA – SIMIP
É fundamental seguir as orientações abaixo:
- · Data para SUBMISSÃO dos resumos: de 10/04 a 20/05 de 2025 – os resumos serão encaminhados pela Plataforma Even3
- · AVALIAÇÃO da Comissão Científica: de 21/05 a 25/05/2025.
- Apresentação no dia 31/05 de acordo com a programação.
- · A publicação do ANAIS sairá até 30/07/2025.
- · Os autores deverão atender aos critérios do edital, caso contrário, o RESUMO poderá ser desclassificado.
- · A inscrição e a submissão serão feitas pela Plataforma Even3.
2) EMENTA
Este Anais será o resultado das apresentações das pesquisas e estudos voltados para as áreas que envolvem Graduandos; Graduados; Mestrandos; Mestres; Doutorandos e Doutores.
3) SERVIÇOS INCLUÍDOS
A obra será editada, registrada e publicada pela Editora Conhecimento. Estão inclusos: Criação de projeto gráfico; Diagramação; Atribuição e registro do ISSN do livro impresso e do livro digital do Anais; Elaboração de ficha catalográfica; Criação de capa; Impressão; Conversão para ePub; Distribuição do livro impresso e do digital; Criação de arte de convite para lançamento; Depósito legal; Conselho Editorial formado por mestres e doutores; Editora comercial; Qualidade gráfica.
Serão feitas diagramação e arte, finalização da obra impressa e digital, registro de dois ISSN (impresso + digital), código de barras, ficha catalográfica, conselho editorial composto por doutores e mestres e indexação no Google Acadêmico, Google Livros, EduCapes, Academia.Edu e outros.
Distribuição Gratuita do Anais Digital (parceria com a Bookwire.com.br) nacional e internacional: Amazon.com; Google books; Apple Books; Americanas; Shoptime; Livraria Cultura; Scribd; LibreriadelaU; entre outras.
Livrarias digitais (sistemas de assinaturas) (parceria com a Bookwire.com.br) nacionais e internacionais: Pageviews; Livroh; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC; Bibliotheca; entre outras.
Compra do Anais impresso: site da Editora (conhecimentoplivraria.com.br); Amazon; Estante Virtual; Magazine Luiza; distribuidores e livreiros. Os comunicadores terão desconto especial no(s) exemplar(es) do Anais físico.
4) CARACTERÍSTICAS DA OBRA
16x23cm, miolo em preto e branco em papel offset 75g, capa brochura com orelhas, impressão em cor, laminação fosca e shrink individual.
5) NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DO RESUMO
ESTRUTURA DO RESUMO SIMPLES
· Tipo de letra Times New Roman, tamanho 12.
· Destaque o Tema coloque entre aspas e em itálico e justifique.
· Nome do(a) autor(a) principal em primeiro lugar, seguido pelos demais coautores. Inclua no fim da página formação, a universidade ou IES(Instituição de Ensino Superior) onde se formou ou está se formando e e-mail de contato (opcisonal).
· No seu resumo, apresente e ressalte o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento analisado.
· Evite abordar as informações do resumo em tópicos.
· O texto do resumo deve ser corrido, formado por frases concisas, afirmativas, simples e coerentes, e, preferencialmente, em parágrafo único.
· A primeira frase do seu resumo deve ser significativa e apresentar o documento ao leitor.
· Utilize verbos na voz ativa e na terceira pessoa do singular (ele).
· Inclua palavras-chave logo abaixo do resumo, antecedidas pela expressão “Palavra-chave:”, separadas por ponto e finalizadas também por ponto.
· O número recomendado de palavras-chave é de, no mínimo, 3 e, no máximo, 5. Não utilize referências bibliográficas.
· Tamanho do resumo: 300 a 500 palavras.
Observação: o resumo poderá ser de estudo realizado ou de estudo a ser realizado.
· Exemplo de resumo a seguir.
O uso das TIC na educação: experiências compartilhadas
Jacques Antunes Silveira
Mestre em Ciência da Educação – Universidade ------ contato de e-mail (opcional)
Francisca Farias de Castro
Doutora em Ciência da Educação – Universidade ------ contato de e-mail (opcional)
O tema do estudo é “O uso das TIC na educação: experiências compartilhadas”. O objetivo dessa investigação é explorar o impacto do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação, destacando as experiências compartilhadas por educadores e alunos em diferentes contextos educacionais. A metodologia foi adotada uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos para coletar e analisar dados. Foram aplicados questionários a 300 professores e estudantes em dez escolas públicas e privadas, seguidos de entrevistas aprofundadas com 30 participantes selecionados. A análise de dados foi realizada utilizando-se software estatístico para quantificar as respostas, complementada por uma análise temática das entrevistas para capturar percepções detalhadas. Os resultados indicam que o uso das TIC na educação enriquece a experiência de aprendizagem, facilitando o acesso a recursos educacionais diversificados e promovendo uma maior interação entre alunos e professores. Foi observado também que as TIC proporcionam melhor adaptação aos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos e aumentam a motivação para aprender. Conclusões, as implicações dos resultados sugerem que as TIC são ferramentas valiosas na modernização dos métodos de ensino e aprendizagem. Recomenda-se a integração contínua das TIC nos currículos escolares e a formação continuada de professores para maximizar esses benefícios.
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação; Educação; Experiência de Aprendizagem; Transformação na Educação; Transformação digital.
- É responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) a autoria da pesquisa (é vedado plágio);
- Em relação aos textos submetidos, uma vez aprovados, os autores receberão a autorização para publicar, que deverá ser assinada por todos os autores e devolvida para a equipe organizadora, que irá encaminhá-la para a editora.
6) OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
1. Não serão aceitos trabalhos com mais de 3 autores;
2. O mesmo autor poderá submeter 2 resumos na mesma área temática todavia precisará de uma inscrição para cada submissão;
3. Pelo menos um dos autores deve possuir uma inscrição válida na qualidade do primeiro autor e efetuar o pagamento no ato da inscrição e submissão da comunicação.
4. Os coautores que desejarem participar do evento deverão fazer a inscrição na qualidade de Coautor;
5. O pagamento na participação no GT – Grupo de Trabalho dará direito à submissão do resumo no Anais e a dois certificados (Ouvinte e Comunicador).
6. Não será realizado reembolso de pagamentos, tampouco será possível a transferência de titularidade de pagamento de inscrição para outrem.
7. Os trabalhos apresentados serão publicados no Anais no formato Digital, e este será enviado para os participantes sem ônus. Já a versão da publicação impressa, esta terá um custo e poderá ser solicitada diretamente à Editora Conhecimento.
7) PRAZOS
A Paideia Conexões Acadêmicas deterá todos os direitos da obra, e a obra será divulgada pela Paideia Conexões Acadêmicas e pela Editora Conhecimento, que fará a divulgação pelas maiores plataformas digitais.
- Previsão de publicação da versão final: 30 de julho de 2025, com a divulgação do PDF sem ônus. O Anais físico será vendido para os interessados, e a entrega será feita conforme calendário que será proposto pela Editora.
8) CANAIS DE CONTATO
Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo e-mail:
seminariosimip@gmail.com
Contato: (31) 99192-7835 – Lorena Aguiar