II Seminário Internacional Multidisciplinar de Investigação e Pesquisa - Entre utopias e distopias: o humano num ecossistema digital

II Seminário Internacional Multidisciplinar de Investigação e Pesquisa - Entre utopias e distopias: o humano num ecossistema digital

online Este é um evento online

Palestrantes


Sobre o evento

O II Seminário Internacional Multidisciplinar de Investigação e Pesquisa (SIMIP ‘25) tem a finalidade de divulgar os trabalhos realizados por pesquisadores no âmbito dos seus programas de Doutorado, Mestrado e Graduação, nacional ou internacional.

 

O conjunto de ofertas e inovações nos âmbitos da Tecnologia e da IA proporciona as bases para uma transformação exponencial não apenas na pesquisa acadêmica, mas em todos os tipos de organizações e atividade humana. 

 

Com efeito, vivemos tempos exponenciais que nos convocam para uma reflexão sobre quais propostas e mudanças nos permitem garantir a sustentabilidade e o bem-estar humano.

 

SIMIP proporciona um espaço de diálogo e reflexão a respeito dos avanços mais recentes em diversas áreas de investigação e pesquisa, incentiva o intercâmbio de experiências, promove o networking entre os participantes e motiva a criação de novas parcerias e projetos colaborativos entre pesquisadores e instituições, aspectos que mobilizam a realização do seminário. 

 

O SIMIP também propõe um workshop prévio com os seguintes objetivos:

 

  • Apresentar a jornada de descoberta e aprendizado sobre a transformação digital e a inteligência artificial, explorando os desafios e as oportunidades que essas tecnologias oferecem;
  • Apresentar um novo paradigma para o ambiente de reflexão e colaboração em torno das novas construções sociais de aprendizagem e educação;
  • Apresentar fontes de publicação para artigos, capítulos de livros e livros no âmbito acadêmico.

A equipe organizadora está entusiasmada e agradece a todos os interessados no SIMIP. Estamos convictos de que este evento será marcado por diálogos estimulantes, descobertas inspiradoras e compartilhamento de experiências e informação convertíveis em conhecimento e inovação para a experiência acadêmica de todos os envolvidos. Uma oportunidade para aproveitar ao máximo, para aprender e crescer juntos, em prol do avanço do conhecimento e da promoção do bem-estar humano em escala global.

Obrigado e boas discussões!

Inscrições

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Atividades

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Edital para os Comunicadores Submeter seus Resumos

CHAMADA PARA RESUMO NO ANAIS COM PUBLICAÇÃO PREVISTA PARA JULHO/2025

 

Edital para os comunicadores submeterem seus Resumos

 

1) I SEMINÁRIO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DE INVESTIGAÇÃO E PESQUISA – SIMIP

É fundamental seguir as orientações abaixo:

 

  1. ·    Data para SUBMISSÃO dos resumos: de 10/04 a 20/05 de 2025 – os resumos serão encaminhados pela Plataforma Even3 
  2. ·     AVALIAÇÃO da Comissão Científica: de 21/05 a 25/05/2025.
  3.       Apresentação no dia 31/05 de acordo com a programação.
  4. ·    publicação do ANAIS sairá até 30/07/2025. 
  5. ·     Os autores deverão atender aos critérios do edital, caso contrário, o RESUMO poderá ser desclassificado.
  6. ·     A inscrição e a submissão serão feitas pela Plataforma Even3.

2) EMENTA

Este Anais será o resultado das apresentações das pesquisas e estudos voltados para as áreas que envolvem Graduandos; Graduados; Mestrandos; Mestres; Doutorandos e Doutores.


3) SERVIÇOS INCLUÍDOS

A obra será editada, registrada e publicada pela Editora Conhecimento. Estão inclusos: Criação de projeto gráfico; Diagramação; Atribuição e registro do ISSN do livro impresso e do livro digital do Anais; Elaboração de ficha catalográfica; Criação de capa; Impressão; Conversão para ePub; Distribuição do livro impresso e do digital; Criação de arte de convite para lançamento; Depósito legal; Conselho Editorial formado por mestres e doutores; Editora comercial; Qualidade gráfica.

Serão feitas diagramação e arte, finalização da obra impressa e digital, registro de dois ISSN (impresso + digital), código de barras, ficha catalográfica, conselho editorial composto por doutores e mestres e indexação no Google Acadêmico, Google Livros, EduCapes, Academia.Edu e outros.


Distribuição Gratuita do Anais Digital (parceria com a 
Bookwire.com.br) nacional e internacional: Amazon.com; Google books; Apple Books; Americanas; Shoptime; Livraria Cultura; Scribd; LibreriadelaU; entre outras.

Livrarias digitais (sistemas de assinaturas) (parceria com a Bookwire.com.br) nacionais e internacionais: Pageviews; Livroh; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC; Bibliotheca; entre outras.

Compra do Anais impresso: site da Editora (conhecimentoplivraria.com.br); Amazon; Estante Virtual; Magazine Luiza; distribuidores e livreiros. Os comunicadores terão desconto especial no(s) exemplar(es) do Anais físico.



4) CARACTERÍSTICAS DA OBRA

16x23cm, miolo em preto e branco em papel offset 75g, capa brochura com orelhas, impressão em cor, laminação fosca e shrink individual.


5) NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DO RESUMO

 

ESTRUTURA DO RESUMO SIMPLES

·  Tipo de letra Times New Roman, tamanho 12.

·  Destaque o Tema coloque entre aspas e em itálico e justifique.

·  Nome do(a) autor(a) principal em primeiro lugar, seguido pelos demais coautores. Inclua no fim da página formação, a universidade ou IES(Instituição de Ensino Superior) onde se formou ou está se formando e e-mail de contato (opcisonal). 

·  No seu resumo, apresente e ressalte o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento analisado.

·  Evite abordar as informações do resumo em tópicos.

· O texto do resumo deve ser corrido, formado por frases concisas, afirmativas, simples e coerentes, e, preferencialmente, em parágrafo único.

· A primeira frase do seu resumo deve ser significativa e apresentar o documento ao leitor.

· Utilize verbos na voz ativa e na terceira pessoa do singular (ele).

· Inclua palavras-chave logo abaixo do resumo, antecedidas pela expressão “Palavra-chave:”, separadas por ponto e finalizadas também por ponto.

· O número recomendado de palavras-chave é de, no mínimo, 3 e, no máximo, 5. Não utilize referências bibliográficas.

·   Tamanho do resumo: 300 a 500 palavras.


  Observação: o resumo poderá ser de estudo realizado ou de estudo a ser realizado. 


·   Exemplo de resumo a seguir. 


O uso das TIC na educação: experiências compartilhadas


Jacques Antunes Silveira

Mestre em Ciência da Educação – Universidade ------ contato de e-mail (opcional)

Francisca Farias de Castro

Doutora em Ciência da Educação – Universidade ------ contato de e-mail (opcional)

 

O tema do estudo é “O uso das TIC na educação: experiências compartilhadas”. O objetivo dessa investigação é explorar o impacto do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação, destacando as experiências compartilhadas por educadores e alunos em diferentes contextos educacionais. A metodologia foi adotada uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos para coletar e analisar dados. Foram aplicados questionários a 300 professores e estudantes em dez escolas públicas e privadas, seguidos de entrevistas aprofundadas com 30 participantes selecionados. A análise de dados foi realizada utilizando-se software estatístico para quantificar as respostas, complementada por uma análise temática das entrevistas para capturar percepções detalhadas. Os resultados indicam que o uso das TIC na educação enriquece a experiência de aprendizagem, facilitando o acesso a recursos educacionais diversificados e promovendo uma maior interação entre alunos e professores. Foi observado também que as TIC proporcionam melhor adaptação aos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos e aumentam a motivação para aprender. Conclusões, as implicações dos resultados sugerem que as TIC são ferramentas valiosas na modernização dos métodos de ensino e aprendizagem. Recomenda-se a integração contínua das TIC nos currículos escolares e a formação continuada de professores para maximizar esses benefícios.

 

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação; Educação; Experiência de Aprendizagem; Transformação na Educação; Transformação digital.

 

Fonte de referência destas orientações:  https://blog.even3.com.br/diferenca-resumo-simples-resumo-expandido/

 - É responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) a autoria da pesquisa (é vedado plágio);

- Em relação aos textos submetidos, uma vez aprovados, os autores receberão a autorização para publicar, que deverá ser assinada por todos os autores e devolvida para a equipe organizadora, que irá encaminhá-la para a editora.


 6) OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

1.  Não serão aceitos trabalhos com mais de 3 autores;

2. O mesmo autor poderá submeter 2 resumos na mesma área temática todavia precisará de uma inscrição para cada submissão;

3.  Pelo menos um dos autores deve possuir uma inscrição válida na qualidade do primeiro autor e efetuar o pagamento no ato da inscrição e submissão da comunicação. 

4.  Os coautores que desejarem participar do evento deverão fazer a inscrição na qualidade de Coautor;

5.  O pagamento na participação no GT – Grupo de Trabalho dará direito à submissão do resumo no Anais e a dois certificados (Ouvinte e Comunicador).

6.  Não será realizado reembolso de pagamentos, tampouco será possível a transferência de titularidade de pagamento de inscrição para outrem.

7.  Os trabalhos apresentados serão publicados no Anais no formato Digital, e este será enviado para os participantes sem ônus. Já a versão da publicação impressa, esta terá um custo e poderá ser solicitada diretamente à Editora Conhecimento. 


7)  PRAZOS

A Paideia Conexões Acadêmicas deterá todos os direitos da obra, e a obra será divulgada pela Paideia Conexões Acadêmicas e pela Editora Conhecimento, que fará a divulgação pelas maiores plataformas digitais.

- Previsão de publicação da versão final: 30 de julho de 2025, com a divulgação do PDF sem ônus. O Anais físico será vendido para os interessados, e a entrega será feita conforme calendário que será proposto pela Editora.

 

8) CANAIS DE CONTATO

Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo e-mail:

seminariosimip@gmail.com

Contato: (31) 99192-7835 – Lorena Aguiar

Submissões

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