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Educação Musical e o Pensamento Latino-Americano: Interações entre Currículo, Pedagogias Abertas e Formação Humana
O tema do II Seminário Nacional do Fladem Brasil se ocupará de reflexões, discussões e interações sobre demandas para o campo da Educação Musical em diálogo com o pensamento latino-americano. Três questões são potentes para pensarmos a ação desse Seminário: O que são as pedagogias abertas? O que se entende por currículo? O que tem o processo de educação musical a contribuir para a formação humana? Essas são algumas das muitas questões que parecem necessárias no debate contemporâneo para uma prática pedagógica musical plural nos diversificados espaços educativos.
Nossa pauta de debate para o II Seminário Nacional do Fladem Brasil tem como foco de discussão os princípios do FLADEM nos quais a educação musical é um direito humano, presente ao longo de toda a vida, dentro e fora do âmbito escolar. Assim, esse seminário se compromete com tais princípios, pois concebem a educação pela arte como um processo permanente de aprendizagem e integração das linguagens expressivas, visando o desenvolvimento da pessoa humana comprometendo-se a implementar políticas educativas e culturais favoráveis à realização plena destes princípios.
Para tanto, foram convidados palestrantes nacionais e internacionais que compartilharão seus conhecimentos e experiências a partir de perspectivas epistemológicas, teóricas e metodológicas por meio de conferências e rodas de conversa. Igualmente convidada está a comunidade de mestres e grupos de tradição, estudantes, docentes, pesquisadores em diferentes campos de atuação, para apresentarem as suas práticas pedagógicas, pesquisas, produções artísticas sobre essa temática tão pertinente para a área da educação musical no Brasil. A programação do evento constará de grupos de trabalho com comunicações, sessão de pôsteres, minicursos, painéis, rodas de conversa, mesa redonda e apresentações musicais.
O objetivo central do Seminário é subsidiar o debate, o intercâmbio e a elaboração de estratégias que favoreçam a produção científica, a formação profissional, as práticas pedagógico-musicais, ações sociais e participação de profissionais da área nas políticas públicas e de valorização da identidade latino-americana. Contará com a presença de pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados na área de educação musical.
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