XI Congresso da ABRACE

XI Congresso da ABRACE

online Este é um evento online

Assista os conteúdos transmitidos nesse evento

O evento já encerrou

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Eflyer Acessível


Informações e Tutoriais

Como acessar as salas online e outros

IMPORTANTE: 

Abaixo você tem um link para um site com informações e tutoriais imprescindíveis para sua efetiva participação online no XI Congresso da ABRACE. Todas os tópicos listados abaixo estão contemplados nesse site de forma pormenorizada. Solicitamos a gentileza de, antes de nos enviar questões ou dúvidas, que ANTES leiam, testem e procedam conforme as instruções desse site. Acreditamos que, dessa forma, iremos sanar 95% das dúvidas relativas a esses tópicos listados. Mas se, mesmo assim, questões ainda persistirem, envie-nos suas dúvidas ou sugestões para secretaria.abrace1998@gmail.com

Para informações, tutoriais, dúvidas e questões relativas aos seguintes tópicos

01) Link para um tutorial de vídeo com tópicos importantes do congresso

02) Acesso às Salas Online e Atividades online do Congresso.

03) Data e horário de sua apresentação.

04) Procedimentos para apresentação de seu Trabalho de Graduação.

05) Procedimentos para Lançamentos de Livros no Congresso.

06) Saber como se credenciar no congresso de forma online.

07) Informações sobre certificados.

08) Informações sobre a publicações dos textos completos nos anais do evento.

09) Saber o que são e usufruir das SALAS PERMANENTES do congresso.

10) Sobre sua comunicação Performativa. Como proceder?

12) Acesso às Chamadas, Documentos, Pauta da Assembleia e Proposta de novo Regimento Interno

13) Formulário para voluntários  de análises de Pesquisas de Graduação e Fórum de Pesquisas em Processo

14) Formulário e Drives

15) Mesas Temáticas e Comunicações com convidados

16) Vou apresentar powerpoint ou vídeo em minha comunicação: como proceder?

17) Quero ver o resumo de alguma comunicação ou atividade que será apresentada, como faço?

Para todas essas informações, favor acessar:

https://portalabrace.org/xicongresso/


  


Chapa Única - Diretoria ABRACE para Gestão 22/23

CHAPA ABRACE Gestão 22/23


Presidente


Nome completo: José Denis de Oliveira Bezerra


Sigla Instituição: UFPA


Email: denisletras@yahoo.com.br   e  denisbezerra@ufpa.br


Mini Currículo:


Ator, diretor teatral, performer, professor e pesquisador de teatro. Doutor em História, pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará (2016). Mestre em Letras: Linguística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (2010). Graduado em Letras- Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (2007). Técnico em Ator pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará/ETDUFPA (2007). Professor da Escola de Teatro e Dança da UFPA, atuando na Licenciatura em Teatro e no curso Técnico de Teatro. E no Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA, na linha de pesquisa Memória, História e Educação em Artes. Atuou no Mestrado Profissional em Artes/PROFARTES/UFPA (2016-2020). Coordenou o Curso de Mestrado Profissional em Artes/PROFARTES/UFPA (2017-2018). Coordena o GT História das Artes do Espetáculo da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas/ABRACE. Trabalhou na Universidade do Estado do Pará, atuando no curso de Letras- Licenciatura em Língua Portuguesa/Belém (2009-2014). Lidera e desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no Grupo de Pesquisa Perau - Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/UFPA/CNPq. Tem experiência nas áreas de Teatro e História, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, história, teatro, Amazônia, cultura, educação, literatura.


 


Primeiro(a) Secretario(a)


Nome completo: Leonel Martins Carneiro


Sigla Instituição: UFAC


Email: leonel.carneiro@ufac.br


Mini Currículo:


Professor da Universidade Federal do Acre, atua principalmente no curso de Teatro (Licenciatura e Bacharelado) e no Mestrado em Artes Cênicas. Coordena o PPGAC-UFAC (2019-2023) e foi coordenador do curso de graduação em Artes Cênicas (biênio 2017-2019). Tem experiência como ator, encenador, produtor, cenógrafo e iluminador. É doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo com estágio de pesquisa sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e no CNRS – THALIM (com bolsa FAPESP). Possui mestrado em Artes Cênicas pela ECA/USP e graduação na mesma área pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou com diversos grupos de teatro ( Núcleo Fuga- LUME Teatro, Humatriz Teatro, Barracão Teatro, Matula Teatro, Boa Companhia, Via Rose, Núcleo Sofia, entre outros). É editor da Revista Educar para Transformar e atuou como editor de diversas revistas (Sala Preta e Aspas). Compõe o conselho editorial das Revistas Aspas (PPGAC-USP) e Rascunhos (GEAC-UFU) e Repertório (PPGAC-UFBA). É líder do Grupo de Pesquisa TEIA. Sua pesquisa atual foca-se na experiência de produção e recepção teatral em Rio Branco-AC, com fomento da FAPAC.


 


Segundo(a) Secretario(a)


Nome completo: Carlos Alberto Ferreira da Silva


Sigla Instituição: UFAC


Email: carlosferreira1202@gmail.com


Mini Currículo:


Carlos Alberto Ferreira é encenador, performer, ator, produtor teatral. Docente Adjunto do curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (UFAC). Doutor em Artes Cênicas pela UFBA; cursou o Doutorado-Sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (PDSE-CAPES); Mestre pelo PPGAC-UFBA (2012-2014). Graduado em Artes Cênicas Licenciatura e Bacharelado com ênfase em Direção Teatral e Interpretação, pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2006-2011).


 


Tesoureiro(a)


Nome completo: Lane Viana Krejcová


Sigla Instituição: UFPA


Email: lane@ufpa.br


Mini Currículo:


Professora da Universidade Federal do Pará (ICA), Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Neurociências Aplicadas e do Grupo Parkinson de Pesquisa e Extensão. Graduou-se em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2006) e doutorado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2014), com período Sandwich na Charles University (Instituto de Medicina Experimental) em Praga, República Tcheca. Tem experiência científica na área de Neuroanatomia, Eletrofisiologia e Comportamento Animal, Doenças Crônicas Neurodegenerativas, Envelhecimento, Alterações Nutricionais Perinatais e exercício físico, com ênfase em dança.


Comissão Editorial


Membro 1


 


Nome Completo: Alba Pedreira Vieira


Sigla Instituição: UFV


Email: albapvieira3@gmail.com


Mini Currículo:


Alba Vieira é Performer e Diretora Artística da Mosaico Cia de Dança Contemporânea; tem Doutorado em Dança pela Temple University/EUA (2007) e pós-doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia/UFBA (2016). Professora-fundadora associada e pesquisadora dos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Dança do Departamento de Artes e Humanidades da Universidade Federal de Viçosa/UFV. Professora e pesquisadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFOP. Avaliadora de Cursos de Graduação e IES do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP. Coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Artes Cênicas desde 2018, e do Grupo de Trabalho de Processos criação e expressão cênica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas/ABRACE desde 2017. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de criação em dança contemporânea, somática, história da dança e improvisação. Pesquisadora e Líder do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Dança (CNPq/UFV). Membro do Comitê Editorial da Art Research Journal (desde 2017) e da Revista Arte da Cena/Art on Stage desde 2016. Organizou dois livros: Educação para as Artes (livro digital, 2010), e Arte e Violência: Ensaios em Movimento (2017). Tem capítulos de livro e artigos publicados nos principais periódicos de Arte, Artes Cênicas e Dança no país e no exterior. Diretora e intérprete-criadora da Mosaico Cia de Dança Contemporânea (vinculada à UFV) desde 2009. Apresentou performances, instalações, espetáculos e ministrou workshops, palestras, debates, masterclasses, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre suas pesquisas e o trabalho desenvolvido com a Mosaico e com outras companhias e grupos de dança e performance em diversas cidades do Brasil e em outros 12 países.



Membro 2


Nome Completo: Vera Regina Martins Collaço


Sigla Instituição: UDESC


Email: verareginacollaco@gmail.com


Mini Currículo:


Professora Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vinculado aos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Artes Cênicas, do Centro de Artes. Aposentada. Editora-chefe do periódico Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, desde 2012 de modo contínuo. Mestre em Teatro pela ECA/USP. Doutora em História pela UFSC.


 Membro 3


 Nome Completo: Andréa Carvalho dos Santos.


Sigla Instituição: UFPA


Mini Currículo:


ANDRÉA CARVALHO DOS SANTOS (assinatura pública: ANDRÉA CARVALHO STARK) possui doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado em Teatro e Cultura – História e historiografia do Teatro – pela Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Letras (habilitação em Língua Portuguesa/Literatura Brasileira/Literatura Portuguesa) pela Faculdade de Letras da UFRJ e licenciada em Letras (habilitação em Língua Portuguesa/Literatura Brasileira/Literatura Portuguesa) pela Faculdade de Educação da mesma universidade. Em pesquisas acadêmicas investiga temas da cultura e da história do teatro no período do século XIX. Em sua dissertação de mestrado investigou a trajetória pessoal e artística da cantora lírica Augusta Candiani (Milão, 1820 - Rio de Janeiro, 1890) e em sua tese de doutorado, recomendada para publicação, investigou o espectador da ópera, do circo e do teatro dramático, musical e cômico na Corte no período entre 1838 a 1868. Possui experiência profissional comprovada na área de produção cultural, como idealizadora e produtora de eventos acadêmicos e culturais; no magistério, como docente da área de Letras, e no âmbito da produção editorial, como revisora de textos e tradutora. Autora de artigos, críticas e entrevistas em publicações acadêmicas e jornalísticas das áreas de cultura e história do teatro no Brasil e no exterior. Membro da Associação Brasileira de Artes Cênicas (ABRACE), da International Federation for Theatre Research (IFTR) e da Associação Nacional de História (ANPUH). Pesquisadora colaboradora no grupo de pesquisa PERAU - Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia, na Faculdade de Teatro da Universidade Federal do Pará (UFPA) onde busca desenvolver pesquisa sobre a atriz e empresária Manuella Lucci. Currículo completo – CV Lattes-CNPQ http://lattes.cnpq.br/4698779479662589


Conselho Fiscal


Membro Titular 1


Nome Completo: Renato Ferracini


Sigla Instituição: UNICAMP


Email: rflume@unicamp.br


Mini Currículo:


Possui graduação em Artes Cênicas pela UNICAMP (1993), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Multimeios também pela UNICAMP. É ator-pesquisador e atualmente Coordenador Associado do LUME - Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP onde atua teórica/praticamente em todas as linhas de pesquisa do núcleo desde o ano de 1993. É Presidente da ABRACE Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas para a gestão 2019/2020/2021 e professor com credenciamento permanente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - IA - UNICAMP. Ministrou disciplinas em programas de pós-graduação - como professor convidado - na USP, UFPB (especialização), FURB (especialização), Escola Superior de Artes Célia Helena, Universidade de Évora (Portugal) e Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Possui quatro livros publicados: "A Arte de Não Interpretar como Poesia Corpórea do Ator" (Editora da UNICAMP e FAPESP - 2001), "Café com Queijo: Corpos em Criação" (HUCITEC e FAPESP - 2006), "Corpos em Fuga, Corpos em Arte - ORG" (HUCITEC e FAPESP - 2006) e "Ensaios de Atuação" (Perspectiva e FAPESP - 2013). Possui artigos publicados nos principais periódicos de teatro. Apresentou espetáculos e ministrou workshops, palestras, debates, masterclasses, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre suas pesquisas e o trabalho desenvolvido no LUME em muitas cidades do Brasil e em outros 22 diferentes países.


 Membro Titular 2


Nome Completo: DANIEL MARQUES DA SILVA


Sigla Instituição: UFBA


Tijuca  Rio de janeiro - RJ


CEP: 20.520-055


Email: danielmarquesdasilva04@gmail.com


Mini Currículo:


Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO (1989), Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998) e Doutor em Artes Cênicas pela mesma instituição (2004). Pós-Doutor em Artes pela Universidade Estadual Paulista (2014). É Professor Associado de Interpretação Teatral da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, UFBA. Cumpriu Acordo de Cooperação Técnica junto ao Bacharelado em Direção Teatral da Escola de Comunicação e ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (2016-2020). Foi Coordenador do Grupo de Trabalho História das Artes do Espetáculo da ABRACE - Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (2014-2018). É Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação no Ensino das Artes Cênicas da UNIRIO e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UFRJ. Desenvolve pesquisas e leciona na área das Artes Cênicas, com especial dedicação aos estudos sobre o trabalho do ator e a arte do palhaço e suas pedagogias de formação com ênfase nas ligadas às tradições populares brasileiras, circo, comicidade, teatro brasileiro, teatro musicado e cultura popular.


 Membro Titular 3


Nome Completo: Raquel Scotti Hirson


Sigla Instituição: UNICAMP


Email: rhirson@unicamp.br


Mini Currículo:


RAQUEL SCOTTI HIRSON


Atriz-pesquisadora do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP) desde 1994 e coordenadora do Núcleo desde maio de 2020. Tem enquadramento funcional de Pesquisador (Pq-C). Faz parte da equipe que organiza a Jornada Internacional Atuação e Presença (IX edição em 2020). Doutora pelo IA da UNICAMP, com a tese “Alphonsus de Guimaraens: Reconstruções da Memória e Recriações no Corpo” (2012). Autora do livro “Tal qual apanhei do pé: uma atriz do Lume em pesquisa” (HUCITEC e FAPESP, 2006) e, junto com Renato Ferracini e Ana Cristina Colla organizou o livro “PRÁTICAS TEATRAIS: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos” (Editora da UNICAMP, 2020). É segunda secretária da ABRACE Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas na gestão 2019/2020/2021 e professora permanente e orientadora de alunos do PPG Artes da Cena do IA, UNICAMP desde 2015. No programa de pós-graduação é membro da Comissão do Seminário Interno de Pesquisas Mario Santana (VIII edição em 2020). Atua nos espetáculos em repertório: “Café com Queijo” (1999), direção coletiva; “Alphonsus” (2013), solo dirigido por Ana Cristina Colla; “Quando os subtextos são textos” (2015), espetáculo demonstração e “Kintsugi, 100 memórias” (2019), dirigido por Emilio García Wehbi.


 Membro Suplente 1


Nome Completo: Ana cristina Colla


Sigla Instituição: UNICAMP


E-mail: accolla@unicamp.br


Mini Currículo: atriz-pesquisadora do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp) desde 1994, membro do Conselho Artístico e de Pesquisa do Núcleo. É autora dos livros “Da minha janela vejo... - Relato de uma trajetória pessoal de pesquisa no LUME” (2006, HUCITEC),  “Caminhante, não há caminho. Só rastros” (2013, Ed. Perspectiva) e Práticas Teatrais: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos (com Renato Ferracini e Raquel Scotti Hirsosn, 2020, Ed. Unicamp) e de artigos em livros e periódicos. Doutora e Mestre pelo Instituto de Artes da UNICAMP e Professora Plena no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena na mesma universidade. Apresenta espetáculos e ministra workshops, palestras, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre o trabalho desenvolvido no Lume em diversas cidades do Brasil e do exterior. Com ênfase na Prática como Pesquisa, é apaixonada pelos temas: atuação, mímesis corpórea, dança pessoal, dança butoh, desmontagem. No plano da escrita, persegue a pergunta: qual é o verbo da/o atriz/ator? Realizou intercâmbios de criação com Natsu Nakajima, Anzu Furukawa, Tadashi Endo, Norberto Presta, Sue Morrison, Grace Passô, Emilio García Wehbi.


Membro Suplente 2


Nome Completo: Luiz Davi Vieira Gonçalves


Sigla Instituição: UEA


Email: luizdavipesquisa@hotmail.com


Mini Currículo:


Performer, Diretor de Teatro e Antropólogo-Artista. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, Professor titular do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICH, Professor e Vice-Coordenador do Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes UFAM/UEA. Pós-doutorado e Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM, com a pesquisa intitulada: O(s) Corpo(s) kõkamõu: a performatividade do pajé-hekura Yanonami da região de Maturacá. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC, linha de pesquisa: História Cultural, com a pesquisa: A Teatralidade na Obra de Siron Franco: uma relação entre Teatro, Artes Plásticas e História em Goiás (1988 a 1999). Graduado em Artes Cênicas - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás. Autor dos livros: O Xamanismo Yanonami da Região de Maturacá/ Yanonami të pë hekuramou Maturacá a xapono há (2018a) e, A Teatralidade na Obra de Siron Franco: uma relação entre História, Teatro e Artes Plásticas (2018b). Atualmente é Líder do Diretório de Pesquisa Tabihuni: Núcleo de Investigações em Teatralidades Contemporâneas e suas Interfaces Pedagógicas-UEA/CNPq. Coordena os Projetos de Extensões: Tabihuni: o Corpo na Arte Contemporânea e suas Interfaces Artísticas e Interculturais (ESAT-UEA) e, Tecendo Diálogos Interculturais (ENS-UEA). Na modalidade participante integra os seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo Maracá CNPq/UFAM, Grupo IMAM: Imagem, Mito e Imaginário nas Artes da Cena CNPq/UFG e o Núcleo de Antropologia, Performance e Drama ? NAPEDRA CNPq/USP. É integrante pesquisador da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, participando do GT IMAM. É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Brasil Plural-IBP (UFSC-UFAM) trabalhando com povos indígenas (Yanomami, Kubeu, Baniwa e Tukano) em áreas como Etnologia, Antropologia da Performance, Arte e Xamanismo no Alto Rio Negro ? Amazonas. Além das atividades acadêmicas, participa de diversas oficinas de formação, montagens de espetáculos e desenvolve experiências corporais em regiões brasileiras como Amazônia (índios e ribeirinhos) e Goiás (sertanejos, andarilhos e moradores locais).


 Membro Suplente 3


Nome Completo: Patricia Leonardelli


Sigla Instituição:UFRGS


Mini Currículo:


Patricia Leonardelli é atriz, professora e pesquisadora de Teatro. Nasceu em 31/01/1975 em Porto Alegre, RS, onde se graduou em Comunicação Social/Jornalismo pela PUCRS. Em 1998, se estabelece em São Paulo para desenvolver sua pesquisa de mestrado junto ao Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP) em que analisa o conceito de treinamento através do estudo comparativo entre as singularidades dos procedimentos de formação do ator e do dançarino moderno (ocasião em que viaja à Dinamarca para vivenciar o treinamento expressivo do Grupo Odin Teatret); enquanto, paralelamente, inicia sua trajetória docente junto ao Curso profissionalizante de atuação da PUCRS. Em 1999, inicia os trabalhos como professora convidada do curso de Interpretação na graduação da ECA/USP, tarefa que irá realizar pelos seis anos seguintes. Em 2002, ingressa no doutorado na mesma instituição, produzindo estudo sobre as relações entre memória, corpo e criação que resultariam em sua tese publicada em 2011 com apoio da Fapesp, intitulada A Memória como Recriação do Vivido. Em 2010, recebe convite para realizar o primeiro pós-doutoramento junto ao LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp dentro do Projeto Temático Memória(s) e Pequenas Percepções, subvencionado pela Fapesp, e coordenado pelo Prof. Dr. Renato Ferracini. Essa experiência resulta na tese Fronteiras da Linguagem, em que ao tripé de investigação corpo-memória-criação, abordado no doutoramento, soma-se a análise de um quarto campo, a produção de linguagem. O aprofundamento e revisão desta mais recente pesquisa foram possíveis graças à obtenção da bolsa CAPES para estágio em pós-doutoramento junto ao Instituto de Artes (IA), Unicamp, em 2014. Recentemente, lecionou na SP Escola de Teatro e é professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do IA/Unicamp, onde entre 2011 e 2013 coordenou a disciplina sobre memória, criação e formas discursivas. Também atua como docente na pós-graduação da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) e é pesquisadora-colaboradora do LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. Tem artigos publicados nas revistas Sala Preta, Urdimento e Cena, montou mais de vinte espetáculos entre teatro, dança e circo, e trabalhou com alguns dos principais coletivos de criação teatral de São Paulo. Atualmente, é professora efetiva de atuação do Departamento de Arte da Dramática do Instituto de Artes, UFRGS.


 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Sobre o evento

XI Congresso da ABRACE

Artes Cênicas e Direitos Humanos em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia

O XI Congresso da ABRACE, a ser realizado no ano de 2021 na Unicamp, tem como objetivo a continuidade e aprofundamento das discussões das artes cênicas e  direitos humanos já iniciadas no ano de 2019 na X Reunião Científica realizada, também, na Unicamp. Não podemos nos furtar de discutir, junto a esse tema de base, o grande momento mundial de pandemia e pós-pandemia pelo qual temos passado e ainda passaremos.

Um vírus microscópico parou o mundo! O atual governo federal tem um papel desmoralizante nesta pandemia, sendo protagonista da falta de ações técnicas no gerenciamento federal da saúde pública. Hoje, enquanto esse edital é escrito, temos no Brasil mais de 221.000 mortes e mais de 9 milhões de casos de COVID-19, cenário esse agravado por um governo federal sem ação concreta no combate à pandemia e que parece fazer questão absoluta de ignorar essa situação alarmante. Um governo que traz em seu bojo uma vontade de gerar conflitos e colocar a democracia brasileira em risco. A democracia no mundo contemporâneo não se faz pela vontade simples de uma maioria, mas, principalmente, em prol dessa maioria. A partir de seus governantes eleitos por sufrágio universal, espera-se que a democracia dê espaço e poder para que as ditas minorias possam ter voz e galgar espaço político e humano, para que superemos as sociedades patriarcais, heteronormativas e neuronormativas que hoje prevalecem no cenário global. A democracia moderna vive a partir desses princípios, e não a partir da imposição da vontade da maioria que vence uma eleição. Infelizmente, nossos atuais governantes brasileiros desprezam essa questão básica do princípio democrático e republicano.

Não bastasse isso, desde o princípio, o governo brasileiro parece declarar guerra contra a cultura e contra os artistas, fazendo com que a ABRACE esteja, obviamente, na linha de frente desse ataque junto a outras associações do gênero.

Com a pandemia urrando em nossos calcanhares, artistas em geral e o teatro, o circo e a dança em particular, foram os mais afetados. Nosso objetivo de vida e poesia é justamente a aglomeração, a coletividade de corpos em comunhão, a troca de suores e sorrisos em grupo. Nossa força são corpos agrupados e acontecimentos coletivos. Com senso de responsabilidade social, a classe artística foi a primeira a cessar suas atividades e será, certamente, a última a retomá-la. Estamos, portanto, enfrentando duas frentes de resistência: por um lado a oposição a um governo que acredita serem os artistas inimigos ideológicos e, por outro lado, a luta contra um inimigo invisível que destruiu, apesar de seu tamanho diminuto, nossa maior arma de revolução: os corpos coletivizados em poesia, a comunhão de pessoas em fruição poética. Estamos imobilizados pelo coronavírus, pois nossa poesia presencial agora é risco. Lembramos aqui de Cazuza: “O meu prazer agora é risco de vida...”.

Mas o que fazer? Desistir? Jamais...

O XI Congresso da ABRACE reunirá, de forma virtual, artistas, associades e convidades para debaterem ações, conceitos, estratégias humanas, políticas e artísticas para aprofundar, agora, as discussões sobre artes cênicas e direitos humanos em contexto de pandemia e pós-pandemia.

INSCRIÇÃO GRATUITA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
           Conferências e mesas convidadas contarão com tradução em libras e audiodescrição



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}