CHAPA ABRACE Gestão 22/23
Presidente
Nome completo: José Denis de
Oliveira Bezerra
Sigla Instituição: UFPA
Email: denisletras@yahoo.com.br e denisbezerra@ufpa.br
Mini Currículo:
Ator, diretor teatral, performer,
professor e pesquisador de teatro. Doutor em História, pelo Programa de
Pós-graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará (2016).
Mestre em Letras: Linguística e Teoria Literária pela Universidade Federal do
Pará (2010). Graduado em Letras- Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela
Universidade do Estado do Pará (2007). Técnico em Ator pela Escola de Teatro e
Dança da Universidade Federal do Pará/ETDUFPA (2007). Professor da Escola de
Teatro e Dança da UFPA, atuando na Licenciatura em Teatro e no curso Técnico de
Teatro. E no Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA, na linha de pesquisa
Memória, História e Educação em Artes. Atuou no Mestrado Profissional em
Artes/PROFARTES/UFPA (2016-2020). Coordenou o Curso de Mestrado Profissional em
Artes/PROFARTES/UFPA (2017-2018). Coordena o GT História das Artes do
Espetáculo da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes
Cênicas/ABRACE. Trabalhou na Universidade do Estado do Pará, atuando no curso
de Letras- Licenciatura em Língua Portuguesa/Belém (2009-2014). Lidera e
desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no Grupo de Pesquisa Perau
- Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/UFPA/CNPq. Tem experiência nas
áreas de Teatro e História, atuando principalmente nos seguintes temas:
memória, história, teatro, Amazônia, cultura, educação, literatura.
Primeiro(a) Secretario(a)
Nome completo: Leonel Martins Carneiro
Sigla Instituição: UFAC
Email: leonel.carneiro@ufac.br
Mini Currículo:
Professor da Universidade Federal
do Acre, atua principalmente no curso de Teatro (Licenciatura e Bacharelado) e
no Mestrado em Artes Cênicas. Coordena o PPGAC-UFAC (2019-2023) e foi
coordenador do curso de graduação em Artes Cênicas (biênio 2017-2019). Tem
experiência como ator, encenador, produtor, cenógrafo e iluminador. É doutor em
Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo com estágio de pesquisa sanduíche
na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e no CNRS – THALIM (com bolsa FAPESP).
Possui mestrado em Artes Cênicas pela ECA/USP e graduação na mesma área pela
Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou com diversos grupos de teatro (
Núcleo Fuga- LUME Teatro, Humatriz Teatro, Barracão Teatro, Matula Teatro, Boa
Companhia, Via Rose, Núcleo Sofia, entre outros). É editor da Revista Educar
para Transformar e atuou como editor de diversas revistas (Sala Preta e Aspas).
Compõe o conselho editorial das Revistas Aspas (PPGAC-USP) e Rascunhos
(GEAC-UFU) e Repertório (PPGAC-UFBA). É líder do Grupo de Pesquisa TEIA. Sua
pesquisa atual foca-se na experiência de produção e recepção teatral em Rio
Branco-AC, com fomento da FAPAC.
Segundo(a) Secretario(a)
Nome completo: Carlos Alberto
Ferreira da Silva
Sigla Instituição: UFAC
Email: carlosferreira1202@gmail.com
Mini Currículo:
Carlos Alberto Ferreira é
encenador, performer, ator, produtor teatral. Docente Adjunto do curso de
Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal
do Acre (UFAC). Doutor em Artes Cênicas pela UFBA; cursou o Doutorado-Sanduíche
na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (PDSE-CAPES); Mestre pelo PPGAC-UFBA
(2012-2014). Graduado em Artes Cênicas Licenciatura e Bacharelado com ênfase em
Direção Teatral e Interpretação, pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
(2006-2011).
Tesoureiro(a)
Nome completo: Lane Viana
Krejcová
Sigla Instituição: UFPA
Email: lane@ufpa.br
Mini Currículo:
Professora da Universidade
Federal do Pará (ICA), Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Neurociências
Aplicadas e do Grupo Parkinson de Pesquisa e Extensão. Graduou-se em
Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (2003),
mestrado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará
(2006) e doutorado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade
Federal do Pará (2014), com período Sandwich na Charles University (Instituto
de Medicina Experimental) em Praga, República Tcheca. Tem experiência científica
na área de Neuroanatomia, Eletrofisiologia e Comportamento Animal, Doenças
Crônicas Neurodegenerativas, Envelhecimento, Alterações Nutricionais Perinatais
e exercício físico, com ênfase em dança.
Comissão Editorial
Membro 1
Nome Completo: Alba Pedreira
Vieira
Sigla Instituição: UFV
Email: albapvieira3@gmail.com
Mini Currículo:
Alba Vieira é Performer e
Diretora Artística da Mosaico Cia de Dança Contemporânea; tem Doutorado em
Dança pela Temple University/EUA (2007) e pós-doutorado em Artes Cênicas pela
Universidade Federal da Bahia/UFBA (2016). Professora-fundadora associada e
pesquisadora dos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Dança do
Departamento de Artes e Humanidades da Universidade Federal de Viçosa/UFV.
Professora e pesquisadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas da UFOP. Avaliadora de Cursos de Graduação e IES do Instituto Nacional
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP. Coordenadora do Fórum
de Editores de Periódicos de Artes Cênicas desde 2018, e do Grupo de Trabalho
de Processos criação e expressão cênica da Associação Brasileira de Pesquisa e
Pós-Graduação em Artes Cênicas/ABRACE desde 2017. Tem experiência na área de
Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas:
processos de criação em dança contemporânea, somática, história da dança e
improvisação. Pesquisadora e Líder do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em
Dança (CNPq/UFV). Membro do Comitê Editorial da Art Research Journal (desde
2017) e da Revista Arte da Cena/Art on Stage desde 2016. Organizou dois livros:
Educação para as Artes (livro digital, 2010), e Arte e Violência: Ensaios em
Movimento (2017). Tem capítulos de livro e artigos publicados nos principais
periódicos de Arte, Artes Cênicas e Dança no país e no exterior. Diretora e
intérprete-criadora da Mosaico Cia de Dança Contemporânea (vinculada à UFV)
desde 2009. Apresentou performances, instalações, espetáculos e ministrou
workshops, palestras, debates, masterclasses, demonstrações técnicas e
pesquisas de campo sobre suas pesquisas e o trabalho desenvolvido com a Mosaico
e com outras companhias e grupos de dança e performance em diversas cidades do
Brasil e em outros 12 países.
Membro 2
Nome Completo: Vera Regina
Martins Collaço
Sigla Instituição: UDESC
Email: verareginacollaco@gmail.com
Mini Currículo:
Professora Titular da
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vinculado aos cursos de
Graduação e Pós-Graduação em Artes Cênicas, do Centro de Artes. Aposentada.
Editora-chefe do periódico Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas,
desde 2012 de modo contínuo. Mestre em Teatro pela ECA/USP. Doutora em História
pela UFSC.
Membro 3
Nome Completo: Andréa Carvalho
dos Santos.
Sigla Instituição: UFPA
Mini Currículo:
ANDRÉA CARVALHO DOS SANTOS
(assinatura pública: ANDRÉA CARVALHO STARK) possui doutorado em Literatura
Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado em
Teatro e Cultura – História e historiografia do Teatro – pela Escola de Teatro
da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em
Letras (habilitação em Língua Portuguesa/Literatura Brasileira/Literatura
Portuguesa) pela Faculdade de Letras da UFRJ e licenciada em Letras
(habilitação em Língua Portuguesa/Literatura Brasileira/Literatura Portuguesa)
pela Faculdade de Educação da mesma universidade. Em pesquisas acadêmicas
investiga temas da cultura e da história do teatro no período do século XIX. Em
sua dissertação de mestrado investigou a trajetória pessoal e artística da
cantora lírica Augusta Candiani (Milão, 1820 - Rio de Janeiro, 1890) e em sua
tese de doutorado, recomendada para publicação, investigou o espectador da
ópera, do circo e do teatro dramático, musical e cômico na Corte no período
entre 1838 a 1868. Possui experiência profissional comprovada na área de
produção cultural, como idealizadora e produtora de eventos acadêmicos e
culturais; no magistério, como docente da área de Letras, e no âmbito da
produção editorial, como revisora de textos e tradutora. Autora de artigos,
críticas e entrevistas em publicações acadêmicas e jornalísticas das áreas de
cultura e história do teatro no Brasil e no exterior. Membro da Associação
Brasileira de Artes Cênicas (ABRACE), da International Federation for Theatre
Research (IFTR) e da Associação Nacional de História (ANPUH). Pesquisadora
colaboradora no grupo de pesquisa PERAU - Memória, História e Artes Cênicas na
Amazônia, na Faculdade de Teatro da Universidade Federal do Pará (UFPA) onde
busca desenvolver pesquisa sobre a atriz e empresária Manuella Lucci. Currículo completo – CV Lattes-CNPQ
http://lattes.cnpq.br/4698779479662589
Conselho Fiscal
Membro Titular 1
Nome Completo: Renato Ferracini
Sigla Instituição: UNICAMP
Email: rflume@unicamp.br
Mini Currículo:
Possui graduação em Artes Cênicas
pela UNICAMP (1993), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Multimeios também
pela UNICAMP. É ator-pesquisador e atualmente Coordenador Associado do LUME -
Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP onde atua
teórica/praticamente em todas as linhas de pesquisa do núcleo desde o ano de
1993. É Presidente da ABRACE Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação
em Artes Cênicas para a gestão 2019/2020/2021 e professor com credenciamento
permanente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - IA -
UNICAMP. Ministrou disciplinas em programas de pós-graduação - como professor
convidado - na USP, UFPB (especialização), FURB (especialização), Escola
Superior de Artes Célia Helena, Universidade de Évora (Portugal) e Universidade
Nova de Lisboa (Portugal). Possui quatro livros publicados: "A Arte de Não
Interpretar como Poesia Corpórea do Ator" (Editora da UNICAMP e FAPESP -
2001), "Café com Queijo: Corpos em Criação" (HUCITEC e FAPESP -
2006), "Corpos em Fuga, Corpos em Arte - ORG" (HUCITEC e FAPESP - 2006)
e "Ensaios de Atuação" (Perspectiva e FAPESP - 2013). Possui artigos
publicados nos principais periódicos de teatro. Apresentou espetáculos e
ministrou workshops, palestras, debates, masterclasses, demonstrações técnicas
e pesquisas de campo sobre suas pesquisas e o trabalho desenvolvido no LUME em
muitas cidades do Brasil e em outros 22 diferentes países.
Membro Titular 2
Nome Completo: DANIEL MARQUES DA
SILVA
Sigla Instituição: UFBA
Tijuca Rio de janeiro - RJ
CEP: 20.520-055
Email:
danielmarquesdasilva04@gmail.com
Mini Currículo:
Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Direção
Teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO (1989),
Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998) e
Doutor em Artes Cênicas pela mesma instituição (2004). Pós-Doutor em Artes pela
Universidade Estadual Paulista (2014). É Professor Associado de Interpretação
Teatral da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, UFBA. Cumpriu
Acordo de Cooperação Técnica junto ao Bacharelado em Direção Teatral da Escola
de Comunicação e ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade
Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (2016-2020). Foi Coordenador do Grupo de
Trabalho História das Artes do Espetáculo da ABRACE - Associação de Pesquisa e
Pós-Graduação em Artes Cênicas (2014-2018). É Professor Colaborador do Programa
de Pós-Graduação no Ensino das Artes Cênicas da UNIRIO e do Programa de Pós-Graduação
em Artes da Cena da UFRJ. Desenvolve pesquisas e leciona na área das Artes
Cênicas, com especial dedicação aos estudos sobre o trabalho do ator e a arte
do palhaço e suas pedagogias de formação com ênfase nas ligadas às tradições
populares brasileiras, circo, comicidade, teatro brasileiro, teatro musicado e
cultura popular.
Membro Titular 3
Nome Completo: Raquel Scotti
Hirson
Sigla Instituição: UNICAMP
Email: rhirson@unicamp.br
Mini Currículo:
RAQUEL SCOTTI HIRSON
Atriz-pesquisadora do LUME
(Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP) desde 1994 e
coordenadora do Núcleo desde maio de 2020. Tem enquadramento funcional de
Pesquisador (Pq-C). Faz parte da equipe que organiza a Jornada Internacional
Atuação e Presença (IX edição em 2020). Doutora pelo IA da UNICAMP, com a tese
“Alphonsus de Guimaraens: Reconstruções da Memória e Recriações no Corpo”
(2012). Autora do livro “Tal qual apanhei do pé: uma atriz do Lume em pesquisa”
(HUCITEC e FAPESP, 2006) e, junto com Renato Ferracini e Ana Cristina Colla
organizou o livro “PRÁTICAS TEATRAIS: sobre presenças, treinamentos,
dramaturgias e processos” (Editora da UNICAMP, 2020). É segunda secretária da
ABRACE Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas na
gestão 2019/2020/2021 e professora permanente e orientadora de alunos do PPG
Artes da Cena do IA, UNICAMP desde 2015. No programa de pós-graduação é membro
da Comissão do Seminário Interno de Pesquisas Mario Santana (VIII edição em
2020). Atua nos espetáculos em repertório: “Café com Queijo” (1999), direção
coletiva; “Alphonsus” (2013), solo dirigido por Ana Cristina Colla; “Quando os
subtextos são textos” (2015), espetáculo demonstração e “Kintsugi, 100
memórias” (2019), dirigido por Emilio García Wehbi.
Membro Suplente 1
Nome Completo: Ana cristina Colla
Sigla Instituição: UNICAMP
E-mail: accolla@unicamp.br
Mini Currículo:
atriz-pesquisadora do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da
Unicamp) desde 1994, membro do Conselho Artístico e de Pesquisa do Núcleo. É
autora dos livros “Da minha janela vejo... - Relato de uma trajetória pessoal
de pesquisa no LUME” (2006, HUCITEC),
“Caminhante, não há caminho. Só rastros” (2013, Ed. Perspectiva) e
Práticas Teatrais: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos (com
Renato Ferracini e Raquel Scotti Hirsosn, 2020, Ed. Unicamp) e de artigos em
livros e periódicos. Doutora e Mestre pelo Instituto de Artes da UNICAMP e
Professora Plena no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena na mesma
universidade. Apresenta espetáculos e ministra workshops, palestras, demonstrações
técnicas e pesquisas de campo sobre o trabalho desenvolvido no Lume em diversas
cidades do Brasil e do exterior. Com ênfase na Prática como Pesquisa, é
apaixonada pelos temas: atuação, mímesis corpórea, dança pessoal, dança butoh,
desmontagem. No plano da escrita, persegue a pergunta: qual é o verbo da/o
atriz/ator? Realizou intercâmbios de criação com Natsu Nakajima, Anzu Furukawa,
Tadashi Endo, Norberto Presta, Sue Morrison, Grace Passô, Emilio García Wehbi.
Membro Suplente 2
Nome Completo: Luiz Davi Vieira
Gonçalves
Sigla Instituição: UEA
Email:
luizdavipesquisa@hotmail.com
Mini Currículo:
Performer, Diretor de Teatro e
Antropólogo-Artista. Professor Adjunto da Universidade do Estado do
Amazonas-UEA, Professor titular do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar
em Ciências Humanas - PPGICH, Professor e Vice-Coordenador do Mestrado
Profissional em Artes - Prof-Artes UFAM/UEA. Pós-doutorado e Doutor em
Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM, com a pesquisa
intitulada: O(s) Corpo(s) kõkamõu: a performatividade do pajé-hekura Yanonami
da região de Maturacá. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica
de Goiás PUC, linha de pesquisa: História Cultural, com a pesquisa: A
Teatralidade na Obra de Siron Franco: uma relação entre Teatro, Artes Plásticas
e História em Goiás (1988 a 1999). Graduado em Artes Cênicas - Bacharelado e
Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás. Autor dos livros: O Xamanismo
Yanonami da Região de Maturacá/ Yanonami të pë hekuramou Maturacá a xapono há
(2018a) e, A Teatralidade na Obra de Siron Franco: uma relação entre História,
Teatro e Artes Plásticas (2018b). Atualmente é Líder do Diretório de Pesquisa
Tabihuni: Núcleo de Investigações em Teatralidades Contemporâneas e suas
Interfaces Pedagógicas-UEA/CNPq. Coordena os Projetos de Extensões: Tabihuni: o
Corpo na Arte Contemporânea e suas Interfaces Artísticas e Interculturais
(ESAT-UEA) e, Tecendo Diálogos Interculturais (ENS-UEA). Na modalidade
participante integra os seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo Maracá CNPq/UFAM, Grupo
IMAM: Imagem, Mito e Imaginário nas Artes da Cena CNPq/UFG e o Núcleo de
Antropologia, Performance e Drama ? NAPEDRA CNPq/USP. É integrante pesquisador
da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas,
participando do GT IMAM. É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e
Tecnologia Brasil Plural-IBP (UFSC-UFAM) trabalhando com povos indígenas
(Yanomami, Kubeu, Baniwa e Tukano) em áreas como Etnologia, Antropologia da
Performance, Arte e Xamanismo no Alto Rio Negro ? Amazonas. Além das atividades
acadêmicas, participa de diversas oficinas de formação, montagens de
espetáculos e desenvolve experiências corporais em regiões brasileiras como
Amazônia (índios e ribeirinhos) e Goiás (sertanejos, andarilhos e moradores
locais).
Membro Suplente 3
Nome Completo: Patricia
Leonardelli
Sigla Instituição:UFRGS
Mini Currículo:
Patricia Leonardelli é atriz,
professora e pesquisadora de Teatro. Nasceu em 31/01/1975 em Porto Alegre, RS,
onde se graduou em Comunicação Social/Jornalismo pela PUCRS. Em 1998, se
estabelece em São Paulo para desenvolver sua pesquisa de mestrado junto ao
Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP) em que
analisa o conceito de treinamento através do estudo comparativo entre as
singularidades dos procedimentos de formação do ator e do dançarino moderno
(ocasião em que viaja à Dinamarca para vivenciar o treinamento expressivo do
Grupo Odin Teatret); enquanto, paralelamente, inicia sua trajetória docente
junto ao Curso profissionalizante de atuação da PUCRS. Em 1999, inicia os
trabalhos como professora convidada do curso de Interpretação na graduação da
ECA/USP, tarefa que irá realizar pelos seis anos seguintes. Em 2002, ingressa
no doutorado na mesma instituição, produzindo estudo sobre as relações entre
memória, corpo e criação que resultariam em sua tese publicada em 2011 com
apoio da Fapesp, intitulada A Memória como Recriação do Vivido. Em 2010, recebe
convite para realizar o primeiro pós-doutoramento junto ao LUME - Núcleo
Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp dentro do Projeto Temático
Memória(s) e Pequenas Percepções, subvencionado pela Fapesp, e coordenado pelo
Prof. Dr. Renato Ferracini. Essa experiência resulta na tese Fronteiras da
Linguagem, em que ao tripé de investigação corpo-memória-criação, abordado no
doutoramento, soma-se a análise de um quarto campo, a produção de linguagem. O
aprofundamento e revisão desta mais recente pesquisa foram possíveis graças à
obtenção da bolsa CAPES para estágio em pós-doutoramento junto ao Instituto de
Artes (IA), Unicamp, em 2014. Recentemente, lecionou na SP Escola de Teatro e é
professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do
IA/Unicamp, onde entre 2011 e 2013 coordenou a disciplina sobre memória,
criação e formas discursivas. Também atua como docente na pós-graduação da
Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) e é pesquisadora-colaboradora do
LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. Tem artigos
publicados nas revistas Sala Preta, Urdimento e Cena, montou mais de vinte
espetáculos entre teatro, dança e circo, e trabalhou com alguns dos principais
coletivos de criação teatral de São Paulo. Atualmente, é professora efetiva de
atuação do Departamento de Arte da Dramática do Instituto de Artes, UFRGS.