O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade do IFRN (NEGÊDI), realizará nos dias 22, 24, 29 e 30 de abril, sua programação voltada para o Abril Indígena, mês no qual se enfatiza a luta, a resistência e o protagonismo da população indígena.
Com o tema "Protagonismo e desafios dos indígenas do Rio Grande do Norte e do Brasil", a atividade tem como objetivo destacar a importância e o papel dos Povos Indígenas Tradicionais na luta pela preservação da terra, pela defesa da manutenção da cultura, saberes e tradições de seus ancestrais, além de resistir contra as inúmeras invasões e grileiros, madeireiros latifundiários que avançam e dizimam seus povos, com o claro aval do governo genocida que está no poder. Desta forma, valorizar, fortalecer e apoiar sua cultura, história e trajetórias é um compromisso que temos, evidenciando seu protagonismo e resistência pela vida!
A programação do Abril Indígena do NEGÊDI tem início no dia 22 e se encerra no dia 30 deste mês e contará com roda de conversas, minicurso e debates com lideranças e pesquisadores/as na temática. A programação está constituída da seguinte forma:
22/04 - 17h: Quinta Feminista
Tema: "Feminismos, cultura indígena e desafios para as mulheres indígenas"
A atividade contará com a participação das representantes indígenas de diversas etnias dos estados do RN, PE e de uma consultora para os povos indígenas no Peru.
Contamos com a participação da estudante de Licenciatura em Educação do Campo e liderança indígena da Comunidade de Catu dos Eleotérios, Meyriane Costa de Oliveira; da Professora historiadora, mestranda, Tayse Campos, liderança indígena da Comunidade do Amarelão; da mestra em antropologia Elisa Urbano Pankararu, liderança indígena do povo Pankararu de Pernambuco e representante da APOINME( Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo); e a jurista e advogada Silvia Cristina Lacerda Hunikui, da TOAJ( Tribunal Originário Abyayala - Escritório no Perú. A mediação será feita por Ana Paula Lima, professora de História e gestora pública estadual em Caiçara do Norte no município de João Câmara.
No dia 24 de abril (sábado), às 16h, teremos o Fala Comunidade com o tema "Protagonismo, resistência e desafios para os povos indígenas no RN e no Brasil", com a participação de Cristina Moreno, professora do IFRN Campus Ipanguaçu e representante do NEABI Sistêmico do IFRN; de Luiz Katu, cacique e liderança da Comunidade de Catu dos Eleotérios; e Enoque Raposo, representante da etnia Macuxi da Área indígena Raposo Serra do Sol/Roraima. A mediação será feita por Jorge Negão, músico, percussionista, Afroempreendedor e Diretor do grupo Folia de Rua Potiguar.
No dia 29 de abril (quinta-feira), às 19h, teremos o evento do Projeto Conexões Saberes, Academia & Comunidade com o tema "A produção acadêmica e os saberes ancestrais indígenas", que visa apresentar as produções acadêmicas e científicas produzidas na temática. Contaremos com a participação da professora Maria Mônica de Freitas (autodeclarada Tapuia Paiacu e Mestra em Letras); José Alberto da Silva (Mestre em Ciências Sociais e Humanas); Enoque Raposo (Indígena Macuxi, secretário executivo e empreendedor étnico); e o professor Geraldo Barbosa (mestre e antropólogo). A mediação será feita pela educadora em Filosofia l EBTT Euza Raquel (IFRN Campus Mossoró).