Ação acadêmica

Ação acadêmica

presencial Auditório Eulálio Chaves - Manaus - Amazonas - Brasil

Sobre o evento

“Davi Kopenawa: palavras de um xamã Yanomami” é uma ação acadêmica inédita que celebra as defesas de dissertação de três discentes Yanomami, oriundos da região do Alto Rio Negro (Santa Isabel do Rio Negro), matriculados como alunos fora de sede no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

O evento é uma realização do PPGSCA/UFAM com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM. 

Os discentes da turma de 2023, Odorico Xamatari Hayata Yanomami, Edinho Yanomami Yarimina Xamatari e Modesto Yanomami Xamatari Amaroko são licenciados pela UFAM no curso de Licenciatura Indígena – Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável – Yanomami, e atuam como professores do ensino básico em língua Yanomami em um dos Xapono localizados no Rio Marauiá (Santa Isabel do Rio Negro). Como educadores em suas comunidades, exercem também uma forma de liderança política, construindo pontes entre o saber tradicional e a formação escolar. 

Durante o mestrado, cada um escolheu estudar as próprias ancestralidades e registrar, a partir de sua perspectiva, aspectos fundamentais do saber tradicional Yanomami, como forma de valorização, preservação e transmissão desses conhecimentos às próximas gerações. 

Neste contexto, a presença de Davi Kopenawa Yanomami, uma das mais importantes lideranças indígenas do Brasil e referência internacional na defesa dos direitos dos povos originários e da floresta amazônica, confere ao evento um caráter histórico e profundamente simbólico. Sua participação em uma banca de mestrado na Universidade Federal do Amazonas reafirma o lugar central das vozes indígenas na produção de conhecimento e ressalta a importância das políticas afirmativas que possibilitam o acesso e a permanência de estudantes indígenas na pós-graduação pública. 

Mais do que um ato simbólico, o evento representa a superação de obstáculos institucionais, linguísticos e culturais que, por muito tempo, invisibilizaram os saberes indígenas nos espaços universitários. Ao acolher mestrandos oriundos de comunidades remotas do Alto Rio Negro, o PPGSCA reafirma seu compromisso com a inclusão epistemológica, a interculturalidade e a democratização do conhecimento. 

A presença de uma liderança como Davi Kopenawa em uma banca de mestrado na Amazônia é também um marco histórico, político e acadêmico. Em uma região atravessada por disputas territoriais, desigualdades estruturais e uma diversidade sociocultural complexa, reconhecer e integrar essas lideranças aos processos formativos da universidade é essencial para construir uma instituição verdadeiramente plural, comprometida com a justiça social, ambiental e epistêmica. 

Inscrições

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