A Alames é uma articulação não institucionalizada que promove o campo da Medicina Social e Saúde Coletiva na América Latina e conta com representações (capítulos) em todos os países do continente, mantendo uma profícua atividade na formação de profissionais e lideranças ativistas por saúde. No Brasil, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) participa da Alames desde sua fundação e é a entidade representante (o capítulo) da associação no Brasil.
O Congresso Latino-Americano de Medicina Social e Saúde Coletiva está em sua 18ª edição e se destacou como um dos principais encontros da saúde coletiva. Ocorre a cada dois anos, de forma rotativa, pelos países latino-americanos. No ano de 2025, o evento ficará a cargo do Brasil, e o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) terá a incumbência e a responsabilidade de organizá-lo na cidade do Rio de Janeiro, no campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
O tema central, Por Democracia, Direitos Sociais e Saúde: Retomando o Caminho da Determinação Social e da Soberania dos Povos, orienta o conjunto dos debates e a estruturação dos eixos temáticos. Os desdobramentos do tema refletem se nos eixos desenhados para dar amplitude às possibilidades de sua abordagem:
CAPITALISMO E SAÚDE: Análise crítica das relações entre o sistema capitalista e seus impactos na saúde da população.
SOBERANIA E DESCOLONIZAÇÃO DA SAÚDE: Exploração da soberania em saúde e esforços para descolonizar abordagens e práticas médicas.
DIREITOS SOCIAIS E EQUIDADE NA SAÚDE: Discussão sobre a promoção e garantia dos direitos sociais como base para a equidade em saúde.
SAÚDE E DEMOCRACIA: Reflexão sobre a interseção entre saúde pública e os princípios democráticos, destacando desafios e oportunidades.
DETERMINAÇÃO SOCIAL DA SAÚDE: Abordar fatores sociais, econômicos e ambientais que influenciam e determinam a condição de saúde, reconhecendo a complexidade dessas interações.
POLÍTICAS E MODELO DE CUIDADO: Princípios éticos, políticos e organizativos a serem adotados na construção dos sistemas universais e decoloniais de saúde.