ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO DO ENEM: UM OLHAR ACERCA DO CAPITAL CULTURAL COMO HERANÇA

Publicado em 28/09/2020 - ISSN: 2175-6880

Título do Trabalho
ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO DO ENEM: UM OLHAR ACERCA DO CAPITAL CULTURAL COMO HERANÇA
Autores
  • Izabel Jensen Santana
Modalidade
Apresentação Oral
Área temática
GT 4 - Educação, ensino e inclusão social
Data de Publicação
28/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11snsp/236387-analise-do-questionario-socioeconomico-do-enem--um-olhar-acerca-do-capital-cultural-como-heranca
ISSN
2175-6880
Palavras-Chave
Desempenho redacional, capital cultural herdado, escolaridade dos pais.
Resumo
O presente trabalho tem como intenção socializar a pesquisa que está sendo desenvolvida no PPG em Educação, na Universidade Federal do Paraná, a qual investiga as variáveis que estão relacionadas ao desempenho dos candidatos na redação do Enem, mais especificamente, dos candidatos que obtêm notas zero ou mil. Dentre as variáveis investigadas, o foco no momento se encontra na escolaridade dos pais. A metodologia empregada para a análise da influência da “escolaridade dos pais” no desempenho redacional foi a quantitativa, partindo da apreciação dos microdados fornecidos pelo INEP, colhidos a partir das respostas obtidas no questionário socioeconômico, utilizou-se um programa de análise estatística, SPSS, o qual permite refinar os dados, filtrando informações mais relevantes e cruzando algumas variáveis. Cabe ressaltar que o trabalho desenvolvido realizou um levantamento de dados com um recorte temporal que abrange desde o ano de 2010 até 2018. Este recorte foi proposto partindo da primeira aplicação do “novo Enem”, até o ano de ingresso da pesquisadora no mestrado. A variável que diz respeito ao grau de ensino dos pais foi selecionada, pois permite que, por meio desta informação, o capital cultural herdado seja delineado, investigando se é um fator que influencia no desempenho na produção textual e em que grau ocorre tal influência. Este trabalho tem como base a teoria sociológica de Bourdieu, com a aplicação de noções estruturantes do autor, como habitus, campo e capitais, na tentativa de fundamentar a hipótese de que existe uma relação dos fatores socioeconômicos com o desempenho escolar, mais detidamente, com a produção da redação; fatores estes que fogem do controle dos candidatos e que operam ainda mais distinções, até mesmo no uso de uma política pública, que deveria servir como minimizadora de desigualdades. Com base no levantamento que foi feito até o presente momento, observou-se que a escolaridade dos pais estabelece uma relação significativa com o desempenho dos participantes na redação do Enem, respostas como “nunca estudou” são recorrentes nos casos em que os estudantes obtiveram nota zero, enquanto são raros quando se tratam de participantes que tiraram mil. Do mesmo modo que o número de respostas que indicam que os pais têm ensino superior completo é bem mais expressivo nos casos de notas mil, do que quando a nota é zero, se levarmos em consideração a porcentagem relativa.
Título do Evento
11 Seminário Nacional Sociologia & Política
Título dos Anais do Evento
Anais XI Seminário Nacional Sociologia & Política
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTANA, Izabel Jensen. ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO DO ENEM: UM OLHAR ACERCA DO CAPITAL CULTURAL COMO HERANÇA.. In: Anais XI Seminário Nacional Sociologia & Política. Anais...Curitiba(PR) UFPR, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11snsp/236387-ANALISE-DO-QUESTIONARIO-SOCIOECONOMICO-DO-ENEM--UM-OLHAR-ACERCA-DO-CAPITAL-CULTURAL-COMO-HERANCA. Acesso em: 30/04/2025

Trabalho

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