TENSÕES E DIALÓGOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: PROPOSTA DE UMA PEDAGOGIA ENGAJADA

Publicado em 22/09/2022 - ISSN: 2175-6880

Título do Trabalho
TENSÕES E DIALÓGOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: PROPOSTA DE UMA PEDAGOGIA ENGAJADA
Autores
  • paola victor amaral
Modalidade
Trabalho Completo
Área temática
GT 05 – SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Data de Publicação
22/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/12snsep/478654-tensoes-e-dialogos-no-campo-da-educacao--proposta-de-uma-pedagogia-engajada
ISSN
2175-6880
Palavras-Chave
Educação, pedagogia engajada, sala de aula, multiculturalismo
Resumo
Este trabalho se propõe a incitar reflexões a partir do campo da educação e, principalmente, problematizar a hierarquização dos saberes. Neste contexto, é importante trazer para o debate diferentes vozes, que instiguem diversas percepções sobre a educação. Desse modo, as teorias sociais capacitam o diálogo para criarem novas perspectivas e sentidos, transgredindo as fronteiras epistemológicas do saber. Perceber a comunicação educativa como potencialidade na prática da liberdade, implica em compreender as parcialidades que se perpetuam na sala de aula e, que por sua vez, sustentam o ocidentalismo, o racismo e o sexismo. A partir dessa reflexão, as tensões e disputas sobre o conceito de multiculturalismo, pode invadir os muros da escola, para que a diversidade cultural seja pensada como um projeto político. E, para além disso, o presente artigo tem como objetivo, fundamentar questionamentos sobre as implicações para o campo educacional, das propostas neoliberais pautadas na ideia do indivíduo" individualista”, na visão universalista da escola e na distância entre a teorização da educação e a elaboração de políticas públicas da área. O debate sobre o potencial transformador da sala de aula, perpassa o comprometimento com uma pedagogia engajada, o reconhecimento dos preconceitos que moldaram a forma como o saber é compartilhado e as estruturas de poder que sustentam a produção do conhecimento.
Título do Evento
12º Seminário Nacional Sociologia & Política
Título dos Anais do Evento
Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AMARAL, paola victor. TENSÕES E DIALÓGOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: PROPOSTA DE UMA PEDAGOGIA ENGAJADA.. In: Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR. Anais...Curitiba(PR) UFPR, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/12snsep/478654-TENSOES-E-DIALOGOS-NO-CAMPO-DA-EDUCACAO--PROPOSTA-DE-UMA-PEDAGOGIA-ENGAJADA. Acesso em: 26/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes