CONSUMO E FEMINISMO: NARRATIVAS DE AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA SOBRE O FEMINISMO NA MARCA “THE FEMINIST TEA”

Publicado em 22/09/2022 - ISSN: 2175-6880

Título do Trabalho
CONSUMO E FEMINISMO: NARRATIVAS DE AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA SOBRE O FEMINISMO NA MARCA “THE FEMINIST TEA”
Autores
  • Daniela Alves Minuzzo
  • Fabiana Bom Kraemer
  • Eliane Portes Vargas
Modalidade
Trabalho Completo
Área temática
GT 01 - GÊNERO, CORPO, SEXUALIDADES, IDENTIDADES E CUIDADO
Data de Publicação
22/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/12snsep/480151-consumo-e-feminismo--narrativas-de-afirmacao-identitaria-sobre-o-feminismo-na-marca-the-feminist-tea
ISSN
2175-6880
Palavras-Chave
Alimentação; consumo; feminismo; cultura; empoderamento.
Resumo
Partindo da premissa de que o consumo expressa códigos culturais, o propósito deste artigo é discutir a representação sobre o feminismo tendo por base um estudo realizado sobre a marca brasileira de chás “The Feminist Tea”. O corpus da análise provém do sítio eletrônico que a abriga, páginas oficiais nas redes sociais, entrevistas e reportagens. Observou-se neste material o uso intenso do termo “empoderamento” central no chamado femvertising (“publicidade feminista/feminina”). Apresentando-se como um negócio social, a marca comunica narrativas que buscam agregar relevância ao produto, inserindo-se na lógica do “feminismo de mercadoria”. Narrativas de pertencimento reforçam a visão de que o consumo pode ser capaz de estabelecer identidade entre grupos. Com apoio da literatura sobre novas formas de consumo e feminismo pretende-se apontar nesta marca de chás a construção de narrativas que articulam consumo, afirmação identitária e feminismo. O trabalho suscita questões como a apropriação de um movimento político como objeto de consumo, o real potencial de mudança social desta abordagem, os limites e possibilidades de se utilizar o espaço do consumo como arena de militância. Por outro lado, essa nova narrativa pode ser especialmente positiva ao popularizar debates e ações que podem aproximar pessoas a ações políticas organizadas coletivamente.
Título do Evento
12º Seminário Nacional Sociologia & Política
Título dos Anais do Evento
Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MINUZZO, Daniela Alves; KRAEMER, Fabiana Bom; VARGAS, Eliane Portes. CONSUMO E FEMINISMO: NARRATIVAS DE AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA SOBRE O FEMINISMO NA MARCA “THE FEMINIST TEA”.. In: Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR. Anais...Curitiba(PR) UFPR, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/12snsep/480151-CONSUMO-E-FEMINISMO--NARRATIVAS-DE-AFIRMACAO-IDENTITARIA-SOBRE-O-FEMINISMO-NA-MARCA-THE-FEMINIST-TEA. Acesso em: 27/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes