CLASSIFICAÇÃO NOVA DOS ALIMENTOS NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UMA INSERÇÃO POTENTE MEDIADA POR RESIDENTES

Publicado em 08/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0333-9

Título do Trabalho
CLASSIFICAÇÃO NOVA DOS ALIMENTOS NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UMA INSERÇÃO POTENTE MEDIADA POR RESIDENTES
Autores
  • MARIA BIRMAN CAVALCANTI
  • Matheus Veras Martins
Modalidade
Poster - apresentação remota
Área temática
Eixo de Ensino
Data de Publicação
08/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/13-encontro-nacional-de-residencias-em-saude-392946/736615-classificacao-nova-dos-alimentos-no-programa-saude-na-escola--uma-insercao-potente-mediada-por-residentes
ISBN
978-65-272-0333-9
Palavras-Chave
Educação Alimentar e Nutricional; Educação em saúde; Classificação NOVA; Políticas Públicas em Saúde
Resumo
INTRODUÇÃO: A classificação NOVA dos alimentos, utilizada pelo Guia Alimentar Para a População Brasileira, agrupa os alimentos de acordo com a extensão e o propósito do seu processamento pela indústria. Residentes multiprofissionais em saúde da família realizaram uma atividade do Programa Saúde na Escola (PSE) abordando essa classificação. OBJETIVOS: Apresentar e debater a NOVA com profissionais e responsáveis em uma escola municipal no Rio de Janeiro. Problematizar os conceitos “alimentação saudável” e “comida de criança”. Conversar sobre comida de verdade e habilidades culinárias. METODOLOGIA:. Roda de conversa sobre alimentação saudável, onde todos se apresentaram dizendo seus nomes e sua comida favorita. Foram exibidos os vídeos: “O Que É Alimentação Saudável” e “O Que É Comida de Criança?”, produzidos pela Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável. Em seguida a nutricionista residente apresentou a NOVA, em contraposição à pirâmide alimentar. RESULTADOS E DISCUSSÃO: 20 mães, 7 profissionais da educação e 8 profissionais da saúde participaram da atividade. As mães e profissionais da educação expressaram esperar da nutricionista “recomendações para emagrecer” e se mostraram surpresas com classificação dos alimentos de acordo com a NOVA. As participantes vocalizaram surpresa e aprovação em relação à quebra de expectativa quanto ao discurso que dominaria a atividade conduzida pela nutricionista. A pirâmide alimentar foi interpretada como confusa e difícil de traduzir em hábitos alimentares. A valorização da comida de verdade (preparações culinárias a base de alimentos in natura e minimamente processados e ingredientes culinários processados) como principal forma de alimentação adequada e saudável foi muito bem recebida. O estímulo ao consumo de frutas, legumes e verduras surgiu de forma espontânea entre as participantes através do compartilhamento de receitas de preparações culinárias com esses alimentos. CONCLUSÃO: A classificação NOVA dos alimentos se mostrou de fácil compreensão pelas participantes e foi rapidamente instrumentalizada por elas. A inserção da nutricionista (profissional que não compõe a equipe mínima de saúde da família) no PSE contribuiu para legitimar os conceitos que foram discutidos. Recomenda-se que a NOVA seja sempre apresentada no contexto de ações de promoção da alimentação adequada a saudável.
Título do Evento
13º Encontro Nacional de Residências em Saúde
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do 13º Encontro Nacional de Residências em Saúde - Movimento Nacional de Residências em Saúde: Estratégias de Resistência na Defesa da Formação Profissional do SUS
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CAVALCANTI, MARIA BIRMAN; MARTINS, Matheus Veras. CLASSIFICAÇÃO NOVA DOS ALIMENTOS NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UMA INSERÇÃO POTENTE MEDIADA POR RESIDENTES.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/13-encontro-nacional-de-residencias-em-saude-392946/736615-CLASSIFICACAO-NOVA-DOS-ALIMENTOS-NO-PROGRAMA-SAUDE-NA-ESCOLA--UMA-INSERCAO-POTENTE-MEDIADA-POR-RESIDENTES. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

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