{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Apresento-vos os anais que correspondem às pesquisas socializadas junto ao XIV SEMANA DE HISTÓRIA DA UFPI/PICOS, IV CICLO DE DEBATES DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL e I ENCONTRO INTERNACIONAL DO LABORATÓRIO DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL (LABHAM) E DO LABORATÓRIO DE HISTÓRIA E CULTURA RELIGIOSA (HISCURE).

Trata-se de um evento que se estende por mais de uma década ininterruptamente e que resulta dos esforços de graduandos e professores do curso de História da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos.

Um curso que, com todas as suas dificuldades orçamentárias e de recursos humanos (contratação de professores), resiste e se mobiliza para continuar a ofertar uma educação pública, gratuita e de qualidade, oportunizando a nossos alunos o ingresso em nossos programas de pós-graduação, mas também em institutos de pesquisa nacionais e internacionais, como consta em nossa trajetória.

Este é um evento especial a todos nós! Primeiro, porque comemoramos a 14º. Edição da Semana de História com ricos e propositivos diálogos que impactam a formação de nossos alunos e estimulam a pesquisa, o ensino e a extensão a partir da UFPI.

Segundo, porque, neste evento, está à frente o Laboratório de História Antiga e Medieval (LABHAM), liderado por mim, Prof. Dr. José Petrúcio de Farias Junior e por uma grande amiga, com quem aprendo muito e por quem tenho grande admiração, Profa. Dra. Maria Aparecida de Oliveira Silva.

Além disso, contamos com a parceria do grupo de pesquisa-irmão, intitulado ‘História e Culturas Religiosas’ (HISCURE), liderado por mim e pela Profa. Ma. Ana Paula Cantelli Castro, a decana do curso, por quem também tenho grande admiração e respeito.   

Um evento acadêmico desse porte resulta sempre de atitudes de apoio, colaboração, interação e solidariedade de diferentes segmentos da universidade: docentes do curso de História, monitores, sem os quais a realização desse projeto não seria possível.

Agradecemos especialmente a disposição e generosidade dos pesquisadores nacionais e internacionais que abraçaram este projeto conosco: o Prof. Dr. Fábio Vergara Cerqueira (Universidade Federal de Pelotas), Profa. Dra. Pilar Gómez Cardó (Universidade de Barcelona), Prof. Dr. Alexandre dos Santos Moraes (Universidade Federal Fluminense), Profa. Dra.  Margaret Marchiori Bakos (Universidade Estadual de Londrina), Profa. Dra. Joana Clímaco (Universidade Federal do AMazonas), Profa. Dra. Leonor Santa Bárbara (Universidade Nova de Lisboa), Profa. Dra. Marcia Severina Vasques (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Prof. Dr. Luiz Otávio de Magalhães (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).

Trata-se do nosso primeiro evento acadêmico internacional, o que é um marco para nós pela possibilidade de ampliarmos o diálogo interinstitucional e fomentarmos os estudos clássicos no Brasil.  Nestes anais, contamos com pesquisadores de diferentes universidades e institutos de pesquisa nacionais que reuniram fontes e materiais diversos em torno do eixo temático: ciência e superstição. Estes anais publicizam trabalhos ricos e propositivos que, com alegria, apresentamos ao meio acadêmico. Informamos que a responsabilidade pelas ideias e correção ortográfica e gramatical pertencem aos autores.



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

ciclodedebatesantigaemedieval@ufpi.edu.br

{{'Não existem edições anteriores' | translate}}