Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
A reorientação da formação, tanto na graduação como na pós-graduação, incluindo nos programas de residência, tem mobilizado reflexões sobre a necessidade do trabalho em equipe, de práticas colaborativas e da educação interprofissional (EIP).
A EIP consiste em ocasiões nas quais membros de duas ou mais profissões aprendam juntos, de forma interativa, com o propósito explicito de avançar na perspectiva da colaboração, como prerrogativa para a melhoria na qualidade da atenção à saúde.
Portanto, a interprofissionalidade vincula-se a noção do trabalho em equipe de saúde, marcado pela reflexão sobre os papéis profissionais, a resolução de problemas e a negociação nos processos decisórios, a partir da construção de conhecimentos, de forma dialógica e com respeito às singularidades e diferenças dos diversos núcleos de saberes e práticas profissionais.
Extrapolar o trabalho em equipe multiprofissional, para uma perspectiva de interprofissionalidade, reduz custos e melhora a produção do cuidado aos usuários, especialmente em se tratando de situações de elevada complexidade, como são os casos das residências nos ambientes hospitalares. Nesse contexto, fortalecer a EIP favorece a implementação da prática colaborativa em saúde com vistas a consolidar a integralidade do cuidado.
Diante desse cenário, a 18ª Jornada Científica do HUB tem como objetivo discutir o cuidado interprofissional na atenção hospitalar, em situações de interesse dos residentes e estudantes em formação, bem como dos profissionais envolvidos em atividades de ensino e pesquisa no hospital e na UnB.
{{item.denominacao}} |
Responsável
Responsável
Gerência de Ensino e Pesquisa
Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh)
E-mail: gep.hub@ebserh.gov.br
Telefone: (61) 2028-5530
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}