RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PRÁTICAS DE ENSINO REMOTO NA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES CAMPOS, CATALÃO-GO

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PRÁTICAS DE ENSINO REMOTO NA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES CAMPOS, CATALÃO-GO
Autores
  • Anna Paula Neri De Sousa Dutra de Miranda
Modalidade
II Mostra de Residência Pedagógica
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/410988-residencia-pedagogica--praticas-de-ensino-remoto-na-escola-estadual-maria-das-dores-campos-catalao-go
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Residência Pedagógica; Atividades de regência; Didática em Geografia.
Resumo
O presente trabalho expõe o relato de experiência como residente no modulo II do Programa de Residência Pedagógica que é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura. Relato sobre a experiência vivida frente a pandemia da COVID-19, e a metodologia utilizada para planejar e apresentar duas aulas sendo uma síncrona e a outra assíncrona, para a turma do 9º ano “A” e “B” do Colégio Estadual Maria das Dores Campos. O relatório está estruturado com as atividades desenvolvidas pelo residente, os planos de aulas elaborados para cada aula, que foram determinantes para a elaboração das aulas, pois através do planejamento possibilitou traçar objetivos, estabelecer os procedimentos metodológicos e as avaliações. Após os planos de aula, relatei sobre as atividades de regências com o acompanhamento do professor preceptor, explicando como foram os processos de elaboração, apresentação e os objetivos alcançados em cada aula. As modalidades, foram confrontadas com os desafios próprios de isolamento físico, permitindo os alunos e professores a desenvolver habilidades, que se tornaram emergentes na atualidade, pois evidenciou a importância do professor como mediador no processo educativo, visto a necessidade do comprometimento de todos os envolvidos neste processo, capacitando a percepção das potencialidades dos recursos tecnológicos e o reconhecimento do valor do professor como profissional da educação A partir da experiência relatada, percebeu-se que o processo de formação profissional utilizados nas disciplinas de licenciatura potencializa as articulações em sala de aula, e contribui grandemente com o Projeto de Residência Pedagógica, possibilitando um olhar crítico nas vivências em sala de aula. As atividades desenvolvidas no modulo II, foram realizadas através de cursos focados para formação e inovação profissional, onde desenvolvi dinâmicas e métodos de ensino e adequação ao ensino remoto, como a construção de Mapas Mentais, o uso do Youtube como complementação de conteúdos. Após foram atividades de observação da sala de aula no ensino remoto, complementados com cursos de capacitação profissional da residente e inclusão aos métodos de ensino abordados em salas de aula no ensino remoto, concluindo com atividades realizadas pelos residentes como a construção do Plano de Aulas e Vídeos Aula.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MIRANDA, Anna Paula Neri De Sousa Dutra de. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PRÁTICAS DE ENSINO REMOTO NA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES CAMPOS, CATALÃO-GO.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/410988-RESIDENCIA-PEDAGOGICA--PRATICAS-DE-ENSINO-REMOTO-NA-ESCOLA-ESTADUAL-MARIA-DAS-DORES-CAMPOS-CATALAO-GO. Acesso em: 22/12/2024

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