EVASÃO DA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO DE FÍSICA

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
EVASÃO DA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO DE FÍSICA
Autores
  • Nayara Cardoso de Souza
  • Fernanda Maria da Silva Borges
  • Vitória Martins Rosa
  • Clayton Pires de Avelar Vaz
  • Desconhecido1965
Modalidade
II Mostra do PIBID
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/417286-evasao-da-modalidade-educacao-de-jovens-e-adultos-e-o-ensino-de-fisica
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Jovens e Adultos, Evasão, Graduação.
Resumo
Este projeto apresenta uma proposta de trabalho para o ensino de Física, pautado nos conteúdos de cinemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Colégio Estadual “Dr. David de Persicano”. O tema escolhido foi pensado mediante a situação dos alunos que não puderam concluir o Ensino Médio em tempo hábil, seja por problemas pessoais, profissionais ou pela falta de apoio, fazendo-os optarem pela modalidade EJA. Verifica-se nessa unidade escolar um elevado índice de evasão escolar no 1º semestre da 3ª Etapa (Ensino Médio) ocasionado por diversos fatores internos ou externos à escola. Entretanto, vale ressaltar que a evasão escolar não pode ser encarada unicamente como fracasso para o aluno, mas também para a instituição de ensino que, na maioria das vezes, não consegue atingir seus objetivos e, em consequência disso, não garante uma eficaz produtividade do aluno. Diante disto, procuramos compreender a situação pelo qual há tanta evasão nessa série em específico e o objetivo seria propor ações na tentativa de diminuir esta evasão, assim como poder ajudar os alunos incentivando-os com o estudo da disciplina de Física. Portanto, o projeto está disposto a proporcionar aos alunos atividades mais leves e agradáveis, tornando os conteúdos menos abstratos e distantes de sua realidade, despertando neles maior interesse e participação. Desta forma, o ensino de Física para a modalidade EJA não pode ter o mesmo tratamento do ensino regular, pois uma prática pedagógica não pautada na realidade do aluno favorece desestímulo, reprovação e evasão escolar. O aluno precisa relacionar seu aprendizado à sua vivência. É necessário que os alunos da EJA em sua trajetória escolar sejam estimulados e sintam-se sujeitos da sua aprendizagem. É também importante que eles possam expor suas ideias e a atuar ativamente na construção do conhecimento, sempre relacionando os conceitos estudados a situações concretas de seu dia a dia. O primeiro contato com os estudantes do EJA, com as turmas do 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio foi complexo, pois alguns alunos ficaram acanhados e não interagiram, outros, no entanto, mostraram-se satisfeitos e animados com que foi proposto sobre a metodologia do nosso trabalho. Até ao final do projeto espera-se ter conseguido mudar um pouco o estereótipo sobre a matéria de Física, além de tentar atrai-los para o curso de Física. Assim, conclui-se que o objetivo principal do projeto é levar algo dinâmico que possa mudar a percepção dos alunos em relação ao estudo da Física. Isso será feito mostrando-lhes algumas situações do cotidiano onde se é possível ver a Física de forma mais concreta, levando para a sala alguns experimentos que possam deixar as aulas mais dinâmicas e de fácil entendimento, pois, de certa forma, quando apenas se ver a matéria na teoria se torna algo cansativo e distante. O aluno precisa deixar de ser expectador para tornar-se protagonista de seu aprendizado.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Nayara Cardoso de et al.. EVASÃO DA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO DE FÍSICA.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/417286-EVASAO-DA-MODALIDADE-EDUCACAO-DE-JOVENS-E-ADULTOS-E-O-ENSINO-DE-FISICA. Acesso em: 26/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes