MONITORIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO NO CURSO DE MEDICINA DA UVV UTILIZANDO O MÉTODO APRENDIZADO BASEADO EM TIMES

Publicado em 13/12/2018 - ISBN: 978-85-5722-163-5

Título do Trabalho
MONITORIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO NO CURSO DE MEDICINA DA UVV UTILIZANDO O MÉTODO APRENDIZADO BASEADO EM TIMES
Autores
  • Paula Morellato Bravo
  • Thamyris Pessimilio Ferrari
  • Andréa Ribeiro Fontanive
  • Carolina Lamego Khouri
  • Dantas Mageste Ferreira
  • Igor Gonçalves Sant'Ana
  • Kamilla Karine Costa Silva
  • Letícia Carvalho Bonelá
  • Priscila de Souza Rezende
  • Rhaynnner Guimarães Nágime
  • Maria Angélica Ferreira Leal Puppin
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Clínica Médica
Data de Publicação
13/12/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2jornadameduvv/132636-monitoria-do-sistema-circulatorio-no-curso-de-medicina-da-uvv-utilizando-o-metodo-aprendizado-baseado-em-times
ISBN
978-85-5722-163-5
Palavras-Chave
Aprendizagem ativa, Equipe, Sistema Circulatório
Resumo
INTRODUÇÃO: O aprendizado baseado em times, ou equipes do inglês, Team-basedlearning (TBL) é uma estratégia de aprendizagem ativa envolvendo grupos, caracterizada por preparação antecipada dos alunos; testes individuais e em equipe; e encontros coordenados por professores, para solucionar questões levantadas pelas equipes. Na Universidade Vila Velha (UVV) foi adotado a partir de 2015, no terceiro período de Medicina, como atividade extracurricular, para melhorar o desempenho no módulo Sistema Circulatório, onde se observava média final inferior a 7,0, valor exigido para aprovação sem prova final. OBJETIVOS: Aprofundar os conhecimentos de anatomia e fisiologia cardiovascular, estimular pequenos grupos de estudos, responsabilidade individual e em equipe, competência e capacidade para resolver problemas. DESCRIÇÃO DO CASO: Iniciado com a seleção de 10 monitores, escolhidos pelo rendimento acadêmico, formação dos times com alunos matriculados no módulo curricular. Foram realizados encontros semanais para discussão de conteúdos previamente estabelecidos, aplicação de testes de múltipla escolha, individuais e em equipe, corrigidos e debatidos para pontuar e eleger uma equipe vencedora. TÉCNICA: Comparando-se o desempenho acadêmico de 120 alunos em 2018/1, verificou-se que a média final no Sistema Circulatório com o TBL foi de 7,2, e nos demais módulos do mesmo semestre a média foi de 6,8, atingindo o objetivo de alcançar a média mínima para aprovação. CONCLUSÕES: Embora a porcentagem de melhora seja discreta, 4,6%, quando comparada aos módulos não assistidos pelo TBL, observou-se que houve melhora na média final, e que o estudo dos conhecimentos básicos desenvolvido no TBL, colaborou para a solução de problemas clínicos cobrados no módulo. De acordo com os resultados apontados, essa estratégia educacional se mostrou positiva no aprendizado, sendo recomendada como uma forma dinâmica, interativa e ativa de aprender, e que exige responsabilidade individual e coletiva no processo educacional.
Título do Evento
II Jornada Científica de Medicina - UVV
Cidade do Evento
Vila Velha
Título dos Anais do Evento
Anais da II Jornada Científica de Medicina da Universidade Vila Velha: UVV
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRAVO, Paula Morellato et al.. MONITORIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO NO CURSO DE MEDICINA DA UVV UTILIZANDO O MÉTODO APRENDIZADO BASEADO EM TIMES.. In: Anais da II Jornada Científica de Medicina da Universidade Vila Velha: UVV. Anais...Vila Velha(ES) UVV, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2jornadameduvv/132636-MONITORIA-DO-SISTEMA-CIRCULATORIO-NO-CURSO-DE-MEDICINA-DA-UVV-UTILIZANDO-O-METODO-APRENDIZADO-BASEADO-EM-TIMES. Acesso em: 30/04/2025

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