RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS MONITORES DISCENTES NO USO DA METODOLOGIA TEAM BASED LEARNING (TBL) NO MÓDULO DE SISTEMA CIRCULATÓRIO DA UNIVERSIDADE VILA VELHA

Publicado em 13/12/2018 - ISBN: 978-85-5722-163-5

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS MONITORES DISCENTES NO USO DA METODOLOGIA TEAM BASED LEARNING (TBL) NO MÓDULO DE SISTEMA CIRCULATÓRIO DA UNIVERSIDADE VILA VELHA
Autores
  • Rhaynnner Guimarães Nágime
  • Dantas Mageste Ferreira
  • Maria Angélica Ferreira Leal Puppin
  • Paula Morellato Bravo
  • Priscila de Souza Rezende
  • Igor Gonçalves Sant'Ana
  • Kamilla Karine Costa Silva
  • Carolina Lamego Khouri
  • Thamyris Pessimilio Ferrari
  • Letícia Carvalho Bonelá
  • Andréa Ribeiro Fontanive
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Clínica Médica
Data de Publicação
13/12/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2jornadameduvv/132665-relato-de-experiencia-dos-monitores-discentes-no-uso-da-metodologia-team-based-learning-(tbl)-no-modulo-de-sistem
ISBN
978-85-5722-163-5
Palavras-Chave
monitoria; TBL; medicina
Resumo
INTRODUÇÃO: Incorporar metodologias ativas e colaborativas no campo da aprendizagem tem sido uma nova perspectiva para a formação universitária estabelecer relações educativas mais dinâmicas e que favoreçam o ensino e aprendizagem, assim, visando um ensino didático, dinâmico e ativo, surge como nova ferramenta de aprendizagem, o TBL. OBJETIVO: Aprofundar os conhecimentos de anatomia e fisiologia do sistema circulatório, aperfeiçoar o processo de aprendizagem, tornando-o mais dinâmico, interativo e estimulador, através de monitores que, mediante supervisão, são responsabilizados pela metodologia, material didático e avaliação dos alunos participantes. Além disso, objetiva estimular o trabalho em equipe e a capacidade em solucionar problemas clínicos. DESCRIÇÃO: Os monitores são alunos do próprio curso de medicina, que já passaram pela disciplina do sistema circulatório e que são selecionados via processo seletivo. Eles são responsáveis por aplicar toda a metodologia TBL aos alunos que estão cursando o módulo de sistema circulatório e ficam submetidos à coordenação geral de um docente. A metodologia TBL exige dos monitores revisão de todo o conteúdo da disciplina abordada, consultando as diferentes literaturas propostas no módulo e suas atualizações. É de responsabilidade do monitor o preparo do material prévio com criação de casos clínicos, que possam servir de ponto de partida para discussões dentro de pequenos grupos. Fica a cargo dos monitores a elaboração de material didático expositivo e da prova final, a qual dará a vitória à equipe vencedora. CONCLUSÃO: Apesar de o desempenho acadêmico ser importante, também é essencial para o futuro médico o desenvolvimento de competências profissionais, tais como comunicação interpessoal, trabalho em equipe, capacidade de ensino dinâmico. O TBL ajuda a desenvolver estas competências e habilidades através da ênfase repetida na responsabilidade individual e em equipe, feedback frequente e imediato, avaliação pelos colegas, e comentários do coordenador durante reuniões. A experiência até então tem sido positiva para os monitores, e para saber se também tem sido satisfatória para os alunos, aplicamos um questionário, ao final do módulo, para observar o grau de satisfação dos alunos, o qual apontou 75% de aprovação da metodologia de ensino no curso de medicina da Universidade Vila Velha.
Título do Evento
II Jornada Científica de Medicina - UVV
Cidade do Evento
Vila Velha
Título dos Anais do Evento
Anais da II Jornada Científica de Medicina da Universidade Vila Velha: UVV
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NÁGIME, Rhaynnner Guimarães et al.. RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS MONITORES DISCENTES NO USO DA METODOLOGIA TEAM BASED LEARNING (TBL) NO MÓDULO DE SISTEMA CIRCULATÓRIO DA UNIVERSIDADE VILA VELHA.. In: Anais da II Jornada Científica de Medicina da Universidade Vila Velha: UVV. Anais...Vila Velha(ES) UVV, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2jornadameduvv/132665-RELATO-DE-EXPERIENCIA-DOS-MONITORES-DISCENTES-NO-USO-DA-METODOLOGIA-TEAM-BASED-LEARNING-(TBL)-NO-MODULO-DE-SISTEM. Acesso em: 14/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes