USO DE DROGAS ESTIMULANTES PARA AJUDA NA APRENDIZAGEM NO CURSO DE MEDICINA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Publicado em 13/12/2018 - ISBN: 978-85-5722-163-5

Título do Trabalho
USO DE DROGAS ESTIMULANTES PARA AJUDA NA APRENDIZAGEM NO CURSO DE MEDICINA E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Autores
  • Camila Cardoso Machado Bonfim
  • Mariana Pagani Machado
  • Emanuella Ferraz Cassa
  • Matheus Cunha Fundao Neto
Modalidade
Resumo
Área temática
Saúde Mental
Data de Publicação
13/12/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2jornadameduvv/136260-uso-de-drogas-estimulantes-para-ajuda-na-aprendizagem-no-curso-de-medicina-e-suas-consequencias
ISBN
978-85-5722-163-5
Palavras-Chave
drogas estimulantes, alunos de medicina, Ritalina, medicalização
Resumo
Introdução O uso de drogas que alteram a fisiologia do indivíduo com objetivo de “burlar” o cansaço e sono é uma prática comum de estudantes pelo mundo inteiro. No entanto, observa-se que entre os estudantes do curso de Medicina essa prática é ainda mais habitual, sendo o curso que possui maiores índices de estudantes que realizam o uso dessas drogas estimulantes. As principais e mais recorrentes são: cafeína, metilfenidato (Ritalina), álcool, bebidas energéticas, anfetaminas, entre outros. Objetivo O objetivo desse trabalho é realizar uma análise das consequências da medicalização no processo de aprendizagem pelos estudantes de medicina, fundamentando o trabalho em artigos e pesquisas baseados nesse assunto. Discussão do trabalho A busca por estimulantes pelos alunos de medicina tem se tornado cada vez mais recorrente. Em grande parte, os fatores que levam ao uso de drogas são: vida estressante, grande carga horária das universidades, necessidade de estudar constantemente, cobrança impostas pelos próprios alunos e pela sociedade, além de preocupação com o rendimento acadêmico. Percebe-se, a partir da análise da literatura, que o uso de substâncias estimulantes por futuros médicos tem como resultado inicial a ajuda nos estudos por deixar os alunos acordados e concentrados por mais tempo. Porém, com a realização do trabalho, foi possível observar que o uso de constante de estimulantes pelos estudantes de medicina traz como resultado a curto prazo, nervosismo, insônia, mudanças de humor e perda de apetite. E, a longo prazo, dependência química e menor desempenho. Portanto, apesar de trazer benefícios inicialmente, essas drogas estimulantes alteram a fisiologia, desempenho e saúde, o que ocasiona mais malefícios a estes usuários. Técnica O método para a realização desse trabalho passará pela revisão sistemática de artigos científicos relacionados ao tema, publicados em revistas científicas, portais e revistas de referência em saúde, além da realização de entrevistas com profissionais da área da Psicologia. Conclusão A partir do exposto observa-se que o trabalho possui como principal incumbência a demonstração dos malefícios trazidos pelo uso de drogas, com objetivo de melhorar o desempenho acadêmico e aumentar a carga horária de estudos. A curto prazo, o estudante pode obter resultados positivos, porém, com o decorrer do uso e doses aumentadas a tendência é que o rendimento estudantil se torne ainda pior que no princípio.
Título do Evento
II Jornada Científica de Medicina - UVV
Cidade do Evento
Vila Velha
Título dos Anais do Evento
Anais da II Jornada Científica de Medicina da Universidade Vila Velha: UVV
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BONFIM, Camila Cardoso Machado et al.. USO DE DROGAS ESTIMULANTES PARA AJUDA NA APRENDIZAGEM NO CURSO DE MEDICINA E SUAS CONSEQUÊNCIAS.. In: Anais da II Jornada Científica de Medicina da Universidade Vila Velha: UVV. Anais...Vila Velha(ES) UVV, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2jornadameduvv/136260-USO-DE-DROGAS-ESTIMULANTES-PARA-AJUDA-NA-APRENDIZAGEM-NO-CURSO-DE-MEDICINA-E-SUAS-CONSEQUENCIAS. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

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