Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O II Simpósio de Ensino em Ciências e Matemática do Nordeste (II SECMAT)
é um evento científico de abrangência nacional, organizado pelos sete (07) Polos da Rede Nordeste de Ensino - RENOEN e coordenado pelo Polo da
Universidade Federal do Ceará em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Ceará.
O evento teve o objetivo de promover um ambiente rico e plural de
discussões em torno de pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática,
enfocando temáticas emergentes e os variados contextos adversos da sala de
aula, além de garantir debates e trocas de experiências essenciais à produção e
socialização do conhecimento acadêmico.
A temática desta edição remete
ao momento histórico atual e suas situações limites que desafiam a
racionalidade técnica e científica e exigem inflexão das sociedades no presente
em favor da vida e do futuro. Vivemos hoje um momento crítico em que emergem
questões de grande preocupação: mudanças climáticas globais, proliferação de
guerras e conflitos em várias partes do mundo, pandemias, epidemias, violação
sistemática de direitos humanos e injustiças no acesso a recursos indispensáveis
à vida. A escola não passa ao largo das emergências sociais, culturais,
políticas e ambientais e nos convoca como partícipes da comunidade científica,
a enfrentar os dilemas do presente que se reeditam nas salas de aula e a buscar
conjuntamente meios de fortalecimento das práticas de resistência.
O público-alvo do II SECMAT são
professores pesquisadores e discentes dos Programas de Pós-Graduação em Ensino
de Ciências e Matemática, notadamente os doutorandos que integram os Polos da
Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), além de mestrandos, professores da educação
básica, estudantes dos cursos de licenciatura das áreas de Física, Química,
Biologia e Matemática e toda a comunidade acadêmica interessada no tema.
A
natureza do evento se caracteriza como de divulgação e interação com uma programação
que incluiu palestras plenárias, mesa-redonda e apresentação de trabalhos acadêmicos na modalidade de comunicação oral, distribuídos em 16 sessões temáticas, em momentos
em que foram debatidos temas relativos às pesquisas em ensino de Ciências e Matemática envolvendo temáticas
contemporâneas e em diversos contextos socioculturais e políticos.
Foram apresentados no Simpósio trabalhos acadêmicos
voltados para pesquisas em
Ensino de Ciências e Matemática, na forma de resumos expandidos, nos seguintes
eixos:
1-Alfabetização científica e tecnológica e modos de
divulgação e comunicação;
2-Recursos de ensino, tecnologias digitais e ensino
híbrido;
3-Educação inclusiva;
4-Perspectivas multi/interculturais e étnico-raciais;
5-Educação ambiental, saúde e sustentabilidade;
6-Prática pedagógica e formação de professores;
7-História, filosofia e estudos sociais da ciência e
tecnologia;
8-Pandemias e estratégias alternativas de Ensino.
{{item.denominacao}} |
Responsável
renoen@ufc.br
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}