{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O II Simpósio de Ensino em Ciências e Matemática do Nordeste (II SECMAT) é um evento científico de abrangência nacional, organizado pelos sete (07) Polos da Rede Nordeste de Ensino - RENOEN e coordenado pelo Polo da Universidade Federal do Ceará em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

O evento teve o objetivo de promover um ambiente rico e plural de discussões em torno de pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática, enfocando temáticas emergentes e os variados contextos adversos da sala de aula, além de garantir debates e trocas de experiências essenciais à produção e socialização do conhecimento acadêmico.

A temática desta edição remete ao momento histórico atual e suas situações limites que desafiam a racionalidade técnica e científica e exigem inflexão das sociedades no presente em favor da vida e do futuro. Vivemos hoje um momento crítico em que emergem questões de grande preocupação: mudanças climáticas globais, proliferação de guerras e conflitos em várias partes do mundo, pandemias, epidemias, violação sistemática de direitos humanos e injustiças no acesso a recursos indispensáveis à vida. A escola não passa ao largo das emergências sociais, culturais, políticas e ambientais e nos convoca como partícipes da comunidade científica, a enfrentar os dilemas do presente que se reeditam nas salas de aula e a buscar conjuntamente meios de fortalecimento das práticas de resistência.

O público-alvo do II SECMAT são professores pesquisadores e discentes dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, notadamente os doutorandos que integram os Polos da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), além de mestrandos, professores da educação básica, estudantes dos cursos de licenciatura das áreas de Física, Química, Biologia e Matemática e toda a comunidade acadêmica interessada no tema.

A natureza do evento se caracteriza como de divulgação e interação com uma programação que incluiu palestras plenárias, mesa-redonda e apresentação de trabalhos acadêmicos na modalidade de comunicação oral, distribuídos em 16 sessões temáticas, em momentos em que foram debatidos temas relativos às pesquisas em ensino de Ciências e Matemática envolvendo temáticas contemporâneas e em diversos contextos socioculturais e políticos.

Foram apresentados no Simpósio trabalhos acadêmicos voltados para pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática, na forma de resumos expandidos, nos seguintes eixos:

1-Alfabetização científica e tecnológica e modos de divulgação e comunicação;

2-Recursos de ensino, tecnologias digitais e ensino híbrido;

3-Educação inclusiva;

4-Perspectivas multi/interculturais e étnico-raciais;

5-Educação ambiental, saúde e sustentabilidade;

6-Prática pedagógica e formação de professores;

7-História, filosofia e estudos sociais da ciência e tecnologia;

8-Pandemias e estratégias alternativas de Ensino.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

renoen@ufc.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}