RODAS DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE DIÁLOGO PARA PRESERVAR VIDAS

Publicado em 22/11/2019 - ISBN: 978-85-5722-305-9

Título do Trabalho
RODAS DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE DIÁLOGO PARA PRESERVAR VIDAS
Autores
  • Lílian Kétli de Souza
  • Maria Raquel Caetano
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo 2 - Formação de professores, trabalho docente e currículo na Educação Profissional e Tecnológica.
Data de Publicação
22/11/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2seminarionacionaldeept/179569-rodas-de-conversa-na-educacao-profissional--a-construcao-de-um-espaco-de-dialogo-para-preservar-vidas
ISBN
978-85-5722-305-9
Palavras-Chave
Educação profissional. Adolescência. Suicídio. Rodas de conversa. Prevenção.
Resumo
Tema de estudo: O estudo identificou fatores de risco associados ao comportamento suicida e ao suicídio na adolescência em turmas do Curso Normal de nível médio na educação profissional. Objetivos: Promover através de rodas de conversa um espaço de trocas de informação com alunos da educação profissional, contribuindo para a problematização de assuntos potencialmente geradores de fatores de risco que se relacionam ao comportamento suicida e ao suicídio. Investigar os fatores existentes na adolescência percebidos pelos estudantes como associados ao risco de suicídio. Engajar a escola de educação profissional em ações que previnem o comportamento suicida e o suicídio, auxiliando na manutenção da saúde mental de seus alunos. Fundamentação Teórica: Dados epidemiológicos brasileiros apontam que a maior taxa de óbito por suicídio (2011 a 2015) é registrada no estado do Rio Grande do Sul. Quanto às notificações sobre tentativas de suicídio, a predominância de casos acontece com mulheres na faixa etária da adolescência (10 - 19 anos). (BRASIL, 2017) A prevenção na escola deve envolver ações capazes de melhorar a comunicação e estabelecer redes de contatos, pois estas são estratégias favorecidas pelo espaço social escolar. Alternativas como atividades grupais com foco na expressão saudável das emoções são positivas. (PINHEIRO, 2015) A formação profissional integral só poderá acontecer em um ambiente que valoriza ações de extensão que possibilitam expandir as dimensões da realidade dos sujeitos abarcadas aos processos educativos (PACHECO, 2015). Metodologia: Trata-se de um estudo social qualitativo, que se configura estudo de caso etnográfico em educação. Como ferramenta de coleta de dados, desenvolveram-se quatro rodas de conversa, e a análise realizou-se conforme o método de análise de narrativas. A pesquisa realizou-se em uma escola estadual no Rio Grande do Sul, com alunos do 2° e do 3° ano do Curso Normal de nível médio. Compôs a amostra um total de onze alunos. Resultados: Foram apontados como fatores de risco: drogas; ansiedade; depressão; estresse; comportamento agressivo; mutilação/cutting; uso abusivo de remédios; álcool; e bullying decorrente de preconceito quanto à raça, sexualidade, diferenças, ideologia e política. Casos de riscos foram identificados no decorrer do estudo, e foi fornecido cuidado adequado aos sujeitos que necessitavam, o que comprovou a efetividade preventiva do trabalho. As rodas de conversa validaram-se enquanto produto educativo que sobre aos fatores de risco que geram o comportamento suicida e motivam o suicídio, provando ser uma iniciativa que promove saúde e contribui para a formação do sujeito integral. Referências: BRASIL, Ministério da Saúde. Suicídio. Saber, agir e prevenir. Boletim epidemiológico, vol 48. n° 30. 2017. PACHECO, E. Fundamentos Políticos-Pedagógicos dos Institutos Federais: Diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. IFRN editora, Natal, 2015. PINHEIRO, W.R.S. Comportamento Suicida na Escola: para pais e mestres. Allprint Editora, São Paulo, 2015.
Título do Evento
II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSul: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSul: desafios e perspectivas atuais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Lílian Kétli de; CAETANO, Maria Raquel. RODAS DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE DIÁLOGO PARA PRESERVAR VIDAS.. In: Anais do II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSul: desafios e perspectivas atuais. Anais...Charqueadas(RS) IFSul, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2seminarionacionaldeept/179569-RODAS-DE-CONVERSA-NA-EDUCACAO-PROFISSIONAL--A-CONSTRUCAO-DE-UM-ESPACO-DE-DIALOGO-PARA-PRESERVAR-VIDAS. Acesso em: 26/12/2024

Trabalho

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