MULHERES NO PROEJA: UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA

Publicado em 22/11/2019 - ISBN: 978-85-5722-305-9

Título do Trabalho
MULHERES NO PROEJA: UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA
Autores
  • Aline Severo da Silva
  • Cristhianny Bento Barreiro
  • Joseline Tatiana Both
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo 4 – Diversidades e cultura na Educação Profissional e Tecnológica: EJA, juventudes, relações étnico-raciais, gênero, inclusão e necessidades especiais.
Data de Publicação
22/11/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2seminarionacionaldeept/179694-mulheres-no-proeja--uma-aproximacao-a-partir-das-historias-de-vida
ISBN
978-85-5722-305-9
Palavras-Chave
Educação Profissional e Tecnológica, Educação de Jovens e Adultos, Gênero, Mulheres, Histórias de Vida.
Resumo
Este trabalho pretende apresentar a pesquisa que vem sendo realizada no âmbito do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) no Câmpus Charqueadas do Instituto Federal Sul-rio-grandense. A pesquisa pretende conhecer as histórias de vida de mulheres que retomaram os estudos em busca da conclusão da educação básica e de formação profissional por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA/EPT). As mulheres convidadas a participarem da pesquisa serão estudantes do Curso Técnico Integrado em Administração, na modalidade PROEJA, oferecido pelo Câmpus Sapucaia do Sul, do Instituto Federal Sul-rio-grandense, com as seguintes características: estarão cursando a partir do segundo semestre letivo; terão mais de 25 anos de idade no momento das entrevistas; terão concluído até o Ensino Fundamental . O objetivo da pesquisa é compreender os motivos que tornaram possível a retomada dos estudos dessas mulheres e se há relação entre eles e suas representações acerca de gênero e trabalho. Para tanto, será necessário compreender os motivos de seu afastamento da escola e quais suas representações em relação ao mundo do trabalho e profissionalização. Essas questões serão observadas considerando as interveniências das questões de gênero. O tema vem sendo desenvolvido através do estudo dos referenciais teóricos que tratam das bases conceituais que estruturam a proposta de Ensino Médio Integrado, no tangem as relações entre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e o mundo do trabalho. Em relação aos estudos sobre as mulheres, a pesquisa tem se valido dos referenciais teóricos que refletem sobre o conceito de Gênero e suas implicações no contexto do trabalho e das desigualdades sociais. A Pesquisa Narrativa, através das Histórias de Vida, será o meio para conhecê-las. Justifica-se essa escolha pelo potencial que a metodologia tem para ajudar o interlocutor da pesquisa a resgatar as diferentes relações que tece ao longo de sua vida. As histórias serão conhecidas por meio de entrevistas abertas e analisadas por meio da Análise do Conteúdo ou Análise Textual Discursiva. Por fim, essas análises darão subsídio para a criação de um documentário com o protagonismo dessas mulheres e suas trajetórias de vida. Espera-se obter análises que nos levem a conhecer melhor o público alvo da EJA/EPT, possibilitando o aprimoramento das políticas institucionais e formação docente para a oferta desses cursos.
Título do Evento
II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSul: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSul: desafios e perspectivas atuais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Aline Severo da; BARREIRO, Cristhianny Bento; BOTH, Joseline Tatiana. MULHERES NO PROEJA: UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA.. In: Anais do II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSul: desafios e perspectivas atuais. Anais...Charqueadas(RS) IFSul, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2seminarionacionaldeept/179694-MULHERES-NO-PROEJA--UMA-APROXIMACAO-A-PARTIR-DAS-HISTORIAS-DE-VIDA. Acesso em: 15/01/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes