{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

EXISTÊNCIAS

31º Encontro Nacional da ANPAP

26 a 30 de Setembro de 2022

É preciso ter esperança,

mas ter esperança do verbo esperançar;

Porque tem gente que tem

esperança do verbo esperar.

E esperança do verbo esperar não é esperança,

é espera.

Esperançar é se levantar,

esperançar é ir atrás,

esperançar é construir,

esperançar é não desistir!

Esperançar é levar adiante,

esperançar é juntar-se com outros

para fazer de outro modo...

Paulo Freire.


Em 2022 o 31º Encontro Nacional da ANPAP - Existências - on-line – nos convidou a refletir sobre as múltiplas possibilidades de existências dos seres humanos e suas relações com o planeta. Ao desenvolvermos pesquisas em/sobre artes visuais durante e após dois anos das nefastas consequências das ações do Covid-19 e suas variantes, precisamos reaprender a viver e conviver. Durante essa endemia e diante da atual guerra na Europa a Arte tem sido uma das áreas de conhecimento humano que possibilita alento e reflexões, promovendo debates, entretenimento e  análises profundas sobre o papel dos seres humanos, suas condutas e consequências em diversos formatos virtuais e presenciais.

Em Existências partilhamos com todes, os resultados ou os processos de pesquisas concluídas e/ou em andamento que possam apontam caminhos e reinvenções, demonstrando o trabalho de artistas/investigadores que diante dos grandes desafios para a sobrevivência da humanidade encontraram possibilidades. Apresentamos espaços de respiro, brechas, fissuras, ranhuras, mediadas pelas imagens, que quando compartilhadas neste Encontro Nacional podem fomentar novas perspectivas para a pesquisa em/sobre artes visuais no país, estabelecemos enfrentamentos, novas leituras de mundo e tensionamentos.

Diante do desmonte das principais agências de fomento do país e do ataque à educação básica e às universidades nos últimos anos, com impacto direto nos programas de pós-graduação (stricto sensu), nos perguntamos qual o estado da pesquisa em/sobre artes visuais no Brasil? Em Existências a ANPAP espera que possamos responder essa e outras perguntas e continuar demonstrando as inúmeras formas de existências, o inegável potencial das universidades brasileiras, a qualidade das pesquisas em/sobre artes visuais desenvolvidas no país,  plantando a esperança para as novas gerações de pesquisadoras/es de todos os estados brasileiros e suas parcerias internacionais.

Em 2022 o 31º Encontro Nacional da ANPAP – Existências - no formato online - assumiu a responsabilidade social com as/os anpapianas/os e a sociedade em geral, garantindo que mesmo diante da grave crise econômica e de saúde, fosse possível estar juntes e partilharmos nossas descobertas nos cinco Comitês: Curadoria (CC); Educação em Artes Visuais (CEAV); História, Teoria e Crítica da Arte (CHTCA); Poéticas Artísticas (CPA); Patrimônio, Conservação e Restauro (CPCR), reforçando todas as existências, os conhecimentos diversos, para além dos espaços hegemônicos da arte, demonstrando um Brasil profundo e ancestral, talhado pela diversidade cultural.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

anpap.secretaria20212022@gmail.com

anpap.diretoria20212022@gmail.com



{{'Não existem edições anteriores' | translate}}