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Apresentação

ARTE E TRANSMIDIAÇÕES

 

Robson Xavier da Costa

Coordenador Geral do Congresso

 

ANAIS DO

3º CONGRESSO INTERSABERES EM ARTE, MUSEUS E INCLUSÃO

III ENCONTRO REGIONAL DA ANPAP NORDESTE

8ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE POSTAL

 

 

Em 2020 fomos surpreendidos pela pandemia global do Covid-19, milhares de pessoas morreram e muitos mais foram infectados em todo o mundo, no início do ano ainda não tínhamos a dimensão dessa catástrofe contemporânea, amplamente divulgada pela mídia e discutida nas redes sociais, e em agosto de 2020 ainda estamos longe de uma resolução adequada para essa calamidade, até que uma vacina seja desenvolvida e testada não poderemos retomar o cotidiano. Esse fato é um divisor de águas para as atuais gerações que habitam o planeta. Fomos colocados contra a parede e ameaçados por um inimigo invisível e fatal. Somos intimados a reinventar a existência humana no planeta.   

No início do ano havíamos planejado a realização do congresso presencial bianual 3º CIAMI e a exposição 8ª Bienal Internacional de Arte Postal e o III ER da ANPAP NE, que seriam realizados inicialmente em agosto, diante do impasse e das impossibilidades, o que seria um congresso presencial, tornou-se um encontro online. O desafio estava posto, tivemos de reinventar nossa prática e experiência, aprender e otimizar o uso das tecnologias digitais para possibilitar o encontro em rede de artistas/educadores/pesquisadores/as em artes/artes visuais.

O tema do congresso “Arte e Transmidiações” já apontava para as relações multimídias e transdisciplinares que permeiam a produção, divulgação e circulação da arte na cena contemporânea, buscamos colocar em debate pesquisas realizadas no campo das artes visuais e áreas afins, com abordagens hibridas, mestiças, integradas, associadas, múltiplas e/ou trans, a partir de mídias e suportes diversos. Enfatizamos reflexões sobre as práticas de democratização do acesso aos bens culturais, bem como a valorização das culturas produzidas fora dos centros hegemônicos, valorizando a resistência cultural e as experiências transculturais. 

Partimos dos seguintes questionamentos centrais:

1. Quais são as relações estabelecidas entre as artes e a transmidiação na cena contemporânea? 

2. Como as novas tecnologias se refletem na acessibilidade e diversidade culturais dos públicos da arte?

3. Quais são as saídas para a arte durante e pós-pandemia?

Buscamos refletir coletivamente sobre as investigações e práticas que relacionam arte, inclusão e acessibilidade em diferentes contextos artísticos e culturais, abordando intersaberes, híbridos, conectados, miscigenados, performáticos, transculturais e marginalizados.

Permearam as pesquisas apresentadas questões referentes ao conceito de acessibilidade cultural em contextos formais ou informais em seu amplo leque de possibilidades. Diversos trabalhos abordaram a acessibilidade sociocultural como elemento essencial da pauta contemporânea, tornando-se não só política pública prioritária, como obrigatoriedade legal. 

Foram apresentas investigações sobre as medidas e estratégias de sobrevivências dos museus e das demais instituições culturais objetivando a democratização de acesso aos bens culturais, a sobrevivência durante e pós-pandemia, buscando responder as obrigatoriedades legislativas, ao processo de humanização, as novas demandas, contribuindo para o empoderamento dos agentes sociais envolvidos e a salvaguarda das relações humanas.

Visando fomentar os encontros e partilhas dos/as artistas/pesquisadores, organizamos com apoio dos/as parceiros/as nacionais e internacionais nas seguintes atividades:

Conferência de Abertura - PRÁCTICAS ARTÍSTICAS, ARTETERAPIA Y JUSTICIA SOCIAL: UNA PERSPECTIVA FEMINISTA ministrada pela Drª. Marian Lopez Fernandez-Cao (Universidad Complutense de Madrid - Espanha) e mediada pela Drª Maria Emília Sardelich (PPGAV UFPB/UFPE), na qual a conferencista apresentou um panorama da inserção social da arte e da arteterapia na perspectiva feminista e de gênero a partir de experiências de pesquisas desenvolvidas na Espanha.

Organizamos onze Grupos de Trabalho, assim definidos:

GT 01 - Arte e Design: acessibilidade em amplos contextos culturais coordenado pelos/as Dr(a)s. Robson Xavier (UFPB); Wellington de Medeiros (UFCG) e Luciene Lehmkuhl (UFPB). Agrupamos pesquisadores/as com trabalhos que discutiram a arte e o design a partir do tema geral proposto no evento, refletindo sobre as aproximações e distanciamentos entre áreas, evidenciando distintas abordagens e múltiplas práticas voltadas ao acesso aos bens culturais, apontando para experiências também múltiplas e não hegemônicas.

GT 02 - Múltiplos lugares da arte e do patrimônio coordenado pelas Drªs. Luciana Costa (UFPB) e Maria Betânia e Silva (UFPE). Contemplamos discussões que compreendem a Arte como expressão das concepções de mundo específicas dos artistas e o Patrimônio, em seu sentido sociocultural, como a instância que confere sentidos, valores e parâmetros às formas de expressão, os modos de criar, fazer, viver, às manifestações próprias de indivíduos e coletividades. O Patrimônio Cultural evocando memórias e pertencimentos que nutrem a identidade individual e social.

GT 03 - Gênero e diversidade cultural coordenado pelas Drªs. Fabíola Alves (UFPB) e Madalena Zaccara (UFPE). As correlações entre gênero e diversidade cultural estão presentes na sociedade contemporânea globalizada. Um espaço social não abriga apenas uma única cultura. Ele contém diferenças de religiões, estilos de vida e de gênero entre outras particularidades que lhe são próprias. Foram discutidas questões de gênero em contextos diversificados. Reflexões que se entrelaçam na teoria e na realidade. Nosso objetivo foi analisar e dialogar sobre como se manifestam as relações de gênero em múltiplos contextos sócio/culturais.

GT 04 - Quadrinhos e arte marginal coordenado pelos Drs. Alberto Pessoa (UFPB) e Henrique Magalhães (UFPB). Selecionamos trabalhos de pesquisas sobre o universo dos HQs e da ilustração que problematizam questões contemporâneas e temas variados, abordando o grotesco, questões de gênero, étnicas, etc. O GT foi uma tentativa para aproximar o universo dos HQs e do Underground da pesquisa acadêmica em/com/sobre artes visuais em contextos contemporâneos.

GT 05 - Rupturas e desconstruções estéticas coordenado pelo Dr. Marcelo Coutinho (UFPB). "O que chamamos hoje de “arte contemporânea” se forma no interior deste paradoxo sistêmico e nele se desenvolverá e se estabelecerá. Nascida já dentro de um sistema que ela própria criou e que, assim, a abraça, valora e crescentemente a financia, a arte feita contemporaneamente parece ter abandonado sua natureza bárbara e marginal. Deste paradoxo surgem inúmeras questões e serão elas que nortearão este GT: Quais são as formas atuais das margens? Onde de fatos estão as margens hoje? Quem de fato habita estas margens? Quem quer estar, como diz o poeta Augusto de Campos, "à Margem da Margem"? Quem é apenas sofisma e brada da margem para conseguir entrar neste imenso sistema? A fórmula "seja marginal seja herói" de Oiticica não seria usada hoje como mero formalismo, já que os equipamentos de cultura já o inocularam em si e amortizaram sua potência transformando-a em mera senha de poder?"

GT 06 - Narrativas artísticas não hegemônicas e decoloniais coordenado pelas Drªs Maria Bernardete Ramos Flores (UFSC) e Sabrina Fernandes Melo (UFPB). Objetivando reunir pesquisas com foco na história dos continentes colonizados no contexto dos embates da ocupação e dos processos de independência, das diásporas, das guerras de imagens, do hibridismo artístico, da antropofagia e da descolonização da imagem, imbricadas à colonialidade e a sua contestação. Tais reflexões e discussões podem ser realizadas por meio de expressões artísticas (desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, filmes, revistas ilustradas, representações cartográficas, entre outras), em diálogo com as epistemologias do Sul. Ensejando, assim, levantar as discussões contemporâneas sobre colonialidade dos saberes, das subjetividades e visualidades em dialética com os movimentos intelectuais e artísticos de decolonialidade estética. Abordando a diversidade do pensamento e das linguagens artísticas e imagéticas em diferentes contextos históricos, atentando para os silenciamentos e exclusões em relação aos saberes hegemônicos.

GT 07 - Arte Computacional coordenado pelos Drs. Carlos Eduardo Freire Batista (UFPB); Alexandre Magno e Silva Ferreira (UFPB)  e José Amancio Tonezzi Rodrigues Pereira (UFPB). O GT buscou trazer à tona as mais relevantes questões relacionadas ao uso do computador para criação, disseminação e consumo de arte, entendendo que hoje o computador é uma ferramenta indispensável nos mais diversos segmentos artísticos. A discussão foi realizada à luz da questão de como o computador faz a arte ser uma linguagem inerentemente transmidiática, contemplando também o compartilhamento de experiências que ilustram tal conceito.

GT 08 - Literatura e Cinema coordenado pelos/as Dr(ª)s. Laura Lorena Utrera (Universidad Nacional de Rosário - Argentina); Betina Keizman (Universidad Alberto Hurtado, Santiago de Chile) e Jeffrey Cadeño Mark (Pontifícia Universidad Javeriana - Bogotá). A literatura e o cinema são formas narrativas e apresentam estéticas próprias. Compartilham estruturas populares, culturais, míticas e de relatos. Ambas têm alcançado uma hibridização na construção de saberes desde uma concepção transmidiática.  Este GT discutiu as vinculações entre as duas áreas como problemas e disrupções de pesquisa.

GT 09 - Arte Sonora coordenado pelo Dr. Rui Chaves (Professor Visitante Internacional PPGAV UFPB/UFPE) e Drª. Lílian Campesato (Pesquisadora do NuSom-USP e ativista da rede Sonora: músicas e feminismos). Congregamos trabalhos e práticas que assumem uma postura contra-hegemônica frente ao regime histórico e crítico que se estabelece em torno da produção sonora contemporânea. Nesse sentido, selecionamos trabalhos que tornem audíveis temáticas como: a exclusão da cultura afro-brasileira; a precarização do trabalho artístico; novas formas de pensar o som e a escuta em processos de cunho dialógico, educativo e colaborativo; novas epistemologias sonoras, englobando outros formatos de escrita e crítica.

GT 10 - Estado de Poesia nas Artes Visuais coordenado pelo Dr. Dilson Rodrigues Midlej (UFBA); Dr. Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA); Drª. Maria Herminia Oliveira Hernández (UFBA) e Drª. Roseli Amado da Silva Garcia (UFRB). O GT priorizou reflexões sobre a arte e a prática artística, pesquisas em artes visuais (análises produzidas por artistas, acerca de suas poéticas) e sobre artes visuais (investigações por teóricos, historiadores, críticos de arte, curadores e professores). São tópicos de interesse do Grupo de Trabalho: autonomia da arte; utopias da arte; especificidades da arte; ensino da arte; multidisciplinaridade; história cultural; metodologias de pesquisa em arte e da pesquisa sobre arte; expressões da diversidade artística; representação de minorias na arte; representação étnica na arte; arte feminista; arte queer.

GT 11 - As transgressões investigativas do imaginário coordenado pelas/os Dr(ª)s. Maria das Vitórias Negreiros do Amaral (UFPE); Danielle Perin Rocha Pitta (UFPE) e Carlos André Macedo Cavalcanti (UFPB). O GT Contemplou estudos interdisciplinares sobre o imaginário, reunindo pesquisadores/as de várias áreas de conhecimento. Pesquisas que trabalharam com imagens como elemento fundamental. As transgressões partem da proposta fenomenológica de estudo das imagens pelas próprias imagens, focando na subjetividade, afetividade, cuidado de si e dos outros; ligando a emoção à razão.

Conferência de encerramento - DISTOPÍAS Y CONFINAMIENTO: LAS TRANSFIGURACIONES DEL ARTE EN AMÉRICA LATINA ministrada pela Drª. Laura Lorena Utrera - IECH (Universidad Nacional de Rosário - Argentina) com mediação da Drª. Fabíola Alves (PPGAV UFPB/UFPE). A conferencista discorreu sobre a crise mundial da cultura a partir das pandemias e dos impactos sofridos pela arte da América Latina e algumas possibilidades de continuidade durante e no pós-pandemia.

O Congresso/Bienal reuniu 302 artistas/educadores/pesquisadores/as inscritos oriundos/as de diversos grupos de pesquisas das áreas de Artes, Museologia e Inclusão internacionais e brasileiros,  possibilitando a troca de experiências transdisciplinares entre os profissionais das mais diversas áreas de conhecimentos, objetivando a socialização das pesquisas, relatos de experiências e estudos de casos. Foram realizadas duas conferências internacionais, aprovamos 120 artigos completos para os 11 GTs e 43 artistas tiveram trabalhos aprovados para a 8ª Bienal.

Tudo isso só foi possível devido ao empenho e realização de toda equipe do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (AMI/UFPB/CNPq); do Laboratório de Artes Visuais Aplicadas e Integrativas (LAVAIS); do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), das Universidades Federais da Paraíba e Pernambuco (UFPB/UFPE) e devido ao apoio da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP); da Universidad Complutense de Madrid; da Universidad Nacional de Rosário; Universidad Alberto Hurtado, Santiago de Chile; da Pontifícia Universidad Javeriana – Bogotá; do Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Arte (PPGCCA UFPB); do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Universidade Federal da Bahia (UFBA); do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Interdisciplinares sobre o Imaginário (UFPE); da Editora Marca de Fantasia; do NuSom-USP e da Rede Sonora, aos quais registramos nossos mais sinceros agradecimentos.

Como registro do 3º CIAMI, III ER da ANPAP NE e 8ª Bienal Internacional de Arte Postal entregamos aos/as autores/as e leitores/as estes anais, inserindo artigos completos e imagens selecionados/as pela comissão científica nacional e internacional do evento. A 8ª Bienal pode ser visitada no site: https://lavaisufpb8.wixsite.com/8bienalpostal e no Instagram @bienalpostalufpb; as gravações das conferências e os vídeos das apresentações dos GTs estão disponíveis no canal do Youtube do Grupo de Pesquisa Arte, Museus e Inclusão. Informamos que agendamos para 2022 o próximo congresso, desejando que este material sirva como referência para novas investigações transdisciplinares sobre/com/em artes visuais e áreas afins.

 




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Responsável

Dr. Robson Xavier da Costa (UFPB)

Coordenação Geral do 3º CIAMI; III ER da ANPAP NE e 8ª Bienal Internacional de Arte Postal - 2020. 

Email: lavais.ufpb@gmail.com



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