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Apresentação
ARTE E
TRANSMIDIAÇÕES
Robson Xavier da Costa
Coordenador
Geral do Congresso
ANAIS DO
3º CONGRESSO INTERSABERES EM ARTE, MUSEUS E INCLUSÃO
III ENCONTRO REGIONAL DA ANPAP NORDESTE
8ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE POSTAL
Em 2020 fomos
surpreendidos pela pandemia global do Covid-19, milhares de pessoas morreram e muitos
mais foram infectados em todo o mundo, no início do ano ainda não tínhamos a
dimensão dessa catástrofe contemporânea, amplamente divulgada pela mídia e
discutida nas redes sociais, e em agosto de 2020 ainda estamos longe de uma
resolução adequada para essa calamidade, até que uma vacina seja desenvolvida e
testada não poderemos retomar o cotidiano. Esse fato é um divisor de águas para
as atuais gerações que habitam o planeta. Fomos colocados contra a parede e
ameaçados por um inimigo invisível e fatal. Somos intimados a reinventar a
existência humana no planeta.
No
início do ano havíamos planejado a realização do congresso presencial bianual 3º
CIAMI e a exposição 8ª Bienal Internacional de Arte Postal e o III ER da ANPAP
NE, que seriam realizados inicialmente em agosto, diante do impasse e das
impossibilidades, o que seria um congresso presencial, tornou-se um encontro
online. O desafio estava posto, tivemos de reinventar nossa prática e
experiência, aprender e otimizar o uso das tecnologias digitais para
possibilitar o encontro em rede de artistas/educadores/pesquisadores/as em
artes/artes visuais.
O
tema do congresso “Arte e Transmidiações” já apontava para as relações multimídias
e transdisciplinares que permeiam a produção, divulgação e circulação da arte
na cena contemporânea, buscamos colocar em debate pesquisas realizadas no campo
das artes visuais e áreas afins, com abordagens hibridas, mestiças, integradas,
associadas, múltiplas e/ou trans, a partir de mídias e suportes diversos.
Enfatizamos reflexões sobre as práticas de democratização do acesso aos bens
culturais, bem como a valorização das culturas produzidas fora dos centros
hegemônicos, valorizando a resistência cultural e as experiências
transculturais.
Partimos
dos seguintes questionamentos centrais:
1.
Quais são as relações estabelecidas entre as artes e a transmidiação na cena contemporânea?
2. Como as novas
tecnologias se refletem na acessibilidade e diversidade culturais dos públicos
da arte?
3.
Quais são as saídas para a arte durante e pós-pandemia?
Buscamos
refletir coletivamente sobre as investigações e práticas que relacionam arte,
inclusão e acessibilidade em diferentes contextos artísticos e culturais, abordando
intersaberes, híbridos, conectados, miscigenados, performáticos, transculturais
e marginalizados.
Permearam
as pesquisas apresentadas questões referentes ao conceito de acessibilidade
cultural em contextos formais ou informais em seu amplo leque de possibilidades.
Diversos trabalhos abordaram a acessibilidade sociocultural como elemento
essencial da pauta contemporânea, tornando-se não só política pública
prioritária, como obrigatoriedade legal.
Foram apresentas
investigações sobre as medidas e estratégias de sobrevivências dos museus e das
demais instituições culturais objetivando a democratização de acesso aos bens
culturais, a sobrevivência durante e pós-pandemia, buscando responder as
obrigatoriedades legislativas, ao processo de humanização, as novas demandas,
contribuindo para o empoderamento dos agentes sociais envolvidos e a
salvaguarda das relações humanas.
Visando fomentar
os encontros e partilhas dos/as artistas/pesquisadores, organizamos com apoio
dos/as parceiros/as nacionais e internacionais nas seguintes atividades:
Conferência de Abertura -
PRÁCTICAS ARTÍSTICAS, ARTETERAPIA Y JUSTICIA SOCIAL: UNA PERSPECTIVA FEMINISTA ministrada pela Drª.
Marian Lopez Fernandez-Cao (Universidad Complutense de Madrid - Espanha) e mediada
pela Drª Maria Emília Sardelich (PPGAV UFPB/UFPE), na qual a conferencista
apresentou um panorama da inserção social da arte e da arteterapia na
perspectiva feminista e de gênero a partir de experiências de pesquisas
desenvolvidas na Espanha.
Organizamos
onze Grupos de Trabalho, assim definidos:
GT 01 - Arte
e Design: acessibilidade em amplos contextos culturais coordenado pelos/as
Dr(a)s. Robson Xavier (UFPB); Wellington de Medeiros (UFCG) e Luciene Lehmkuhl
(UFPB). Agrupamos pesquisadores/as com trabalhos
que discutiram a arte e o design a partir do tema geral proposto no evento,
refletindo sobre as aproximações e distanciamentos entre áreas, evidenciando
distintas abordagens e múltiplas práticas voltadas ao acesso aos bens
culturais, apontando para experiências também múltiplas e não hegemônicas.
GT 02 - Múltiplos lugares da arte e do patrimônio coordenado pelas Drªs.
Luciana Costa (UFPB) e Maria Betânia e Silva (UFPE). Contemplamos discussões que compreendem a Arte como expressão das
concepções de mundo específicas dos artistas e o Patrimônio, em seu sentido
sociocultural, como a instância que confere sentidos, valores e parâmetros às
formas de expressão, os modos de criar, fazer, viver, às manifestações próprias
de indivíduos e coletividades. O Patrimônio Cultural evocando memórias e
pertencimentos que nutrem a identidade individual e social.
GT 03 - Gênero e diversidade cultural coordenado pelas Drªs.
Fabíola Alves (UFPB) e Madalena Zaccara (UFPE). As
correlações entre gênero e diversidade cultural estão presentes na sociedade
contemporânea globalizada. Um espaço social não abriga apenas uma única
cultura. Ele contém diferenças de religiões, estilos de vida e de gênero entre
outras particularidades que lhe são próprias. Foram discutidas questões de
gênero em contextos diversificados. Reflexões que se entrelaçam na teoria e na
realidade. Nosso objetivo foi analisar e dialogar sobre como se manifestam as
relações de gênero em múltiplos contextos sócio/culturais.
GT 04 - Quadrinhos e arte marginal coordenado pelos Drs.
Alberto Pessoa (UFPB) e Henrique Magalhães (UFPB). Selecionamos trabalhos de pesquisas
sobre o universo dos HQs e da ilustração que problematizam questões
contemporâneas e temas variados, abordando o grotesco, questões de gênero, étnicas,
etc. O GT foi uma tentativa para aproximar o universo dos HQs e do Underground da pesquisa acadêmica
em/com/sobre artes visuais em contextos contemporâneos.
GT
05 - Rupturas e desconstruções estéticas coordenado pelo Dr. Marcelo Coutinho
(UFPB). "O que
chamamos hoje de “arte contemporânea” se forma no interior deste paradoxo
sistêmico e nele se desenvolverá e se estabelecerá. Nascida já dentro de um
sistema que ela própria criou e que, assim, a abraça, valora e crescentemente a
financia, a arte feita contemporaneamente parece ter abandonado sua natureza
bárbara e marginal. Deste paradoxo surgem inúmeras questões e serão elas que
nortearão este GT: Quais são as formas atuais das margens? Onde de fatos estão
as margens hoje? Quem de fato habita estas margens? Quem quer estar, como diz o
poeta Augusto de Campos, "à Margem da Margem"? Quem é apenas sofisma e brada da margem para conseguir entrar
neste imenso sistema? A fórmula "seja marginal seja herói" de
Oiticica não seria usada hoje como mero formalismo, já que os equipamentos de
cultura já o inocularam em si e amortizaram sua potência transformando-a em
mera senha de poder?"
GT
06 - Narrativas artísticas não hegemônicas e decoloniais coordenado pelas Drªs
Maria Bernardete Ramos Flores (UFSC) e Sabrina Fernandes Melo (UFPB). Objetivando reunir pesquisas
com foco na história dos continentes colonizados no contexto dos embates da
ocupação e dos processos de independência, das diásporas, das guerras de
imagens, do hibridismo artístico, da antropofagia e da descolonização da
imagem, imbricadas à colonialidade e a sua contestação. Tais reflexões e
discussões podem ser realizadas por meio de expressões artísticas (desenhos,
pinturas, esculturas, fotografias, filmes, revistas ilustradas, representações
cartográficas, entre outras), em diálogo com as epistemologias do Sul. Ensejando,
assim, levantar as discussões contemporâneas sobre colonialidade dos saberes, das subjetividades
e visualidades em dialética com os movimentos intelectuais e artísticos de
decolonialidade estética. Abordando a diversidade do pensamento e das
linguagens artísticas e imagéticas em diferentes contextos históricos,
atentando para os silenciamentos e exclusões em relação aos saberes hegemônicos.
GT 07 - Arte Computacional coordenado pelos Drs. Carlos Eduardo
Freire Batista (UFPB); Alexandre Magno e Silva Ferreira (UFPB) e José
Amancio Tonezzi Rodrigues Pereira (UFPB). O
GT buscou trazer à tona as mais relevantes questões relacionadas ao uso do
computador para criação, disseminação e consumo de arte, entendendo que hoje o
computador é uma ferramenta indispensável nos mais diversos segmentos
artísticos. A discussão foi realizada à luz da questão de como o computador faz
a arte ser uma linguagem inerentemente transmidiática, contemplando também o
compartilhamento de experiências que ilustram tal conceito.
GT 08 - Literatura e Cinema coordenado pelos/as Dr(ª)s. Laura Lorena
Utrera (Universidad Nacional de Rosário - Argentina); Betina Keizman
(Universidad Alberto Hurtado, Santiago de Chile) e Jeffrey Cadeño Mark
(Pontifícia Universidad Javeriana - Bogotá). A literatura e o cinema são
formas narrativas e apresentam estéticas próprias. Compartilham estruturas
populares, culturais, míticas e de relatos. Ambas têm alcançado uma
hibridização na construção de saberes desde uma concepção transmidiática. Este GT discutiu as vinculações entre as duas
áreas como problemas e disrupções de pesquisa.
GT
09 - Arte Sonora coordenado pelo Dr. Rui Chaves (Professor Visitante
Internacional PPGAV UFPB/UFPE) e Drª. Lílian Campesato (Pesquisadora do NuSom-USP e
ativista da rede Sonora: músicas e feminismos).
Congregamos trabalhos e práticas que assumem uma
postura contra-hegemônica frente ao regime histórico e crítico que se
estabelece em torno da produção sonora contemporânea. Nesse sentido, selecionamos
trabalhos que tornem audíveis temáticas como: a exclusão da cultura
afro-brasileira; a precarização do trabalho artístico; novas formas de pensar o
som e a escuta em processos de cunho dialógico, educativo e colaborativo; novas
epistemologias sonoras, englobando outros formatos de escrita e crítica.
GT 10 - Estado de Poesia
nas Artes Visuais coordenado pelo Dr. Dilson Rodrigues Midlej (UFBA); Dr.
Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA); Drª. Maria Herminia Oliveira Hernández
(UFBA) e Drª. Roseli Amado da Silva Garcia (UFRB). O GT priorizou reflexões sobre a arte e a prática
artística, pesquisas em artes visuais (análises produzidas por artistas, acerca
de suas poéticas) e sobre artes visuais (investigações por teóricos,
historiadores, críticos de arte, curadores e professores). São tópicos de interesse
do Grupo de Trabalho: autonomia da arte; utopias da arte; especificidades da
arte; ensino da arte; multidisciplinaridade; história cultural; metodologias de
pesquisa em arte e da pesquisa sobre arte; expressões da diversidade artística;
representação de minorias na arte; representação étnica na arte; arte feminista; arte queer.
GT 11 - As transgressões investigativas do imaginário coordenado
pelas/os Dr(ª)s. Maria das Vitórias Negreiros do Amaral (UFPE); Danielle Perin
Rocha Pitta (UFPE) e Carlos André Macedo Cavalcanti (UFPB). O
GT Contemplou estudos interdisciplinares sobre o
imaginário, reunindo pesquisadores/as de várias áreas de conhecimento. Pesquisas
que trabalharam com imagens como elemento fundamental. As transgressões partem
da proposta fenomenológica de estudo das imagens pelas próprias imagens,
focando na subjetividade, afetividade, cuidado de si e dos outros; ligando a
emoção à razão.
Conferência de encerramento - DISTOPÍAS Y CONFINAMIENTO: LAS TRANSFIGURACIONES DEL ARTE EN AMÉRICA
LATINA ministrada pela Drª. Laura Lorena Utrera - IECH (Universidad Nacional
de Rosário - Argentina) com mediação da Drª. Fabíola Alves (PPGAV UFPB/UFPE). A
conferencista discorreu sobre a crise mundial da cultura a partir das pandemias
e dos impactos sofridos pela arte da América Latina e algumas possibilidades de
continuidade durante e no pós-pandemia.
O Congresso/Bienal reuniu 302 artistas/educadores/pesquisadores/as
inscritos oriundos/as de diversos grupos de pesquisas das áreas de Artes,
Museologia e Inclusão internacionais e brasileiros, possibilitando a
troca de experiências transdisciplinares entre os profissionais das mais
diversas áreas de conhecimentos, objetivando a socialização das pesquisas,
relatos de experiências e estudos de casos. Foram realizadas duas
conferências internacionais, aprovamos 120 artigos completos para os 11 GTs e
43 artistas tiveram trabalhos aprovados para a 8ª Bienal.
Tudo isso só foi possível devido ao empenho e realização de toda
equipe do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (AMI/UFPB/CNPq); do Laboratório
de Artes Visuais Aplicadas e Integrativas (LAVAIS); do Programa Associado de
Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), das Universidades Federais da Paraíba e
Pernambuco (UFPB/UFPE) e devido ao apoio da Associação Nacional de Pesquisadores
em Artes Plásticas (ANPAP); da Universidad Complutense de Madrid; da Universidad
Nacional de Rosário; Universidad Alberto Hurtado, Santiago de Chile; da Pontifícia
Universidad Javeriana – Bogotá; do Programa de Pós-Graduação em Computação,
Comunicação e Arte (PPGCCA UFPB); do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
(PPGAV), da Universidade Federal da Bahia (UFBA); do Programa de Pós-Graduação
em Design (PPGD), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); do Programa
de Pós-Graduação em História (PPGH), da Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC); do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Interdisciplinares sobre o
Imaginário (UFPE); da Editora Marca de Fantasia; do NuSom-USP e da Rede Sonora,
aos quais registramos nossos mais sinceros agradecimentos.
Como registro do 3º CIAMI, III ER da ANPAP NE e 8ª Bienal Internacional
de Arte Postal entregamos aos/as autores/as e leitores/as estes anais, inserindo
artigos completos e imagens selecionados/as pela comissão científica nacional e
internacional do evento. A 8ª Bienal pode ser visitada no site: https://lavaisufpb8.wixsite.com/8bienalpostal
e no Instagram @bienalpostalufpb; as gravações das
conferências e os vídeos das apresentações dos GTs estão disponíveis no canal
do Youtube do Grupo de Pesquisa Arte, Museus e Inclusão. Informamos que agendamos
para 2022 o próximo congresso, desejando que este material sirva como
referência para novas investigações transdisciplinares sobre/com/em artes
visuais e áreas afins.
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Responsável
Dr. Robson Xavier da Costa (UFPB)
Coordenação Geral do 3º CIAMI; III ER da ANPAP NE e 8ª Bienal Internacional de Arte Postal - 2020.
Email: lavais.ufpb@gmail.com
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