RELATO DE EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

Publicado em 02/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-022-4

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
Autores
  • ENILDA APARECIDA MENDES DA ROSA CACERES
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação
Data de Publicação
02/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/3jornadahipoteses/295043-relato-de-experiencia-de-aplicacao-da-metodologia-de-aprendizagem-baseada-em-projetos
ISBN
978-65-5941-022-4
Palavras-Chave
Educação Profissional, Aprendizagem Baseada em Projetos, Protagonismo.
Resumo
A Escola Estadual Waldemir Barros da Silva oferta o curso técnico em informática. Durante os primeiros anos do curso, foi constatado a dificuldade de os estudantes aplicarem o conhecimento adquirido, na prática do seu dia a dia, pois no projeto de curso não prevê estágios. Sendo assim, a coordenação técnica e os professores adotaram a metodologia da aprendizagem baseada em projetos. Este trabalho tem como objetivo realizar um relato de experiência, descrevendo como esta metodologia foi aplicada na escola, no qual os estudantes escolhem um projeto para trabalharem em grupo e no decorrer do ano são realizadas apresentações mensais para o acompanhamento do projeto, para compartilhar as experiências positivas e negativas com a turma, no final do projeto ele é apresentado na Feira Cultural Científica e Tecnológica (FECCAT) da escola. Durante o desenvolvimento deste trabalho foi possível observar um maior engajamento dos estudantes nas atividades propostas pelos professores, tanto teóricas quanto práticas. Para que os estudantes tenham sucesso na busca do conhecimento e na prática profissional é essencial que a escola se torne um ambiente de aprendizagem em que o estudante se sinta motivado a aprender, participante do processo, seja protagonista do seu conhecimento e, que reconheça o conteúdo estudado na prática do dia a dia deste profissional. Os projetos desenvolvidos pelos estudantes, tiveram início a partir das pesquisas através da aplicabilidade das metodologias do educar pela pesquisa, probematização e metodologias baseadas em projetos, que são as principais metodologias usadas na instituição de ensino. As metodologias do educar pela pesquisa, problematização e baseada em projetos, motiva os estudantes a se tornar protagonista do seu conhecimento, se tornando pesquisador através de experimentos teóricos e científicos, fazendo que todas essas práticas se tornem parte do seu cotidiano. Durante as aulas os estudante pesquisam sobre algo que gostariam de produzir, procuram os professores da base técnica sobre a viabilidade de desenvolvimento dos mesmos e a partir da autoria e autonomia do estudantes, construímos projetos voltados para a educação, colocando em prática os conteúdos apreciados em seus tempos de estudo, complementando com novas descobertas através da pesquisa, tendo como resultado o aprendizado significado do estudante. Ao final do ano os estudantes apresentam os projetos desenvolvidos na FECCAT, onde demonstram e explicam como desenvolveram o projeto e como chegaram a esse resultado. Os projetos são apresentados para os estudantes da própria escola, e para estudantes de escolas convidadas e para os avaliadores convidados pela coordenação pedagógica. A aplicação da metodologia baseada em projetos como meio de suprir a necessidade de realizar os estágios em empresas apresentou relevância na aprendizagem dos estudantes de maneira interdisciplinar, através de uma conexão direta produzindo o conhecimento. Foi observado que os estudantes passaram a ter um interesse maior nas aulas através do desenvolvimento dos projetos, constatado que os estudantes queriam mais aulas como aquela, pois puderam observar uma nova forma de aprendizagem Portanto, foi possível verificar se o conhecimento foi assimilado, analisar as informações a fim de que seja possível mensurar os ganhos com o uso da metodologia baseadas em projetos. Mostrando-se como um caminho de sucesso no qual devemos seguir como auxílio na construção do conhecimento e formação dos profissionais.
Título do Evento
I Seminário Regional Centro Sul de Pesquisa e III Jornada Acadêmica Interdisciplinar da Estácio Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do I Seminário de Pesquisa da Regional Centro Sul e III Jornada Acadêmica Interdisciplinar da Estácio Campo Grande
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CACERES, ENILDA APARECIDA MENDES DA ROSA. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS.. In: Anais do I Seminário de Pesquisa da Regional Centro Sul e III Jornada Acadêmica Interdisciplinar da Estácio Campo Grande. Anais...Campo Grande(MS) FESCG, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/3jornadahipoteses/295043-RELATO-DE-EXPERIENCIA-DE-APLICACAO-DA-METODOLOGIA-DE-APRENDIZAGEM-BASEADA-EM-PROJETOS. Acesso em: 24/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes