{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O Encontro dos Professores, Pesquisadores, Estudantes, Egressos e comunidade em torno do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) de Rio Claro, foi organizado por esse Programa e chegou a sua terceira edição. O PPGEM é o mais antigo da América Latina especificamente nesta área, de excelência, consolidado e reconhecido nacional e internacionalmente na Educação Matemática. Já foram formados cerca de 500 mestres e 300 doutores, dos quais 90% seguem atuando na área de Educação em todos os estados brasileiros e em alguns países do exterior.

A primeira edição do evento foi nacional e comemorada quando o PPGEM completou 20 anos, tendo ocorrido entre os dias 11 e 13 de março de 2004 e contando com palestrantes e convidados vinculados a Instituições de Ensino Superior dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Já em sua segunda edição, também nacional, a comemoração dos 30 anos ocorreu nos dias 13 e 14 de maio de 2014 e contou com convidados e palestrantes de Instituições de Ensino Superior dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, como também de Secretarias de Educação do Estado de São Paulo e da cidade de Rio Claro-SP.

Com a distribuição de egressos também em um panorama internacional, a presença de estudantes internacionais (atualmente cerca de 10% dos alunos de doutorado), advindos de países como Angola, Argentina, Bolívia, Colômbia, El Salvador, Estados Unidos, Irã e Moçambique, e a inclusão de professores credenciados de instituições estrangeiras, o evento possuía características de internacionalização, que justificavam a ampliação de seu público-alvo e abrangência internacional.

Assim, com o cumprimento do quadragésimo aniversário do PPGEM em 2024, o evento reuniu, entre os dias 23 e 25 de maio, parte de seus egressos, estudantes e professores, para promover o debate entre a pesquisa e as ações em Educação Matemática desenvolvida pelo PPGEM com aquelas desenvolvidas em diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e suas relações com a área internacional. Além disso, também visou estimular a participação de discentes de graduação, o interesse pela pesquisa na área de Educação Matemática e continuidade de seus estudos em nível de pós-graduação, a partir da apresentação de estudos de iniciação científica e debates sobre Educação Matemática.

O foco estava em acolher e multiplicar conhecimentos produzidos na área da Educação Matemática, em especial nas cinco linhas de pesquisa do PPGEM: Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática, Formação Pré-serviço e Continuada do Professor de Matemática, Novas Tecnologias e Educação Matemática, Relações entre História e Educação Matemática e Resolução de Problemas e Ensino e Aprendizagem de Matemática, com vistas a produção de uma rede de ação com tentáculos nacionais e internacionais de pesquisa. Desse modo, o tema do evento ficou intitulado “PPGEM no mundo, do mundo e para o mundo: acolher e multiplicar, produzindo uma rede de ação (inter)nacional”.

O “PPGEM 40 Anos”, como foi informalmente batizado, contou com uma programação diversificada, visando atender ao tema proposto. Nesse sentido, foram organizadas mesas-redondas, palestra, entrevista pública, apresentações culturais, sessões temáticas, discussão coordenada, lançamento de documentário e apresentação de comunicações orais e pôsteres. A programação completa pode ser acessada em: https://www.even3.com.br/40-anos-do-ppgem/.

Em relação aos dados, o evento acolheu participantes de diferentes segmentos: 22 estudantes de graduação, 117 estudantes de pós-graduação, 32 professores da Educação Básica e 107 professores e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior, somando um total de 278 participantes. Foram submetidos 130 trabalhos, dos quais 68 comunicações orais e 62 pôsteres, nas seguintes linhas de pesquisa: Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática (30), Formação Pré-serviço e Continuada do Professor de Matemática (36), Novas Tecnologias e Educação Matemática (13), Relações entre História e Educação Matemática (26) e Resolução de Problemas e Ensino e Aprendizagem de Matemática (25).

Em cada uma das linhas de pesquisa haviam coordenadores, que ficaram responsáveis pela distribuição de trabalhos aos avaliadores e mediação das apresentações em formato de comunicações orais:

?       Filosofia e Epistemologia na Educação Matemática: Prof.ª Dr.ª Bianca Santos Chisté (UNIR, Rolim de Moura) e Prof.ª Dr.ª Fabiane Mondini (UNESP, Sorocaba);

?       Formação Pré-serviço e Continuada do Professor de Matemática: Prof.ª Dr.ª Andreia Maria Pereira de Oliveira (UFBA, Salvador) e Prof.ª Dr.ª Maria Teresa Zampieri (UNESP, São José do Rio Preto)

?       Novas Tecnologias e Educação Matemática: Prof.ª Dr.ª Debora da Silva Soares (UFRS, Porto Alegre), Prof. Dr. Marcus Vinícius Maltempi (UNESP, Rio Claro) e Prof.ª Dr.ª Rosane Rossato Binotto (UFFS, Chapecó);

?       Relações entre História e Educação Matemática: Prof. Dr. Fernando Guedes Cury (UFRN, Natal) e Prof.ª Dr.ª Maria Célia Leme da Silva (UNIFESP, Diadema);

?       Resolução de Problemas e Ensino e Aprendizagem de Matemática: Prof. Dr. Lucas Carato Mazzi (UNESP, Rio Claro) e Prof. Dr. Marco Antonio Escher (UFJF, Juiz de Fora).

O trabalho realizado por essa equipe possibilitou que textos diversos fossem submetidos e apresentados por três grupos: alunos egressos do PPGEM, que narraram sobre seus percursos após titulados pelo Programa, em termos de pesquisa, de formação, de atuação profissional e/ou de ações extensionistas; professores, seus estudantes do PPGEM e seus estudantes de Iniciação Científica na área de Educação Matemática; e os egressos do PPGEM com suas pesquisas em andamento e de seus estudantes de Pós-graduação e Graduação, bem como da comunidade em geral.

Diante disso, e com o objetivo de divulgar toda essa amplitude de visões no âmbito do PPGEM e da Educação Matemática, é que os anais do “III Encontro dos Professores, Pesquisadores, Estudantes, Egressos e comunidade em torno do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da UNESP de Rio Claro - Abrangência: Internacional” foram produzidos e podem ser acessados por qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre esse Programa tão importante e relevante para a produção científica nacional e internacional.

Por fim, agradecemos a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da UNESP de Rio Claro, o Departamento de Matemática da UNESP de Rio Claro, o Conselho do PPGEM e todas as pessoas que contribuíram para que este evento comemorativo pudesse ocorrer.

 

Heloisa da Silva

Douglas Ribeiro Guimarães

Maiéli Masteloto Crestani




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Responsáveis:

Heloisa da Silva (heloisa.silva1@unesp.br)

Douglas Ribeiro Guimarães (douglas.guimaraes@unesp.br)

Maiéli Masteloto Crestani (maieli.crestani@unesp.br)


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}