Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O Encontro dos Professores,
Pesquisadores, Estudantes, Egressos e comunidade em torno do Programa de
Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual Paulista
“Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) de Rio Claro, foi organizado por esse
Programa e chegou a sua terceira edição. O PPGEM é o mais antigo da América
Latina especificamente nesta área, de excelência, consolidado e reconhecido
nacional e internacionalmente na Educação Matemática. Já foram formados cerca
de 500 mestres e 300 doutores, dos quais 90% seguem atuando na área de Educação
em todos os estados brasileiros e em alguns países do exterior.
A primeira edição do evento foi
nacional e comemorada quando o PPGEM completou 20 anos, tendo ocorrido entre os
dias 11 e 13 de março de 2004 e contando com palestrantes e convidados
vinculados a Instituições de Ensino Superior dos estados de Minas Gerais e São
Paulo.
Já em sua segunda edição, também
nacional, a comemoração dos 30 anos ocorreu nos dias 13 e 14 de maio de 2014 e
contou com convidados e palestrantes de Instituições de Ensino Superior dos
estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, como também de
Secretarias de Educação do Estado de São Paulo e da cidade de Rio Claro-SP.
Com a distribuição de egressos
também em um panorama internacional, a presença de estudantes internacionais
(atualmente cerca de 10% dos alunos de doutorado), advindos de países como
Angola, Argentina, Bolívia, Colômbia, El Salvador, Estados Unidos, Irã e
Moçambique, e a inclusão de professores credenciados de instituições
estrangeiras, o evento possuía características de internacionalização, que
justificavam a ampliação de seu público-alvo e abrangência internacional.
Assim, com o cumprimento do
quadragésimo aniversário do PPGEM em 2024, o evento reuniu, entre os dias 23 e
25 de maio, parte de seus egressos, estudantes e professores, para promover o
debate entre a pesquisa e as ações em Educação Matemática desenvolvida pelo
PPGEM com aquelas desenvolvidas em diversas instituições de ensino e pesquisa
do Brasil e suas relações com a área internacional. Além disso, também visou
estimular a participação de discentes de graduação, o interesse pela pesquisa
na área de Educação Matemática e continuidade de seus estudos em nível de pós-graduação,
a partir da apresentação de estudos de iniciação científica e debates sobre
Educação Matemática.
O foco estava em acolher e
multiplicar conhecimentos produzidos na área da Educação Matemática, em
especial nas cinco linhas de pesquisa do PPGEM: Filosofia e Epistemologia na
Educação Matemática, Formação Pré-serviço e Continuada do Professor de
Matemática, Novas Tecnologias e Educação Matemática, Relações entre História e
Educação Matemática e Resolução de Problemas e Ensino e Aprendizagem de Matemática,
com vistas a produção de uma rede de ação com tentáculos nacionais e
internacionais de pesquisa. Desse modo, o tema do evento ficou intitulado
“PPGEM no mundo, do mundo e para o mundo: acolher e multiplicar, produzindo uma
rede de ação (inter)nacional”.
O “PPGEM 40 Anos”, como foi
informalmente batizado, contou com uma programação diversificada, visando
atender ao tema proposto. Nesse sentido, foram organizadas mesas-redondas,
palestra, entrevista pública, apresentações culturais, sessões temáticas, discussão
coordenada, lançamento de documentário e apresentação de comunicações orais e
pôsteres. A programação completa pode ser acessada em: https://www.even3.com.br/40-anos-do-ppgem/.
Em relação aos dados, o evento
acolheu participantes de diferentes segmentos: 22 estudantes de graduação, 117
estudantes de pós-graduação, 32 professores da Educação Básica e 107
professores e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior, somando um
total de 278 participantes. Foram submetidos 130 trabalhos, dos quais 68
comunicações orais e 62 pôsteres, nas seguintes linhas de pesquisa: Filosofia e
Epistemologia na Educação Matemática (30), Formação Pré-serviço e Continuada do
Professor de Matemática (36), Novas Tecnologias e Educação Matemática (13),
Relações entre História e Educação Matemática (26) e Resolução de Problemas e
Ensino e Aprendizagem de Matemática (25).
Em cada uma das linhas de pesquisa
haviam coordenadores, que ficaram responsáveis pela distribuição de trabalhos
aos avaliadores e mediação das apresentações em formato de comunicações orais:
?
Filosofia e Epistemologia na
Educação Matemática: Prof.ª Dr.ª Bianca Santos Chisté (UNIR, Rolim de Moura) e
Prof.ª Dr.ª Fabiane Mondini (UNESP, Sorocaba);
?
Formação Pré-serviço e Continuada do
Professor de Matemática: Prof.ª Dr.ª Andreia Maria Pereira de Oliveira (UFBA,
Salvador) e Prof.ª Dr.ª Maria Teresa Zampieri (UNESP, São José do Rio Preto)
?
Novas Tecnologias e Educação
Matemática: Prof.ª Dr.ª Debora da Silva Soares (UFRS, Porto Alegre), Prof. Dr.
Marcus Vinícius Maltempi (UNESP, Rio Claro) e Prof.ª Dr.ª Rosane Rossato
Binotto (UFFS, Chapecó);
?
Relações entre História e Educação
Matemática: Prof. Dr. Fernando Guedes Cury (UFRN, Natal) e Prof.ª Dr.ª Maria
Célia Leme da Silva (UNIFESP, Diadema);
?
Resolução de Problemas e Ensino e
Aprendizagem de Matemática: Prof. Dr. Lucas Carato Mazzi (UNESP, Rio Claro) e
Prof. Dr. Marco Antonio Escher (UFJF, Juiz de Fora).
O trabalho realizado por essa equipe
possibilitou que textos diversos fossem submetidos e apresentados por três
grupos: alunos egressos do PPGEM, que narraram sobre seus percursos após
titulados pelo Programa, em termos de pesquisa, de formação, de atuação
profissional e/ou de ações extensionistas; professores, seus estudantes do
PPGEM e seus estudantes de Iniciação Científica na área de Educação Matemática;
e os egressos do PPGEM com suas pesquisas em andamento e de seus estudantes de
Pós-graduação e Graduação, bem como da comunidade em geral.
Diante disso, e com o objetivo de
divulgar toda essa amplitude de visões no âmbito do PPGEM e da Educação
Matemática, é que os anais do “III Encontro dos Professores, Pesquisadores,
Estudantes, Egressos e comunidade em torno do Programa de Pós-Graduação em
Educação Matemática (PPGEM) da UNESP de Rio Claro - Abrangência: Internacional”
foram produzidos e podem ser acessados por qualquer pessoa interessada em
conhecer mais sobre esse Programa tão importante e relevante para a produção
científica nacional e internacional.
Por fim, agradecemos a Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Instituto de
Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da UNESP de Rio Claro, o Departamento de
Matemática da UNESP de Rio Claro, o Conselho do PPGEM e todas as pessoas que
contribuíram para que este evento comemorativo pudesse ocorrer.
Heloisa da Silva
Douglas Ribeiro Guimarães
Maiéli Masteloto Crestani
{{item.denominacao}} |
Responsável
Responsáveis:
Heloisa da Silva (heloisa.silva1@unesp.br)
Douglas Ribeiro Guimarães (douglas.guimaraes@unesp.br)
Maiéli Masteloto Crestani (maieli.crestani@unesp.br)
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}